domingo, 26 de junho de 2011

FERIADÃO - Peça gigante trava a BR-381

Landercy Hemerson

Euler Júnior/EM/D.A PRESS20110625190228586A necessidade de manobras da carreta que trazia viga para a futura ponte sobre o Rio das Velhas causou mais engarrafamentos, na manhã e na tarde de ontem

Às vésperas da volta para casa no feriadão prolongado, quem passou pela BR-381, chegada do litoral capixaba e municípios mineiros dos vales do Aço, Rio Doce e Mucuri, enfrentou engarrafamentos, o que deve se repetir hoje em maior volume. No começo da tarde, por duas vezes a via foi fechada para manobras da carreta que transportava a estrutura metálica da ponte definitiva que será instalada no km 454, sobre o Rio das Velhas, no Borges, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A perspectiva é de que o tráfego no local fique complicado no retorno hoje, já que motoristas devem reduzir a velocidade para passar sobre os pontilhões provisórios.

De acordo com o inspetor Aristides Júnior, da Polícia Rodoviária Federal, em situações normais o trecho da BR-381 sofre com os afunilamentos em pontes e viadutos, além de não ser duplicado. “Na volta de fins de semana são comuns os engarrafamentos naquela área devido ao estreitamento da passagem sobre o Rio das Velhas e que agora, com pontilhões provisórios, tem limite de 40 km/hora com redutores de velocidade. Motoristas devem ter paciência e não usar o acostamento como pista, o que é proibido e gera multa de R$ 575”, destaca.

A estrutura da ponte definitiva, uma viga de 70 toneladas e 50 metros de comprimento, saiu ontem pela manhã do distrito de Roças Novas, em Caeté, onde estava desde o fim da tarde da sexta-feira. Agentes da PRF fizeram a escolta da carga excedente e, em algumas curvas fechadas e pontes, o tráfego teve que ser interditado para a passagem única da carreta. Por volta das 11h30, a estrutura chegou ao pátio de um posto de combustíveis vizinho ao canteiro de obras, no Borges.

No começo da tarde, para que a carreta pudesse se deslocar para o ponto em que será preparada para a instalação da estrutura, houve o primeiro fechamento da rodovia nos dois sentidos, por cerca de 15 minutos, com retenção de quase dois quilômetros, principalmente no sentido BH-Vitória. A segunda manobra ocorreu pouco depois das 14h, para que novamente o veículo cruzasse as pistas, e durou 10 minutos.

“Estou na estrada desde as 4h, quando saí de Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha. Vim antes para evitar a confusão do domingo. Mas quando chego aqui encontro o trânsito parado. Sei que é necessário a urgência do transporte da viga, mesmo num feriadão, mas essa correria não seria necessária se as autoridades tivessem feito o papel delas, não esperando a queda da ponte anterior”, reclamou o borracheiro Anadir de Almeida Lopes, de 51 anos.

VIOLÊNCIA

Ontem, pelo menos três pessoas morreram em acidentes, um deles na BR-381, em Itatiauçu, na Grande BH. O motorista de uma caminhonete Hilux, que seguia no sentido BH-São Paulo, bateu na traseira de um caminhão. Ele chegou a ser socorrido no Hospital Regional de Betim, mas não resistiu. Em Itajubá, no Sul de Minas, duas pessoas morreram e três ficaram feridas no choque de um carro com um poste na Avenida Poços de Caldas, que dá acesso à BR-459.

A fiscalização nas rodovias federais será intensificado hoje, com a continuidade da Operação Corpus Christi 2011. De acordo com o inspetor Júnior, “aparentemente” este feriadão pode apresentar uma redução da violência nas estradas. No ano passado, no período entre os dias 2 a 6 de junho, foram 467 acidentes, com 30 mortes e 261 feridos somente nas BRs.

ENTENDA O CASO

No dia 20 de abril, a Polícia Rodoviária Federal interditou a ponte sobre o Rio das Velhas, no Borges, em Sabará, depois que a estrutura apresentou danos, com risco de desabamento. O trânsito foi desviado para a MG-020, em Santa Luzia, Grande BH, e para a BR-356, por Mariana, Região Central. No começo de maio começou a demolição da passagem e ficou definida a construção de nova ponte, atendendo o projeto de duplicação da via. Para minimizar os transtornos, militares do Exército instalaram dois pontilhões provisórios, liberados ao tráfego dia 18, com limite de carga de 60 toneladas. Na quarta-feira, a estrutura metálica da ponte definitiva era transportada pela BR-381, vinda de Ipatinga, Vale do Aço, quando caiu da carreta, bloqueando a pista. Somente na quinta-feira foi reiniciado o transporte da viga. A passagem definitiva deve ficar pronta no segundo semestre deste ano.

Fonte: Estado de Minas

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