RODOVIA DA MORTE
Em acidente com cinco mortes na Grande BH, hipótese da PRF é de que motorista de carreta tenha dormido. No Sul de Minas, batida envolve dois ônibus, um caminhão e três carros
Paula Sarapu
Publicação: 08/07/2012 04:00
Em Ravena, um dos carros atingidos ficou totalmente destruído
Carreta buscaria combustível em Betim e retornaria para Ipatinga
Um acidente envolvendo uma carreta e três carros provocou cinco mortes na BR-381, em Ravena, distrito de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a principal hipótese é de que o motorista da carreta, que buscaria combustível em Betim, tenha dormido ao volante e invadido a contramão, atingindo de frente dois carros. Todas as vítimas morreram na hora e ficaram presas às ferragens. Os bombeiros precisaram cortar os carros para retirar os corpos. Três pessoas ficaram feridas.
O acidente ocorreu por volta das 5h. A carreta saiu de Ipatinga e, na altura do km 441, num trecho de subida em curva, o veículo tanque, que estava vazio, saiu da pista. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Ronilton Correia, o motorista, Leonardo Corrêa dos Santos, de 27 anos, alegou que havia um carro em velocidade baixa à sua frente e que tentou desviar. A carreta, porém, estava na faixa da esquerda e o veículo seguiu em linha reta, atravessando a pista no sentido contrário. Por pouco não despencou na ribanceira.
“O motorista não ficou no local. Nós o encontramos ao telefone, em um posto de gasolina próximo dali, assustado. Ele estava com os olhos avermelhados, mas não de bebida alcoólica. Primeiro, disse que havia um carro parado na via e tentou desviar, mas consegui desmenti-lo, porque tinha passado instantes antes. Depois, ele afirmou que tentou cortar um carro que estava em velocidade muito baixa na frente dele. Mas a carreta não acompanhou a curva e saiu em linha reta, arrastando os carros que desciam a pista no sentido contrário. Típico de quem dormiu ao volante”, afirmou o policial.
O primeiro carro a ser atingido foi um Gol preto com placa de Contagem onde estavam Maria das Graças Coutinho, de 61 anos, seu filho, Milton Flávio Coutinho, de 39, Beatriz Moreira da Silva, de 36, e mais um ocupante, que sobreviveu e foi levado ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII. Atrás desse Gol vinha um Palio que desviou e foi atingido de lado. Um dos passageiros machucou apenas a mão. O outro, com fortes dores pelo corpo, também foi socorrido pelo Samu. Antes de sair da pista, a carreta ainda se chocou contra um Gol chumbo, com placa de Pará de Minas, onde viajavam os irmãos Ordália Matilde Oliveira, de 33, e Jaime Gomes Oliveira, de 35.
O motorista da carreta, Leonardo dos Santos, foi submetido ao teste do bafômetro, que não acusou ingestão de álcool. Primo dele, Cliver Lopes dos Santos, que também é motorista, alegou que pelas frenagens no chão um dos carros descia na contramão. Questionado sobre a carreta ter atravessado a pista em linha reta, ele voltou atrás e tentou explicar que o primo “comeu a faixa” ao tentar cortar um veículo que ia em direção a Belo Horizonte na sua frente.
De acordo com Cliver, Leonardo transportava combustível havia dois anos e voltaria ontem mesmo a Ipatinga. “Ele não dormiu. Leonardo estava na faixa da esquerda, na via com duas pistas, e tentou desviar de um carro lento. Pelo que ele diz, ele comeu a faixa, mas um Gol vinha na contramão. Ele saiu da pista por causa do impacto com o carro.”
Segundo o inspetor da PRF, como Leonardo não estava embriagado e não houve flagrante, ele seria liberado. Sua carteira de habilitação foi apreendida e será encaminhada à Delegacia de Sabará, que chamará o motorista para prestar depoimento em outra data e investigará o caso como homicídio culposo. A documentação do veículo e a do motorista estavam em dia, mas a validade do tacógrafo se encontra vencida e o equipamento apresentava problemas, porque a agulha não marcava a velocidade.
