domingo, 9 de janeiro de 2011

2011.01.06 - Licitação para obras na BR-381 em maio - Diário do Aço

Dnit prevê início de obras de duplicação no primeiro semestre de 2011

EUGENIO MORAES/JORNAL HOJE EM DIAI007944

O Dnit estima investir cerca de R$ 1 bi na construção dos lotes da BR-381

IPATINGA – Até maio deste ano o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deverá abrir um processo de licitação para a contratação das empresas que irão executar as obras de duplicação em dois trechos da BR-381.

Dos oito lotes cujos projetos de engenharia foram licitados no começo do ano passado, três estão em fase de conclusão. Dois deles (6 e 7) compreendem o trecho de Belo Horizonte ao KM 389,5 em São Gonçalo do Rio Abaixo e o terceiro (lote 8) vai até a área de João Monlevade.

Neste último serão 33 quilômetros de obras. De acordo com o Dnit, não há previsão de quando as obras irão começar por causa de recursos ou impugnações que podem ocorrer durante o processo. Outros seis lotes serão concluídos somente no ano que vem.

O Dnit estima investir cerca de R$ 1 bilhão na construção dos lotes 7 e 8 da BR-381, justamente no trecho da saída da Grande BH, considerado um dos mais perigosos.

Dois lotes, talvez o trecho mais importante por prever um novo traçado para a estrada, entre Nova Era e Nova União, ainda não tiveram empresas interessadas na elaboração dos projetos executivos e novos editais serão lançados.

De acordo com o Dnit estes dois lotes não interferem nas primeiras obras de duplicação da rodovia por se tratarem de uma variante (criação de um novo trecho da rodovia).

Sinalização
O Dnit vai investir R$ 12 milhões em sinalização vertical (na pista) e horizontal (placas) nas rodovias federais que cortam Minas na segunda etapa do Programa de Sinalização Rodoviária (Prosinal).

Doze estradas serão contempladas. A BR-381 ficou de fora porque ano passado recebeu verbas destinadas às benfeitorias na primeira fase do programa.

De 2007 a 2010 foram investidos cerca de R$ 50 milhões em sinalização de estradas federais em Minas, na primeira edição do programa. A BR-381 não entrou nesta rodada porque ainda recebe intervenções de sinalização de recursos destinados no ano passado.

O Dnit explica que anteriormente o contrato para os serviços de manutenção e placas indicativas era de dois anos e que foi substituído para um ano. Com isso, a BR-381 deverá estar incluída na próxima etapa prevista para o primeiro semestre deste ano.

Uma das BRs mineiras beneficiadas é a 365, que liga Montes Claros, no Norte do estado, a Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com prolongamento até a BR-364, divisa com Goiás. Ela terá três trechos contemplados.

Repórter : Gizelle Ferreira

Fonte: Diário do Aço

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