sábado, 23 de junho de 2012

Fórum elege duplicação da BR-381 como fundamental

23/06/2012 00:30 - sábado, 23 de junho de 2012.

Encontro em Timóteo, focado em construção de novos Distritos Industriais, mostra que região vive um sério problema de logística

WALDINEY RENATO
bO843forumO DEBATE FOI considerado muito produtivo, abrindo caminho para novos avanços da economia regional

TIMÓTEO - Foi realizado na manhã desta sexta-feira (22), na cidade de Timóteo, o I Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Aço, com o tema “Redescobrindo os Distritos Industriais, o modo certo de implantá-los”. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal e Arranjo Produtivo Local Metal-Mecânico do Vale do Aço (APL), com o apoio da FIEMG, Aperam, Aciati, Sindcomércio, Agência de Desenvolvimento de Timóteo e Governo do Estado, foi no auditório da Fundação Aperam e contou com um público de mais de 110 pessoas, entre empresários, lideranças sindicais, entidades de classe e prefeitos municipais.

Dentre os presentes estavam o prefeito Sérgio Mendes; o vice-prefeito Marcelo Afonso; o Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fábio Veras; o presidente da FIEMG regional, Luciano Araújo; o diretor geral do CEFET, Marcio Basílio; presidente da Fundação Aperam, Venilson Araújo Vitorino, e o gestor do APL, Augusto César de Barros Moreira.

O objetivo do encontro foi estabelecer um diálogo entre todas estas instituições, empresas e prefeituras para a organização de Distritos Industriais modelos, com padrões inovadores, autosustentáveis e associando geração de emprego e receita para os municípios. “A ideia de realizarmos este fórum surgiu há pouco mais de quatro meses. Escolhemos o tema ligado aos distritos industriais pelo fato do Vale do Aço estar vivendo uma possibilidade real de estabelecer quatro distritos. Em Timóteo estamos preparando o projeto para implantação do nosso segundo distrito, o que gerará em torno de 2 mil empregos diretos nos próximos três anos”, afirmou vice-prefeito Marcelo Afonso.

“A ideia principal era exatamente trazer aos empresários, lideranças políticas e entidades gerais, informações complementares a respeito da criação, desenvolvimento e implantação de Distritos Industriais, permitindo que este grupo de pessoas possa conduzir melhor este tema, cada um dentro de suas áreas”, explanou o gestor do APL, Augusto César de Barros, que fez um agradecimento à Prefeitura de Timóteo, pela atenção especial dispensada à realização do encontro.
Foram ministradas quatro palestras com os temas Legislação Ambiental para implantação de Distritos Industriais; Projeto Região Metropolitana do Vale do Aço; Desenvolvimento Local – o desafio da Gestão Pública; Projeto Cidade - Preparando para atrair novos investimentos.

“Toda regra, modelo e performance de montagem foi muito bem explicada pelos palestrantes e com certeza conseguimos passar com clareza quais são os procedimentos necessários para se implantar um novo Distrito Industrial, que de fato seja uma realidade positiva na economia da cidade e região”, avaliou o prefeito Sérgio Mendes, salientando que é preciso dar continuidade à discussão da política regional de desenvolvimento econômico, para dar melhores condições ao mercado, fortalecendo a indústria e o comércio. “Vamos continuar trabalhando nisso, porque o Vale do Aço precisa retomar a sua industrialização. Existem vários distritos sendo criados no entorno da região, dentre eles o de Timóteo, que vai gerar emprego e renda, e dar sustentabilidade para o município e região”, afirmou Mendes.

Mercado

Na opinião de Augusto César, o tema é muito complexo e vai exigir novas discussões. “Diversos empresários nos deram um retorno positivo, afirmando que o nível de informação e qualidade das discussões foi muito bom. Acredito que o resultado disso nós vamos conseguir medir em um curto espaço de tempo. O próximo passo será criarmos um fórum sobre Mercado, que será continuidade deste. Só é possível ter um Distrito Industrial se houver mercado. Temos que estudar o mercado e a vocação dos distritos e dos municípios para que possamos então pensar a formação destes de novos distritos”, comentou.

Problema logístico

O presidente da FIEMG regional, Luciano Araújo, parabenizou o governo municipal pela iniciativa de realizar este fórum e disse que sem a parceria do poder público com a iniciativa privada, para a concessão de áreas, a construção dos distritos não seria possível. Luciano alerta que não basta ter uma área para que o empreendimento tenha sucesso. “Nós já temos qualificação profissional garantida na região, com capacitação do Senac e Senai. Já temos o gasoduto que é a questão da energia. Agora nosso grande foco será a logística para que as empresas se instalem aqui. Precisamos da duplicação da BR-381. É preciso traçar um perfil das empresas que devem se instalar no Distrito. Nosso grande objetivo é trabalhar dentro de políticas de desenvolvimento para que a gente possa ter a empresa certa no lugar certo e que, acima de tudo, tenha grande sucesso”.

Para o empresário Alexandre Torquetti Júnior, que está no setor metalmecânico há 38 anos, a iniciativa é de grande importância, mas sem a duplicação da BR-381 não é possível viabilizar grandes negócios. “Temos uma grande expectativa com relação à duplicação da BR-381 que, para nós empresários, hoje é o grande gargalo da região. O foco principal, dentro de todos os projetos previstos na implantação de distritos, deve ser a duplicação da estrada e o asfaltamento da MG-760. Em primeiro lugar precisamos pensar na logística, porque sem isso não vamos conseguir avançar”, alertou Torquetti.

Agenda

Na opinião do secretário adjunto Fábio Veras, o Vale do Aço tem o “talento humano, o talento empresarial, a liderança do associativismo através das indústrias, uma gestão moderna como a do prefeito Sérgio Mendes, e uma Região Metropolitana. “Portanto, temos aqui toda a condição de construir uma inteligência e uma visão de futuro. Acho que a proposta que este fórum iniciou, consolida essa visão de que a região tem lideranças suficientes pode para avançar”, avaliou Veras.

Para Fábio, não cabe mais fazer diagnósticos, mas elaborar sim uma agenda de trabalho.

“Já temos uma série de diagnósticos estabelecidos. Eu acredito que isso não é mais necessário. Precisamos de agenda para promover uma aceleração do desenvolvimento com geração de emprego. O conjunto de itens que compõem essa agenda vai desde o desenvolvimento de soluções tecnológicas, através dos centros de conhecimento da região, como o CEFET, para a produção de produtos com maior valor agregado, o que permite a perenização da empresa e o espaço da expansão do emprego, até a agenda de infraestrutura, como a duplicação da BR-381, a agenda de reivindicação da sociedade e do Estado de Minas Gerais”, concluiu Fábio Veras.

Fonte: JVA Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...