sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dnit avalia estudos de engenharia da 381

Com três lotes concluídos, início da duplicação ainda depende de vontade política

24/02/2012 - 00h00

EUGENIO MORAES/JORNAL HOJE EM DIAI007942Em 2005, chegou a ser anunciado um cronograma de obras para a BR-381

IPATINGA – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já tem em mãos, concluídos, os estudos de engenharia para a duplicação de três lotes da BR-381 Norte, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Entretanto, não há informação sobre o orçamento para licitar as obras. A elaboração dos projetos executivos é o último passo antes da contratação efetiva das obras.
Os lotes concluídos são o 8 (Belo Horizonte/Caeté), 7 (Rio Una/São Gonçalo) e 6 (São Gonçalo/Variante João Monlevade).

Os lotes 1, 2, 3, 4 e 5 (trechos entre João Monlevade, Vale do Aço e Governador Valadares) estão com os estudos de engenharia em andamento. Já os lotes 9 e 10, da variante entre Santa Bárbara e Nova Era, onde seria construída uma nova estrada, não teve sequer concluída a licitação para os estudos de engenharia.

Em Brasília, a assessoria do Dnit confirma ter recebido os projetos executivos apenas dos lotes 7 e 8 da BR-381 Norte, acrescentando que pediu correções às empresas responsáveis. E, neste momento, analisa as correções já realizadas, o que deve demorar cerca de 30 dias.

“Depois da aprovação final do projeto executivo, o processo é enviado ao setor de licitações, que deve analisar e lançar o edital de licitação das obras, no fim do mês de abril. A expectativa é de que, ao final de agosto, o Dnit esteja contratando as obras”, diz nota enviada pela assessoria do órgão no Distrito Federal.

Fonte DnitI017221Mapa do Dnit mostra a BR-381 Norte dividida em dez lotes

Pesquisa
Em 2005, chegou a ser anunciado um cronograma de obras para a BR-381. O período de licenciamento ambiental estava previsto para ser encerrado em meados de 2007. Os projetos executivos de engenharia estariam concluídos em meados de 2008 e as obras seriam licitadas e implantadas até 2010. Somente a fase de estudos ambientais foi cumprida.

Se a obra estivesse em andamento, em 2012 estaria concluída grande parte da duplicação a um custo de R$ 2,3 bilhões. Atualmente, só os dois lotes na entrada de Belo Horizonte estão orçados em R$ 1 bilhão.

Na época, o estudo ambiental apontou, entre outros dados, que o trecho da BR-381 em Ravena, distrito de Sabará, recebia 43 mil veículos/dia. No trecho entre Santa Luzia e Itabira, circulavam 13 mil veículos/dia. No trecho urbano da BR-381, em Ipatinga, foi registrada a circulação de 58 mil veículos nos dois sentidos, entre os bairros Horto e Iguaçu.

Somente nas proximidades da Cenibra, em Belo Oriente, o volume chegava a 9 mil veículos/dia e, em Governador Valadares, a 5 mil. Esses números demonstraram, ao governo federal, a necessidade de investimento na duplicação da rodovia.

Mobilização

No Vale do Aço, representantes dos setores produtivos, ouvidos pela reportagem avaliam que, mais uma vez, a mobilização dos representantes políticos junto ao governo federal poderá assegurar que as obras saiam do papel.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Ipatinga, Gustavo de Souza, a notícia da conclusão dos estudos de dois lotes demanda uma mobilização dos representantes políticos regionais no sentido de exigir do governo federal uma atenção especial com a obra. “Licitar essa obra e iniciar a duplicação dependem exclusivamente da presidente Dilma Rousseff.

Já foi adiada seguidas vezes e esse atraso tem se firmado como um gargalo para o desenvolvimento dessa região”, afirmou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Márcio Penna, também está convencido da necessidade de uma mobilização política. “Os deputados federais e estaduais, nossos representantes de classe em Brasília e Belo Horizonte, todos precisam participar dessa mobilização”, reforçou.

Fonte: Diário do Aço

2 comentários:

  1. Esta obra é mais para "Acredite se quiser". O interesse político não passa de palanque eleitoral. Só acredito vendo.

    ResponderExcluir
  2. Alguem,, ei ,,, alguem ai acredita nisso, pois eu não mais!!!
    essa historia parece com aquela protagonizada no ano passado!
    abril..... vamos começar as obras em agosto...
    de novo a mesma historia, ou seria melhor dizer ESTÓRIA!!!
    porque Historia mesmo é dizer novamente que ela não vai sair por causa da corrupção.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...