quarta-feira, 13 de junho de 2012

Investimentos em rodovias mineiras

Anastasia e Dilma Rousseff assinam termo de compromisso para modernização do Anel Rodoviário de BH, orçado em R$ 1,5 bilhão

13/06/2012 - 00h00

Alex Ferreira

I003623

Obras de duplicação da BR-381 devem começar no início de 2013

BELO HORIZONTE - O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), e a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), participaram, nessa terça-feira (12), no Palácio da Liberdade, da cerimônia de assinatura de termo de compromisso para a elaboração do projeto executivo das obras de reformulação e modernização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

O documento, assinado pelos diretores-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), José Elcio Monteze, e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transpporte (Dnit), general Jorge Ernesto Fraxe, prevê repasse, pelo governo federal, de R$ 17 milhões para que o governo mineiro elabore e licite o projeto executivo.

Para a execução da obra, também sob a responsabilidade do governo de Minas, será repassado cerca de R$ 1,5 bilhão. O início das obras dependerá do processo de licitação do projeto de engenharia.

Segundo o Ministério dos Transportes, o projeto contemplará a construção de 12 trincheiras e 18 viadutos, além da troca de pavimentação dos 27,3 quilômetros da via. As cerca de 3.500 famílias que residem no entorno do corredor viário serão indenizadas para a construção de vias laterais, informou o órgão federal.

BR-381

Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, as obras de duplicação da BR-381, ligando BH a Governador Valadares, na região do Rio Doce, devem começar no início de 2013. A expectativa é de que a licitação da obra seja lançada em setembro próximo.

“Estamos desenvolvendo e concluindo os projetos executivos nos meses de junho e julho, porque não queremos e nem faremos coisas da maneira açodada. Tenham certeza que, até setembro, colocaremos na rua a licitação da duplicação da BR-381”, garantiu.

Omar Freire/ Imprensa MGI019516Dilma Roussef e Antonio Anastasia durante cerimônia no Palácio da Liberdade

Segundo ele, as obras de modernização do anel rodoviário, de construção do Rodoanel mineiro e a duplicação da BR-381 devem exigir investimentos de cerca de R$ 6 bilhões.

Avenida Metropolitana
O governador Antonio Anastasia disse que o novo anel rodoviário, além de garantir mais segurança aos motoristas, trará mais desenvolvimento para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Não se tratará de mera reforma, podemos dizer que é construção nova de uma obra monumental, de primeiro mundo, que trará não só mais segurança, que é tão necessária, e mais mobilidade, mas também desenvolvimento, inclusão, prosperidade, empregos e oportunidades, porque ao redor dessa majestosa avenida metropolitana que será totalmente construída, certamente teremos oportunidades ímpares para criação de novas empresas e novos focos de desenvolvimento e de indústrias”, afirmou Anastasia.

O governador ressaltou, em seu pronunciamento, a importância da parceria com a União, lembrando ainda que a obra é uma reivindicação não só do povo mineiro, mas de todo o Brasil.

“Quero destacar o ato de grandeza do governo federal, em primeiro lugar, ao delegar o projeto da execução da obra do Anel Rodoviário de Belo Horizonte para a esfera do Estado, que é reivindicada há décadas pela população não só da capital, mas também de toda a região metropolitana e de todo o Estado. Poderia dizer até do Brasil, porque aqui passam veículos que cruzam nosso país de Norte a Sul”, completou.

Execução

A presidente Dilma Rousseff, por sua vez, em seu pronunciamento, disse que a característica da via, por estar em uma área urbana, permite que o governo federal transfira para o Governo de Minas a responsabilidade pela execução das obras.

“Eu, de fato, tive essa iniciativa de passar essa obra para o Estado de Minas Gerais por reconhecer a característica urbana dela. Apesar de ser feita numa rodovia, é uma rodovia que foi feita numa época que, de fato, tratava-se de uma rodovia nos limites da cidade. Hoje, uma parte significativa desse anel é uma avenida dessa cidade. Mostra não só o imenso crescimento que Belo Horizonte teve nos últimos anos, como também a necessidade de que essas parcerias federais, estaduais e municipais ocorram. Não estamos fazendo aqui uma reforma, estamos construindo vias adequadas”, resumiu a presidente.

Fonte: Diário do Aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...