domingo, 20 de dezembro de 2009

2009.12.20 - Perigo nas férias - Estado de Minas

Beto Magalhães/EM/D.A Press20091219172827265 BR-381- Motoristas devem dobrar a atenção em vários trechos que estão sendo alargados, sobretudo nos quilômetros 381, 388, 411 e 418, entre Nova União e São Gonçalo do Rio Abaixo, que provocam lentidão e congestionamentos na rodovia

Chuva e estrutura precária de rodovias mineiras obrigam motoristas a pensar duas vezes antes de viajar de carro. Polícia rodoviária recomenda prudência e reforça a fiscalização

Paulo Henrique Lobato

Todo cuidado é pouco para quem for viajar pelas estradas de Minas Gerais neste fim de ano, pois cinco trechos estão interditados e vários outros em obras. Não bastasse a má condição de boa parte da malha, a irresponsabilidade de muitos motoristas e as tradicionais chuvas de dezembro tornam o passeio mais perigoso. Por isso, tanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) quanto a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) reforçaram a fiscalização, para retirar de cena os maus condutores. As corporações querem evitar as dramáticas estatísticas registradas no mesmo período de 2008, quando 124 vidas foram ceifadas durante as operações especiais de fim de ano.

É bom lembrar que o trágico balanço, na verdade, pode ser muito maior, pois os registros das corporações não levam em conta os feridos que morrem a caminho dos hospitais ou nos leitos das instituições de saúde. A operação da PMRv começou em 30 de novembro. A da PRF começa nesta semana e deve contar com o apoio de agentes de outros estados. Mas a imprudência e o mau tempo não são os únicos motivos de acidentes. A precária infraestrutura das rodovias de Minas também faz muitas vítimas.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela malha viária da União, informou que nenhum trecho mineiro está interditado. O órgão, porém, recomenda cautela em alguns pontos, como na BR-381, onde quatro pontes entre Nova União, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central, estão sendo alargadas. Há retenção nos quilômetros 381, 388, 411 e 418, onde foram montados os canteiros de obras. Na BR-262, entre Betim e Nova Serrana, operários e máquinas pesadas também invadiram a pista. O trânsito está lento em alguns trechos.

Na BR-040, a maior armadilha continua sendo o macabro Viaduto Vila Rica, mais conhecido como Viaduto das Almas, que aterroriza motoristas e passageiros que passam pelo km 592, em Itabirito. O elevado deveria ser inaugurado neste mês, mas a desejada obra só será entregue à população em 2010. O Dnit atribuiu o atraso às chuvas de fim de ano. Porém, usuários que arriscam a vida no local todos os dias acreditam que culpar São Pedro é fácil. Difícil é ver a variante que ligará o elevado à rodovia ser concluída.

A situação também é crítica na BR-259, que liga o Leste mineiro ao Espírito Santo. Uma cratera no km 127 obrigou o Dnit a improvisar uma variante no local. O trânsito não foi interrompido, mas o poder público poderia ter evitado o transtorno, pois o imenso buraco começou a ganhar forma em janeiro deste ano, segundo moradores da região.

TRECHOS INTERDITADOS

A Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) alerta que o trânsito em cinco estradas estaduais foi interditado por causa de avarias e quedas de pontes. No km 17 da MG-252, entre São Gonçalo do Pará e a BR-494, na Região Central, trincas no elevado sobre o Rio Pará prejudicaram o tráfego.O mesmo ocorre na estrutura sobre o Rio Pardo, entre Diamantina e Conselheiro Mata, no Vale do Jequitinhonha. A situação se repete no km 69 da MG-040, que liga Brumadinho a Bonfim, e no km 14,9 da LMG-698, perto de Canabrava. No km 5 da LMG-714, perto de Porto Diamante, a ponte sobre o Ribeirão dos Órfãos caiu. Quem desejar consultar a situação de outras estradas pode consultar os sites do Dnit (www.dnit.gov.br) e do Departamento de Estradas de Rodagem (www.der.mg.gov.br).

Fonte: http://www.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2009/12/20/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=123784/interna_noticia.shtml

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