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sexta-feira, 6 de julho de 2012
Trecho de Monlevade da BR381: obras devem ficar prontas em 2015 (Foto: Arquivo JAN)
Durante a audiência pública realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na última semana em Monlevade, o Consórcio Consol-Sotepa, projetista responsável pelo lote 6 de duplicação da BR-381, apresentou o projeto de engenharia da obra.
O trecho tem extensão de 33km e fica entre o km 356,5 e o km 389,5, sub trecho João Monlevade – Rio Una, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Segundo a projetista, após a duplicação, a extensão viária deve ser reduzida para 29,7km.
O projeto de duplicação nesse trecho está orçado em R$362.464.184,00 milhões com tempo de execução médio de 36 meses. Ele prevê construção de pista dupla com ruas laterais (8,10km); pista dupla com separador central (4,68km); pista simples com 3ª faixa (13,38km) e pista simples (3,56km). Entre as principais intervenções apresentadas pela empresa estão melhorias de traçado (diminuindo as curvas); interseções e retornos; sinalização; iluminação de travessias urbanas além de obras complementares e de meio ambiente.
A obra também compreende construção de uma ponte (sobre o Rio Santa Bárbara) e a recuperação de outras duas já existentes; construção de um túnel com extensão de 280m logo após o restaurante Cascata; construção de passagens inferiores sendo três em Monlevade e três em São Gonçalo e construção de três passarelas (duas em Monlevade e uma em São Gonçalo). Entre as obras complementares destacam-se construção de cercas, passeios, barreiras e defensas, parada de ônibus, limpa rodas e acessos.
Discurso
O diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, José Caixeta, destacou a seriedade das empresas que elaboram os projetos de cada lote e afirmou que o Departamento estará acompanhando, minuciosamente, a execução das obras para que as intervenções sejam duradouras e atendam o grau de exigência do usuário.
Caixeta destacou, ainda, a preocupação do Dnit quanto aos inúmeros acidentes na rodovia e que faz centenas de vítimas fatais. “Hoje se gasta, em média, duas horas para chegar a Belo Horizonte. Após a duplicação e a construção da variante de Santa Bárbara, esse tempo será reduzido para uma hora. Além disso, vamos oferecer mais segurança aos usuários da rodovia. Estamos ansiosos pelo início dessas obras”, finalizou.
Fonte: Jornal A Notícia
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