sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2009.12.30 - Reportagem mostra perigos da BR-381 no sentido Belo Horizonte - Bahia - Globominas.com

A BR-381 se tornou uma das rodovias mais perigosas de Minas. Pista única, muitas curvas, obstáculos do asfalto. Os motoristas que passam pela estrada precisam sempre redobrar os cuidados e a atenção.

Principalmente nesta época do ano, por causa da chuva e do movimento das viagens de férias. A Br-381 é o caminho que leva os mineiros ao litoral do Espírito Santo e do sul da Bahia. E como fazer uma viagem mais segura é o que mostram os repórteres Viviane Possato e Paulo Ozanan.

É o caminho que leva os mineiros ao litoral do Espírito Santo e do sul da Bahia. O traçado que acompanha as montanhas exige cuidado. Convidamos um perito da polícia civil pra percorrer o trecho mais perigoso da rodovia, entre Belo Horizonte e João Monlevade.

Nós mal começamos a viagem e já encontramos o primeiro problema, aquela ponte ali aparece logo depois de uma curva, eu estou com o perito de trânsito Marco Aurélio, qual é o problema de uma situação como essa?

Na saída da curva, tem uma ponte que produz um estreitamento da pista, ele vai sair de uma curva e vai sair numa área estreita dificulta manobra. Risco de acidente é maior.

O trecho de 100 quilômetros tem aproximadamente 200 curvas, segundo a Polícia Rodoviária Federal. O que dá em média uma curva a cada 500 metros e o perigo aumenta nesta época do ano por causa das chuvas e do grande número de veículos.

Os carros dividem espaço com muitas carretas, caminhões. O excesso de veículos deixa marcas no asfalto. Buracos. Ondulações.
Nós estamos agora mais ou menos no meio do caminho entre Belo Horizonte e João Monlevade e aqui tem um outro perigo pro motorista: esta ponte que fica no meio de uma curva.

No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal registrou 1.631 acidentes no trecho. Oitenta e oito pessoas morreram. A imprudência é um das causas de tanta tragédia, dizem os especialistas.

O perito diz que a duplicação da rodovia ajudaria a reduzir o número de acidentes. Enquanto essas soluções não chegam, seu Luiz Carlos segue viagem com a prudência mineira.

Segundo o perito, para diminuir os riscos de acidentes, a rodovia também precisa de redutores de velocidade. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que a instalação de radares está em fase de licitação e deve começar em março do ano que vem.

Já as obras de duplicação da BR-381 estão previstas para 2011, num trecho de 310 quilômetros, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Até, lá, os motoristas devem ter cautela. Só no trecho da BR, houve 2.706 acidentes e 138 pessoas morreram, no ano passado.

Fonte: http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/MGTV/0,,MUL1430238-9033,00-REPORTAGEM+MOSTRA+PERIGOS+DA+BR+NO+SENTIDO+BELO+HORIZONTE+BAHIA.html

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