terça-feira, 25 de julho de 2006

2006.07.25 - Vinte e quatro vítimas de acidente na BR-381 permanecem no Vale do Aço - Arquivo JVA

Funcionários do IML passaram o domingo liberando os corpos

IPATINGA - As marcas do desastre que matou 12 pessoas e deixou 41 feridas no acidente envolvendo uma scânia e um ônibus da Viação São Geraldo, permaneciam nesse domingo no km 228, da BR-381, a cerca de 15 km de Ipatinga, próximo a localidade conhecida como Rocinha, em Santana do Paraíso. O lugar virou ponto para curiosos e pessoas - insensíveis à tragédia - que procuravam restos das guloseimas que eram transportadas na carreta (GXH-7740, de Poços de Caldas), conduzida por Marcelo Marcelino da Silva, 34 anos, que morreu minutos depois do choque, preso às ferragens.
Todos os passageiros mortos viajavam nas poltronas à esquerda do ônibus, o lado mais atingido pelo choque inevitável com o caminhão que minutos antes havia tombado na curva onde aconteceu a fatalidade. Informações apuradas pela assessoria de imprensa da São Geraldo deram conta que ao ver a scânia atravessada na pista, o motorista Valdeir Paulo da Silva, tentou evitar a colisão, jogando o ônibus (prefixo 4077, placas GPN 7625 – que fazia a linha Mossoró- RN a Piracicaba-SP ) contra o barranco. Entretanto, a carga de doces, balas e chicletes, caiu sobre o ônibus.
Além dos dois motoristas, dez passageiros morreram na hora. O último corpo foi retirado das ferragens por volta das 2:30 da manhã de sexta para sábado. Por causa da proporção do acidente, as polícias Rodoviária Estadual e Federal chegaram a informar que o número de vítimas fatais tinha chegado a 14. Porém, a lista emitida pelo IML de Ipatinga, para onde os corpos foram encaminhados – confirmou 12 óbitos (ver quadro).

IML
O trabalho no IML ultrapassou 48 horas ininterruptas. A lista com os nomes foi divulgada por volta das 19h. Os corpos dos motoristas e do passageiro Manoel Romualdo de Oliveira, de São Paulo, foram os últimos a serem liberados, no início da noite de domingo e seguiram para suas cidades. Valdeir Paulo da Silva, da São Geraldo, foi sepultado em Oliveira (MG) e Marcelo Marcolino da Silva, da carreta, em Poços de Caldas (MG).
Além da falta de documentos (que sumiram no momento que pessoas saquearam a carga da scânia) e o estado dos corpos (a maioria mutilado) dificultaram o trabalho dos legistas. Parentes que chegavam principalmente do nordeste do país, ajudaram na identificação das vítimas.
As necropsias foram feitas pelos legistas Sérgio Almeida e Luciene, auxiliados por Nilton de Oliveira e Francisco Abelardo Moreira.
Dos 41 feridos, 24 continuavam internados ontem. A assessoria de imprensa da São Geraldo explicou que algumas das pessoas estão internadas apenas por precaução, dado a violência do acidente.
O transporte, as despesas e a assistência, incluindo a médica, foram feitos pela empresa de ônibus.

Entenda o caso
O ônibus da São Geraldo saiu na manhã de quinta-feira de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e deveria chegar às 15h de sábado a Piracicaba, interior de São Paulo. A empresa informou que o motorista não estava cansado, porque havia assumido a direção do ônibus em Governador Valadares, uma hora e meia antes da batida.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a carreta seguia no sentido Ipatinga-Governador Valadares e tombou pouco depois de uma curva, espalhando parte da carga de doces, balas e chicletes na pista. O motorista do ônibus, que vinha em sentido contrário, não conseguiu frear a tempo e bateu de frente no caminhão. Os 41 feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros de Ipatinga e Governador Valadares. Eles foram levados para os hospitais Pronto-Socorro Municipal e Márcio Cunha, de Ipatinga e Siderúrgica, de Coronel Fabriciano.

Mortos
Leomar Nascimento Souza, 21 anos – Petrolina (PE)
Francisco Fernandes Souza, 31 anos – Guarulhos (SP)
Maria Elzinete Pereira dos Santos, 28 anos – Bonito de Santa Fé (PB)
Alcivan Bezerra Souza, 40 anos – Mossoró (RN)
Nonato Fernandes de Araújo, 45 anos – Hortolândia (SP)
Anízia Ramos do Nascimento, 70 anos – Petrolina (PE)
Manoel Romualdo de Oliveira - idade não identificada – São Paulo (SP)
José de Anchieta Hernandes de Souza, 51 anos – Guarulhos (SP)
Carlo Alberto Vinheiro, 23 anos – Major Sales (RN)
Francisco Ferreira da Silva, 51 anos – Guarulhos (SP)

E os motoristas
Valdeir Paulo da Silva - Oliveira (MG) – São Geraldo
Marcelo Marcolino da Silva (MG) – Carreta

(Fonte: IML – Ipatinga)

Pronto-Socorro Municipal
Liberados:
Adair José David Ferreira
Antônio André Filho
Francisca de Assis Bandeira da Silva
Ivanete Alves da Silva
Janilelson Alencar de Souza
José André de Medeiros
Maria de Fátima Cruz
Marsuel Batista da Silva

Hospitalizados
Alexandro de Oliveira Pereira
Brandina Maria da Cunha
Camila Pausa da Silva
Driele Pereira Engracia do Nascimento
Gustavo Elói da Cunha
João Batista Bezerra
Juliana Paula da Silva
Lúcia Geralda Pauza da Silva
Nacélio Dantas Ferreira
Penha Maria da Cunha
Valdinei Arruda de Oliveira
Vitória Ketlin Barbosa Rodrigues

Hospital Márcio Cunha

Liberados:
Valdevino Veríssimo de Oliveira
Josemar Leandro da Silva

Hospitalizados
Francisco Assis Cândido Xavier
Gabriel Cipriano Soares
Noelson Leandro da Silva
Francisco de Assis
Amanda de Fátima Bom Filho
Marisa Barbosa dos Reis
Tereza Moreira de Souza
Eunice Barbosa
Lucas Pereira
Antônio Vieira da Silva
Cleide dos Santos Silva
Iomara Macedo de Barros

Hospital Siderúrgica – Fabriciano
Liberado: Iderlandeo Ferreira Lima

Hospitalizados
Elizângela Damião da Silva Souto
Rogério Rodrigues dos Santos

Fonte: http://www.jvaonline.com.br/arquivo/materia.aspx?id=13291&p=381

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...