“Ele vinha com alguma velocidade, apesar da subida. E acertou três carros porque já tinha muito movimento na estrada, por causa das férias”, disse o policial. A BR foi fechada para a realização de perícia e o congestionamento chegou a 10 quilômetros em ambos os sentidos. Alessandro Cardoso Fernandes, de 42, foi liberado no início da noite e Jilmar Flávio Coutinho, de 20, continua internado.
No outro trecho da BR-381, na Fernão Dias (BH/São Paulo), duas pessoas morreram e nove ficaram feridas. O acidente, por volta das 16h, foi em Carmo da Cachoeira, Sul do estado, e envolveu dois ônibus, uma carreta e três carros.
Fonte: Estado de Minas
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A BR de inúmeras tragédias
Publicação: 08/07/2012 04:00
Maio de 2012
Acidente envolvendo duas carretas e uma ambulância mata três pessoas, em Bom Jesus do Amparo, na Região Central de Minas. Duas pessoas ficam feridas gravemente. A batida foi de frente e todos os mortos e feridos estavam em uma ambulância da cidade de Santa Bárbara.
Julho de 2011
Acidente com ônibus da banda mineira 14 Bis resulta na morte de uma pessoa e deixa 14 feridas, em Roças Novas, na Grande BH. O ônibus saiu da pista na altura do km 418 e caiu em um barranco às margens da rodovia. Uma caminhonete teria forçado uma ultrapassagem em uma carreta, que ao desviar tocou no ônibus, que saiu da pista.
Janeiro de 2011
Quatro pessoas de João Monlevade morreram em um acidente, no km 383 da BR-381, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Entre as vítimas estavam a mãe e os dois filhos da médica Sílvia Heringer, professora da Faculdade de Medicina do Vale do Aço, que tinha ido buscar os netos que chegavam de férias. O veículo em que estavam se envolveu numa batida com um caminhão.
Setembro de 2010
Dirigindo embriagado um VW Gol, o padre Almir, da Diocese de Itabira, ultrapassou dois veículos em alta velocidade pelo acostamento, na BR-381, na altura do km 421. Ele perdeu a direção, invadiu a contramão e bateu de frente com uma carreta que carregava 50 toneladas de cimento. A carreta tombou na pista, atingindo dois outros carros. Além do padre, três pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas.
Junho de 2010
Um acidente entre um Gol, uma Parati e um caminhão carregado de bobinas de arame de aço matou nove pessoas na BR-381, na altura do trevo de Caeté, na Grande BH. Todas as vítimas estavam nos carros que seguiam de São José da Lapa para Baixo Guandu, na divisa de Minas com o Espírito Santo.
Março de 2009
Uma van Sprinter de Caeté bate de frente com o caminhão com placa de Jundiaí (SP) no km 435 da rodovia, em Sabará, na Grande BH. Na tragédia, cinco ocupantes da van morrem. Quatro das vítimas eram estudantes universitários que retornavam das aulas na capital. Outras 13 pessoas sofreram ferimentos.
Fonte: Estado de Minas
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ANÁLISE DA NOTÍCIA
Minas quer ter promessa paga
Cristiana Andrade
Publicação: 08/07/2012 04:00
A BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, com extensão de 303 quilômetros, é palco de centenas de acidentes anualmente, muitos com mortes. Não é à toa que recebeu o macabro apelido de Rodovia da Morte. Seu traçado é questionado por diversos engenheiros, sua manutenção vai de mal a pior. Em 23 de abril, todos os editais que estavam em andamento para recuperar rodovias federais no estado foram revogados por problemas nas licitações. O que tratava da 381 iria restaurar 579 quilômetros, ao custo de R$ 330 milhões. Em junho, em visita a Belo Horizonte, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 4 bilhões para a duplicação do trecho mais perigoso da 381, ampliação do Anel Rodoviário da capital e construção do Rodoanel. Basta saber quando esses anúncios de verbas estrondosas vão se tornar de fato obra na pista e estrada segura para a população. Chega de perder tantas vidas no asfalto.
Fonte: Estado de Minas
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