Publicado em 25 de Fevereiro de 2012
O Governo Federal, por meio de um projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), estuda a possibilidade de conceder até nove mil quilômetros de rodovias federais para a iniciativa privada. A presidente Dilma Rousseff já deu aval à realização de estudos para analisar a viabilidade de efetivar o projeto.
Olhando o atual fluxo de tráfego, o ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que algumas rodovias são candidatas a um detalhamento dos estudos para avançar no processo de concessão, no mínimo.
As rodovias federais que podem ser concedidas para a administração da iniciativa privada são as BRs BR-163, BR-262 e BR-267 (Mato Grosso do Sul), 470 (em Santa Catarina), 101 (entre Florianópolis e o município gaúcho de Osório), 381 (entre Belo Horizonte e Governador Valadares) e 262 (entre Belo Horizonte e Vitória).
Pequenos trechos das estradas deverão ser transformados em concessões puras, quando a cobrança de pedágio custeia 100% dos investimentos na malha viária. Outra ideia seria retomar as participações público-privadas. Neste caso, o Tesouro Nacional repassaria anualmente recursos para complementar o valor arrecadado com o pedágio, visando diminuir as tarifas.
O governo também estuda adotar o exemplo de "concessões administrativas". Neste modelo de gestão, são assinados contratos de longo prazo para a conservação das estradas, sem a cobrança do pedágio. A medida será implantada nos casos onde as privatizações exigirem tarifas elevadas.
De acordo com o ministério dos Transportes, não há prazos para a finalização dos estudos de viabilidade.
Fonte: Correio de Corumbá
hahahahahaaa....
ResponderExcluiragora sim gente!! não foi a corrupção e sim a enganação!
eles estão querendo nos enganar dando mais uma nova desculpa, alias, eles vão cobrar os pedagios e depois de anos iram duplicar em uma br que já era pra estar duplicada!!!
para que serve o IPVA, e varias outras taxas, para colocar no bolso dos politicos.
GENTE ACORDA, VAMOS PARAR ESSA BR DE VEZZZZZ!!!!
QUEREMOS QUE ELA SEJA DUPLICADA COM O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS E NÃO COM PEDAGIOS.
eu até concordo em pagar pedagio na 381, mas depois da duplicação com tres faixas cada lado e não duas como mostra o projeto, e o governo dando o desconto no IPVA, ai sim eu concordo.