Empresa irá trocar sensores do asfalto e limpar lentes dos equipamentos
Carolina Coutinho
Após dois anos de promessas, a reativação dos radares nas rodovias mineiras deve, enfim, sair do papel. O principal indício que aponta para a volta dos aparelhos apareceu ontem. A Data Traffic, empresa que foi contratada de forma emergencial para religar 22 equipamentos no Estado - dez no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, sete na BR-381, dois na BR-040 e três na BR-356 -, começou a vistoriar os radares para saber se eles ainda têm condições de funcionar. A previsão é que os equipamentos estejam operando em até 15 dias.
A partir de ontem e durante as duas próximas semanas, a empresa - contratada sem licitação para dar manutenção pelos próximos seis meses pelo valor de R$ 1,08 milhão - irá trocar os sensores do asfalto, que registram a velocidade dos veículos e transmitem as informações para o radar; limpar as lentes dos equipamentos; trocar peças (se necessário) e renovar a sinalização vertical e horizontal.
O primeiro aparelho avaliado no Anel foi o localizado nas proximidades do bairro Madre Gertrudes, depois do viaduto da avenida Amazonas, no sentido Rio de Janeiro. Depois da revitalização, é preciso que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) faça a aferição dos equipamentos. O radar que estiver estragado passará por manutenção, o que pode atrasar a sua utilização.
"Acreditamos que até o fim do mês todos os equipamentos estejam funcionando", disse Alexandre de Oliveira, engenheiro supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).
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