quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2010.01.06 - 381 fechará por mais de duas horas - Jornal Vale do Aço

LAIRTO MARTINSmn_00ZjmGasoduto_-_Foto_Lairto_Martins_1 AS OBRAS QUE AINDA RESTAM no perímetro urbano de Ipatinga serão finalizadas até 20 de fevereiro, garante o Consórcio Vale do Aço

Interrupção está programada para as 7h

TIMÓTEO – Devido à necessidade de detonação de uma rocha entre os km 272 e 274 da BR-381, que liga o Vale do Aço a Belo Horizonte, o Consórcio Vale do Aço, que congrega as empresas que executam as obras do Gasoduto Vale do Aço, decidiu interromper o tráfego de veículos nos dois sentidos da rodovia, a partir das 7h desta quarta-feira (6). A explosão ocorre antes do distrito de Cachoeira do Vale, entre o Bairro Santa Rita, em Timóteo, e a Comunidade Lagoa do Pau, pertencente ao município de Jaguaraçu, pouco antes do início do anel rodoviário.

Uma análise técnica constatou que um maciço rochoso junto à estrada oferece riscos de desmoronamentos. Serão necessárias 1h30 apenas para o serviço de detonação e limpeza do local. O fechamento da pista foi programado para uma hora antes da detonação, em função dos preparativos necessários.

Para enterrar a tubulação do gasoduto no local, foram abertas valas com 10m de profundidade, sendo usados instrumentos de impacto para romper a superfície. Segundo o gerente de Contratos do Consórcio Vale do Aço, Paulo Menegolo, esse trabalho provocou o movimento de um grande maciço rochoso, acima da superfície. “Provavelmente essa rocha já apresentava instabilidade. Mas para evitar possíveis desmoronamentos e acidentes, a Gasmig solicitou que o Consórcio fizesse a detonação do maciço, tendo em vista que ele está acima da superfície”.

Área de segurança

A explosão ficou a cargo de uma empresa da região contratada pelo Consórcio Vale do Aço. Mas não foi divulgada a quantidade de explosivos usada na detonação. A área de segurança definida para a execução do serviço foi de 1 km de cada lado da pista.

“Qualquer risco ou problema em decorrência das obras de perfuração ou outra atividade de instalação do gasoduto vamos eliminar,” adiantou Paulo Menegolo, nesta terça-feira.

Ele informou também que a previsão é de que as obras que ainda restam dentro de Ipatinga sejam encerradas até 20 de fevereiro.  Dos 125 km de tubulação das obras no Lote 3 - que vem desde João Monlevade, no entroncamento da BR-262 com a BR-381, até Belo Oriente - 80 km já foram executados, restando apenas trechos entre as os municípios de Antônio Dias e Nova Era para serem concluídos.

Novas interrupções

Na região, ainda existem pontos em que as obras do Gasoduto não foram concluídas, sendo elas no viaduto do Iguaçu, no final da Avenida Brasil; no canteiro da Avenida Pedro Linhares, próximo ao Ipatingão; no Bairro Veneza, em dois pontos, em frente ao posto Faisão e no canteiro da rotatória ao final da Avenida Macapá.
Nesses pontos, a partir da semana que vem devem ocorrer novos congestionamentos, porque o trânsito voltará a funcionar com meia pista. O Consórcio explicou que estará finalizando a interligação entre os pontos de convergência com os viadutos.

Fonte: http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=79876

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...