quarta-feira, 13 de junho de 2012

Uma promessa é pouco, três só se cumprir

Além da revitalização do Anel Rodoviário, a presidente Dilma Rousseff anuncia em Belo Horizonte investimentos para a duplicação da BR-381 e o Rodoanel, somando R$ 6 bi

Marcelo da Fonseca

Publicação: 13/06/2012 04:00

res20120612222446192131eO governador Antonio Anastasia acompanhou a presidente Dilma Rousseff durante toda a visita à capital

O anúncio feito ontem pela presidente Dilma Rousseff (PT) durante visita à capital mineira foi melhor do que o esperado, pelo menos nas promessas. Além da revitalização do Anel Rodoviário Celso de Mello Azevedo, outras duas grandes obras foram anunciadas para Minas Gerais: a construção de um Rodoanel, que ligará 10 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. No total, serão R$ 6 bilhões investidos nessas três ações. Apesar de as promessas feitas pela petista não serem inéditas para os mineiros, pelo menos no cronograma de planejamento do governo federal as obras receberam compromisso público de que começarão a ser lcitadas no segundo semestre, com lançamento dos editais marcados para os próximos meses. As datas para conclusão das obras, no entanto, permanecem incertas e vão depender do andamento das licitações.

Acompanhada dos principais responsáveis pelas obras de mobilidade no país – o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe –, a presidente apresentou as novas datas para início das ações que pretendem melhorar alguns trechos críticos das rodovias no estado. “A partir do segundo semestre, precisamos de um processo contínuo de investimentos no Brasil e neste cenário as parcerias com estados e municípios serão muito importantes. Conto com o governador Anastasia e com o prefeito Lacerda para que mantenhamos a taxa de investimento sempre em crescimento”, afirmou Dilma.

Déjà vu

No entanto, a duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares não despertou grande expectativa entre os principais líderes mineiros presentes na cerimônia. Isso porque a obra já foi prometida duas vezes nos últimos dois anos, mas não chegou a sair do papel. Estimada em R$4 bilhões, o início da reconstrução da Rodovia da Morte – além de duplicada, alguns trechos serão completamente refeitos – estava planejada para o final do ano passado, quando o Dnit garantiu que os dois primeiros editais seriam lançados, mas acabaram adiados sem que qualquer justificativa fosse apresentada pelo órgão.

Apesar da descrença com as repetidas promessas, o ministro dos Transportes reafirmou que as novas datas serão cumpridas.“São projetos de grande complexidade, mas que representam demandas antigas e necessárias do estado. Tenho certeza que os editais dessas obras estarão na rua nos próximos meses, dando início ao processo de licitação que vai culminar nas obras, mas somente quando os projetos executivos estiverem prontos vamos poder falar sobre datas de entrega”, explicou Paulo Sérgio Passos. Segundo ele, as licitações para a BR-381 já estão sendo finalizadas pela equipe técnica do Dnit e devem ser feitas até setembro.

O ministro dos Transportes destacou também algumas obras de manutenção de rodovias federais que cortam o estado e estão sendo tocadas pela pasta, como nas BRs 265, 365 e 050, além de apontar a duplicação da BR-262 como exemplo de compromisso cumprido com sucesso. No entanto, várias delas vêm recebendo críticas por parte dos motoristas que passam pelas vias, como é o caso da BR-262, no trecho entre Betim e Nova Serrana que, nove meses depois de inaugurada – a um custo de R$ 400 milhões –, já apresenta buracos e erosões. A pavimentação da BR-367, estrada de terra batida que atravessa o Vale do Jequitinhonha, não foi citada por Paulo Sérgio Passos.

Análise da notícia

Voto de confiança

Baptista Chagas de Almeida

O Anel Rodoviário de Belo Horizonte é a via que mais mata em acidentes de trânsito na cidade. A BR-381, no trecho entre a capital e Governador Valadares, é chamada de Rodovia da Morte, o que dispensa comentários. A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem que, finalmente, os mineiros podem ter a esperança de que prevaleça a defesa da vida nesses locais. O problema é que, entra governo, sai governo, promessas iguais são repetidas e não conseguem deixar os discursos inflamados das solenidades oficiais. A presidente Dilma reforçou, com a promessa de liberação de R$ 6 bilhões em investimentos, a expectativa de que a novela de anos possa acabar. Efetivamente, no entanto, só saíram até R$ 17 milhões para o projeto do Anel. É um começo, mas a estrada em defesa da vida ainda é extensa. Os mineiros, famosos por serem desconfiados, desta vez vão aguardar vigilantes.

Fonte: Estado de Minas

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rodoanel é o novo Compromisso

Publicação: 13/06/2012 04:00

A grande novidade da cerimônia ficou por conta da parceria firmada entre prefeitura, governo estadual e federal para acelerar os projetos para a construção do Rodoanel. Como a obra de reformulação do Anel Rodoviário já é considerada insuficiente para criar resultados expressivos na melhoria do trânsito do corredor, ficou acertado ontem que os projetos para uma nova via que vai interligar 10 municípios da Região Metropolitana de BH, com mais de 100 quilômetros de extensão, serão priorizados nos próximos meses.

“Sabemos que a obra no Anel é uma reforma importante e custosa, mas tomamos a decisão de que é preciso uma nova opção. Queremos focar nossa atuação em uma questão rodoviária, que é o Rodoanel mineiro”, afirmou Dilma. Segundo a presidente, a Prefeitura de Belo Horizonte entrará com os levantamentos já feitos sobre a nova via e ficaria responsável pelo projeto do trecho Leste, interligando Sabará, Santa Luzia e a capital. O governo do estado vai coordenar uma parceria público-privada (PPP) para a construção do trecho Norte da nova via, entre Betim e Ribeirão das Neves. Já o governo federal assumirá a construção do trecho Sul, entre Sarzedo, Ibirité e Nova Lima, além de arcar com o financiamento do trecho Leste.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, adiantou que ainda nesta semana o projeto executivo para o Rodoanel Sul, estimado em R$ 500 milhões, será publicado ainda esta semana. No entanto, apesar do lançamento imediato dos editais para o projeto do novo corredor que pretende desafogar o Anel Rodoviário, a presidente Dilma ressaltou que este tipo de obra é bastante complexo e ainda não tem previsão para ser entregue. “Esses três trechos vão fechar o Rodoanel e com essa divisão será possível fazê-lo em um tempo rápido. Mas tempo rápido para um Rodoanel, que é uma obra muito grande. Em São Paulo por exemplo levou 10 anos, sendo que a obra foi dividida em vários lotes”, explicou a petista.

Saiba mais

Rodoanel

Opção considerada fundamental para desafogar o trânsito do Anel Rodoviário, separando os veículos pesados dos leves, o Rodoanel prevê três grandes trechos de rodovias que circulariam a capital mineira. Para as alças Norte, Sul e Leste já foram feitos estudos básicos, mas ainda não existe um projeto executivo para a obra. No pré-projeto elaborado pelo Dnit, o trecho Norte teria 67,5 quilômetros e o trecho Sul teria 35 quilômetros. Já os detalhes do trecho Leste não foram adiantados. Segundo levantamento do Dnit, a nova via reduziria em 30% o fluxo de veículos do Anel, além de 60% da ocupação de espaço no corredor, uma vez que a maioria dos veículos desviados seriam de grande porte.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...