sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

2010.01.11 - Municipalização oficializada - JORNAL DIÁRIO DO AÇO

Divulgação/ASC PMCFI000856 Além da municipalização, foram anunciadas algumas melhorias na região do Caladinho

FABRICIANO – Finalmente, a municipalização no perímetro urbano da BR-381 no município, na avenida Tancredo Neves, foi concretizada. A administração municipal assinou, no último dia 08, o convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que concede ao município o uso do trecho, de aproximadamente sete quilômetros, por 25 anos, podendo ser renovado por mais 25. Atualmente, Fabriciano é a única cidade brasileira a conseguir a municipalização, conforme informou o prefeito Chico Simões (PT), em coletiva concedida em seu gabinete, na tarde de ontem.

A notícia implica em uma série de mudanças no trecho. A principal delas será a instalação de barreiras eletrônicas, semáforos e controle de avanços. O prefeito garantiu que tão logo as barreiras estejam instaladas, os quebra-molas serão retirados da avenida. Chico Simões disse que vai priorizar o cruzamento da avenida situado perto da Escola Municipal Raimunda Coura de Barcelos.

A barreira do Dnit instalada no local, e que não funciona, será retirada. Neste trecho serão instalados semáforos. “Queremos que, pelo menos até o início do período letivo, os semáforos estejam colocados. Faremos tudo para acelerar as melhorias. Vamos, por exemplo, tentar fazer a compra direta dos semáforos para instalar na área da escola”, falou o prefeito.

Velocidade controlada

O trecho municipal da rodovia vai da ponte da divisa com Timóteo até a subida do morro da Usipa. Chico Simões adiantou que, a princípio, a velocidade máxima permitida será de 60 km/h, no trecho duplicado. Onde a via não é duplicada, entre o viaduto de acesso ao distrito do Melo Viana e a ponte de Timóteo, o limite deverá ser de 50 km/h. “Ainda vamos estudar esse limite com os engenheiros. Queremos que as pessoas obedeçam a velocidade, e deixo bem clara a minha posição. Se os motoristas não obedecerem as barreiras fixas vamos colocar o radar móvel.

Não acredito na indústria das multas, e sim, na indústria das infrações”, enfatizou o prefeito.

Outras mudanças

Chico Simões disse ainda que vai fazer algumas alterações do trânsito do bairro Caladinho do Meio. A principal será na rua Belo Horizonte, que terá sentido único. O sentido contrário será feito na rua São Francisco. “O objetivo é desafogar o grande fluxo no local em função da universidade”, comentou o prefeito. Ainda de acordo com Chico Simões, está em estudo a possibilidade de criar um acesso para o Unileste, passando por trás do Posto América. “Todas as mudanças visam a minimização desse excesso de automóveis. Queremos dar segurança aos fragilizados, como ciclistas e pedestres. O objetivo é priorizar a vida”, enfatizou o prefeito.

Fonte: http://diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=43982

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...