terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Outra tragédia na BR-381

VIOLÊNCIA NO ASFALTO

Acidente entre carreta e EcoSport mata três pessoas no trecho mais perigoso da Rodovia da Morte, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Em três dias, 13 pessoas morrem em estradas mineiras

Pedro Ferreira

Publicação: 07/02/2012 04:00

res20120206220605425864uDepois do choque com automóvel, caminhão tombou no acostamento. Congestionamento chegou a mais de quatro quilômetros na rodovia

Fevereiro mal começou e já está marcado pela violência nas estradas de Minas. Somente no fim de semana e ontem, foram 13 mortos e 16 feridos nas rodovias estaduais e federais do estado. A última colisão, às 13h50 de ontem, matou três pessoas e feriu duas gravemente no km 387 da BR-381, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central. O motorista de um EcoSport, Alcir Alves Matos, de 47 anos, e os passageiros Marilene Ferreira Arruda, de 41, e Railson Almeida Diniz, de 14, morreram na hora. Maria Lúcia de Arruda, de 43, passageira do carro, foi levada em estado grave  de helicóptero para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em BH. A rodovia ficou fechada por de duas horas e o congestionamento chegou a mais de quatro quilômetros.

O EcoSport bateu de frente num caminhão, com placa de Ponte Nova, dirigido por Danilson Marcelo de Almeida, de 20. Ele foi socorrido pelo Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) e levado para o hospital de Itabira. “Aparentemente, ele não apresentava ferimentos, estava em estado de choque emocional, dizendo que tentou desviar do carro”, conta o motorista do Sevor Antônio Roberto Martins, lembrando que o acidente foi numa reta. A Polícia Civil esteve no local e a perícia vai apontar a causa do acidente e o responsável pela tragédia. Também ontem, cinco pessoas ficaram feridas no km 338 da Rodovia da Morte, em Bela Vista de Minas, também na Região Central. Um Santana e um caminhão bateram de frente.

Grande parte dos acidentes nas rodovias mineiras envolve veículos de carga. Somente no ano passado, caminhões e carretas foram responsáveis por 8.513 acidentes nas estradas estaduais, 132% a mais que em 2010, quando foram registradas 3.666 colisões, tombamentos e atropelamentos envolvendo o mesmo tipo de veículos, segundo dados da Polícia Militar. Nas rodovias federais, dos 30.032 veículos envolvidos em acidentes entre janeiro e novembro, 11.347 (37,7%) também eram caminhões e carretas.

O risco de colisão é maior no trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e João Monlevade, no Vale do Aço, conhecido como Rodovia da Morte devido ao seu histórico de mortes por acidentes. A estrada tem pista única, com muitas curvas, subidas e descidas íngremes. Para complicar, motoristas, principalmente de carretas e caminhhões, abusam da velocidade e nas curvas invadem a pista contrária, batendo de frente em veículos que transitam na outra pista.

MAIS MORTES

Vários outros acidentes foram registrados nos últimos três dias. No domingo, três pessoas da mesma família morreram carbonizadas no km 58 da MG-255, em São Francisco de Sales, no Triângulo Mineiro. Pai, mãe e filho viajavam em Ford Ecosport e o veículo saiu da pista e bateu na cabeceira de uma ponte, capotou e pegou fogo. O carro tinha placa de Catanduva (SP) e as vítimas seguiam para Aporé (GO).

Também na tarde de domingo, duas pessoas morreram e seis tiveram lesões graves na colisão de um Classic e um Toyota Corolla, no km 112 da BR-459, em Pouso Alegre, Sul de Minas. Em Teófilo Otoni, uma pessoa morreu numa batida envolvendo uma Saveiro e uma carreta, no km 252 da BR-116.

Em Alfenas, Sul de Minas, um adolescente morreu e outro ficou ferido na noite de domingo. Wallison Rocha, de 17, perdeu o controle da direção do carro que dirigia e bateu em um poste. O passageiro, que também é menor, teve ferimentos leves.

Na manhã de sábado, uma carreta cegonheira de Jundiaí (SP) que transportava veículos bateu em um Fiat Línea com placa de Campinas (SP) e capotou sobre um Voyage de Sumaré (SP), na BR-122, em Janaúba, Norte de Minas. Os três ocupantes do Línea, João Batista Rocha Lima, Maria Souza Rocha Lima e Maria de Lourdes Lima Corrêa ficaram resos às ferragens. Três pessoas que viajavam no Voyage, Marinalva Aparecida da Silva Lima, Valdete Lima Corrêa e Wesley da Silva Lima morreram na hora.

MÁS CONDIÇÕES

De acordo com o presidente da ONG SOS Rodovias Federais, José Aparecido Ribeiro, consultor em assuntos urbanos e de trânsito, para muitas famílias ontem foi oficialmente o primeiro dia de aulas, após o retorno das férias. “Aumentou o volume de tráfego principalmente nas estradas. É preciso ter muito cuidado sobretudo devido às péssimas condições das estradas, como a BR-040, sentido Rio de Janeiro. Do trevo para Ouro Preto até Ressaquinha, são 139 quilômetros praticamente intransitáveis devido a buracos, rachaduras, má sinalização e pista simples, que facilita as colisões frontais”, explica.

Segundo ele, há uma quantidade imensa de caminhões transportando minério e outro problema é o despreparo de motoristas para enfrentar uma rodovia. “As pessoas compram um carro, não têm o hábito de dirigir em rodovia e pegam uma BR-040 como esta”, salienta José Aparecido.

PRESOS POR EMBRIAGUEZ

A Polícia Rodoviária Federal autuou 21 motoristas e prendeu oito em flagrante por embriaguez ao volante no fim de semana nas estradas mineiras. Ao todo, foram realizados 412 testes de bafômetro em um período de 24 horas. Dirigir sob efeito do álcool e de outras drogas tem sido uma das principais causas de acidentes nas rodovias, segundo a polícia, assim como a imprudência dos condutores e as péssimas condições das estradas.

Fonte: Portal Uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...