sábado, 31 de julho de 2010

2010.07.31 - Amepi discute desenvolvimento cultural e sustentabilidade – DeFato Online

31/07/2010 08h09
Flávia Henriques
Regional Monlevade

Prefeitos, empresários e gestores culturais estiveram reunidos na manhã dessa sexta-feira, 30, na cidade de Dom Silvério para discutir o desenvolvimento a partir da transformação cultural e da sustentabilidade. O evento foi realizado na sede do Clube Campestre, tradicional na cidade, marcando a 203ª Assembleia Ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba – Amepi.

Com o objetivo de promover a integração das cidades que compõem a Amepi, o prefeito anfitrião, José Maria Repolês, informou que as reuniões itinerantes também atuam como agente fortalecedor dos municípios. “Nesses encontros, as cidades anfitriãs podem expor o seu desenvolvimento e criar oportunidades de negócios para seus empresários”, explicou. José Maria também contou que se não fosse a realização deste segundo encontro da Amepi em sua cidade, não seria possível divulgar para as comitivas o potencial turístico saudense e muito menos as peças em ferro do seu conterrâneo, o artista plástico Amilcar de Castro, reconhecido mundialmente e que tem muitas de suas obras (mais de 30) espalhadas pela cidade, formando um museu a céu aberto, para apreciação de todos.

O presidente da Amepi e prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho), compartilhou da opinião do colega ao enfatizar em seu discurso que a integração dos municípios é essencial para o sucesso econômico da região.

Palestras

Três palestras marcaram a Assembleia. A apresentação dos projetos culturais promovidos pelo Centro de Pesquisa e Promoção Cultural – Cepec – ministrada pelo seu gestor cultural Jurandir dos Santos Assis, caboclo da cidade de Araponga, que junto a Dom Silvério compõe o Circuito Turístico Serras de Minas. A segunda palestra também tratou de assuntos ligados à fomentação cultural. A arte educadora Fabiana Lentini, do departamento de Cultura da Funcec, em João Monlevade, fez uma explanação sobre o Projeto “Médio Piracicaba em Movimento”, que tem por finalidade realizar apresentações artísticas da Orquestra Big Band Funcec nas cidades da região.

Encerrando o ciclo de palestras, o presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais – Sindiextra – e vice-presidente do Sistema FIEMG, o engenheiro de minas José Fernando Coura, propôs um novo posicionamento das lideranças dos municípios perante os governos estaduais e federais. Para ele, uma região que gera 30% do PIB mineiro e contribui para a balança comercial brasileira não pode esperar. “Tem que exigir obras, melhorias, se fortalecer. Pois é inaceitável que necessite passar o chapéu para que seja concluída uma obra como a duplicação da BR-381”, pediu Coura às lideranças presentes. Ele ainda mostrou as possibilidades de projetos sustentáveis criados a partir da exaustão da atividade mineradora. Dentre seus exemplos estava o Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, que um dia abrigou uma mina de extração mineral.

Fonte: DeFato Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...