quinta-feira, 30 de junho de 2011

Trânsito nas pontes metálicas sobre o Rio das Velhas é liberado para veículos articulados e bloqueio termina

30/06/2011 12h32

PRISCILA COLEN
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

FOTO: ALEX DE JESUS/O TEMPO foto_30062011124846Negociações finalmente terminam na BR-381, com a permissão para a passagem de veículos articulados

Os carreteiros venceram. Depois de muita pressão ocorrendo desde a noite dessa quarta-feira (28), o trânsito nas pontes metálicas sobre o Rio das Velhas, na BR-381, foi liberado para veículos articulados, sendo que agora apenas há restrição para bitrens, rodotrens, veículos com carga excedente, que precisam de permissão especial para trafegar, e com carga acima de 60 toneladas.

Desde a noite dessa quarta-feira caminhoneiros e carreteiros fizeram um bloqueio em protesto contra a proibição da passagem de veículos articulados acima de 30 toneladas nas pontes metálicas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 100 carretas bloquearam a pista nos dois sentidos nesta manhã, dizendo que só iriam liberar o trânsito no trecho se também pudessem passar.

Até o fim da manhã desta quinta a passagem pela ponte havia sido liberada e bloqueada diversas vezes, enquanto a PRF tentava negociar com os motoristas, que insistiam em tentar furar o bloqueio. A decisão de liberar a passagem foi tomada no fim da manhã como forma de estabilizar a situação. Houve congestionamento de cerca de seis quilômetros, nos dois sentidos, e ainda há retenção no trecho.

Situação

Os problemas na passagem pela ponte sobre o Rio das Velhas começaram em abril deste ano, quando a antiga ponte sofreu um afundamento, precisou ser completamente interditada e, em seguida, foi demolida.

Durante o período da interdição, motoristas que usavam o trajeto precisaram passar por desvios que incluíam Santa Luzia e Sabará, na região Metropolitana de Belo Horizonte, além de Montes Claros (BR-135 e BR-251), Curvelo (Br-135) e Sete Lagoas (BR-040), dependendo da rota do motorista.

Em alguns trechos a passagem de veículos articulados foi proibida, o que provocou uma série de transtornos aos carreteiros que precisavam da rota para levar a carga a seu destino final.

Houve inúmeros protestos no que se tornou uma espécie de novela sem previsão para terminar. A ponte definitiva sobre o Rio das Velhas, que deve solucionar estes problemas, deve ficar pronta em cerca de três meses.

Fonte: O Tempo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...