domingo, 23 de janeiro de 2011

Rodoanel fica só na promessa - O Tempo

Na BR-381, Dnit promete início das intervenções para setembro deste ano

RAFAEL ROCHA

FOTO: Daniel Iglesias - 1.4.2010foto1_22012011192420A BR-381 é, constantemente, palco de acidentes e congestionamentos

Sempre tema de promessas em campanhas políticas e motivo de grande expectativa por parte da população, a construção do Contorno Rodoviário, conhecido como Rodoanel, não tem previsão para sair do papel. Com o projeto executivo engavetado há dez anos, a obra não tem nem mesmo ordem de serviço do governo federal.

"Ainda não há ordem do Ministério do Transporte para a realização da obra", afirmou o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antonio Pagot. De acordo com ele, a expectativa é de que as intervenções demorem anos para serem concluídas.
A obra desafogaria o fluxo de trânsito em Belo Horizonte com a ligação da BR-381, próximo a Ravena, distrito de Sabará, até outro extremo da rodovia, na altura de Betim, próximo ao viaduto da Krupp. Mas, por enquanto, o único recurso reservado é o que deverá ser usado para a contratação da empresa que vai elaborar o projeto executivo, orçado em R$ 3,6 milhões.

A previsão é que apenas para a elaboração do projeto sejam necessários dois anos. E, segundo o Dnit, o proposta executiva deveria ter ficado pronta no primeiro trimestre de 2008.

Com custo estimado em R$ 1 bilhão, o Rodoanel, que deverá ocupar um trecho de 68 km, cortará Belo Horizonte e outros seis municípios da região metropolitana da capital - Contagem, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Santa Luzia e Sabará.

BR-381. Também no pacote de obras que o Dnit promete para Minas estão as intervenções na BR-381, a chamada Rodovia da Morte. A promessa é de que os trabalhos na estrada comecem em setembro deste ano.

A duplicação do trecho de 70 km entre a saída de Belo Horizonte e o trevo de Santa Bárbara e Barão de Cocais, na região Central de Minas, deve ter a licitação publicada em maio. A duplicação é apontada como solução para melhorar o fluxo da região, que sofre com o grande número de veículos que passam por lá. "Pretendemos contratar os serviços até setembro, mas a via só deve ficar pronta em 2014", informou Luiz Antonio Pagot.

Outras BRs que precisam e têm promessas de melhorias por parte do poder público são a 040, 135 e outros pontos da 381. Para as obras, o governo federal tem reservado R$15 milhões. O Dnit ainda estuda quais trechos serão beneficiados, mas já se sabe que terão prioridade pontos com curvas muito fechadas e que demandam a construção da terceira faixa.

Da lista de verba destinada às obras em rodovias mineiras ainda em 2011, o maior valor é o reservado à duplicação de trechos da BR-365, no Triângulo Mineiro, que totaliza orçamento de R$155 milhões.

Fonte: O Tempo

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