Roberto Bertozi
Trecho próximo ao posto de saúde do Caladinho: intervenções após a municipalização
FABRICIANO – Na próxima quarta-feira (7), uma reunião em Brasília pode dar início ao processo de municipalização da avenida Tancredo Neves, no trecho urbano da BR-381, em Coronel Fabriciano. Para isso, basta que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assine a portaria transferindo as responsabilidades do trecho à administração local.
De acordo com o prefeito Chico Simões (PT), por se tratar de um patrimônio da União, que não pode ser doado, a portaria vai permitir que o município assuma o trecho por um período de 25 anos. Com isso, caberá à administração criar mecanismos para que a avenida Tancredo Neves seja operada em melhores condições de segurança.
“Seremos os proprietários da pista, e com isso teremos condições de fazer as intervenções necessárias para garantir mais dignidade às pessoas que transitam por ali. Estamos cientes de que há muito a se fazer, mas ao mesmo tempo sabemos que temos condições de deixar a avenida Tancredo Neves muito mais humanizada”, explica Simões.
Revitalização
Entre as medidas previstas está a retirada das duas barreiras eletrônicas do Dnit e dos quebra-molas. Em contrapartida, haverá instalação de seis radares nos pontos mais críticos, mudança da velocidade limite de 50 km/h para 60 km/h, instalação de semáforos e outros tipos de sinalização. Por outro lado, estuda-se a revitalização de todo o trecho, com melhoria das calçadas e canteiros centrais. “A ideia é deixá-la mais bonita, com características urbanas”, afirma o prefeito.
Radares e semáforos em nome da segurança
O prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões (PT), defende a retirada total das lombadas. Segundo ele, o quebra-molas só é importante para os motoristas conscientes, que sabem o objetivo da sua instalação. “Redutores de velocidade de 60 km/h, por exemplo, ao longo do trecho da avenida Tancredo Neves, são algo que vai atingir a todos, garantindo maior segurança”, argumenta.
Uma outra medida que ele não descarta é a instalação de semáforos, especialmente nos pontos de maior velocidade da avenida, no bairro Bom Jesus/Todos aos Santos (próximo à Guiauto). “É importante analisar todos os pontos e medidas necessárias e possíveis”, resume.
Fonte: http://diariodoaco.com.br/noticia.php?cdnoticia=27355
Nenhum comentário:
Postar um comentário