quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rodoanel pode sair do papel

Contorno. Dilma Rousseff anunciou ontem a liberação de R$ 500 milhões para alça que ligará BH a Betim

Para alças Norte e Leste só existem intenções e nenhum dinheiro disponível

Publicado no Jornal OTEMPO em 13/06/2012

JOELMIR TAVARES

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Prometido há pelo menos dez anos, o Rodoanel de Belo Horizonte poderá começar a sair do papel a partir do anúncio feito ontem pela presidente Dilma Rousseff de que a União vai injetar cerca de R$ 500 milhões na construção da alça Sul, com 35 km de extensão, e que irá ligar a BR-381, em Betim, na região metropolitana, até a BR-040, na capital. Além dos dois municípios, a via vai cortar a área de Ibirité.

Para as alças Norte e Leste, foram anunciadas apenas intenções, sem a divulgação de valores ou prazos. O governo federal propôs ao governo do Estado a execução do trecho Norte - com 67,5 km ligando dois pontos da BR-381, em Betim e Sabará e passando por outras seis cidades. Minas deve realizar a obra por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O assunto será discutido entre Dilma e o governador Antonio Anastasia na próxima sexta-feira.

Para a alça Leste - que deve partir da BR-040 e chegar até a BR-262 ou a BR-381, atravessando os municípios de Nova Lima, Rio Acima, Caeté e Sabará -, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) poderá se responsabilizar pelo projeto executivo, com financiamento do governo federal.

A PBH tem um projeto básico do traçado da alça Leste, que foi entregue ontem ao Dnit. Procurada pela reportagem, a prefeitura não soube informar detalhes do documento.

No evento em que o pacote de investimentos foi revelado, ontem, no Palácio da Liberdade, tanto a presidente quanto o governador e o prefeito da capital, Marcio Lacerda, ressaltaram a importância do Rodoanel para o desenvolvimento da região metropolitana e a melhoria do trânsito nas principais vias de Belo Horizonte e de cidades como Betim e Contagem.

Hoje, sem o contorno metropolitano, muitos caminhões carregados transitam desnecessariamente pela área urbana rumo a municípios do interior de Minas e a outros Estados. "O Rodoanel daqui é menos complexo que o de São Paulo. Acredito que é possível fazê-lo em um tempo rápido, levando em conta todas as características que envolvem uma obra desse porte", afirmou Dilma, lembrando que o contorno paulista começou a ser construído em 1992 e ainda não está totalmente pronto. Dos quatro trechos, dois foram entregues.

Empresas. Antonio Anastasia afirmou que o Rodoanel vai "dar uma nova moldura à região metropolitana de Belo Horizonte, gerando desenvolvimento e renda". Conforme O TEMPO mostrou ontem, o governo do Estado tem um projeto para incentivar a instalação de empresas às margens da alça Norte.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) desenvolve um estudo para os dez municípios da área de influência do empreendimento. A principal vantagem para as empresas será o acesso fácil às rodovias da região, o que cortaria gastos com combustível e diminuiria o tempo de deslocamento.

Lentidão

Gaveta. A construção do Rodoanel é cobrada há pelo menos 20 anos. No entanto, a proposta estava engavetada havia mais de uma década. Nos últimos dois anos, o Dnit prometeu licitar o projeto pelo menos quatro vezes.

Fonte: O Tempo

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