quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fundadores de ONG promovem eventos em memória da filha

por Diário Popular
30/08/2011 00:00

IPATINGA - Os fundadores do Instituto Trânsito Seguro e o Movimento Nacional de Educação e Humanização do Trânsito e em Defesa da Vida (Movet), Maria de Lourdes e Adil Barbosa, promovem um encontro para relembrar os três anos da morte da filha, Raquel Barreto. O evento acontecerá nesta quarta-feira (31), a partir das 10h, no km 140 da BR-458, próximo ao Aeroporto da Usiminas, em Santana do Paraíso.

Segundo os organizadores, o encontro tem a finalidade de unir os familiares e amigos de vítimas de acidentes de trânsito para um manifesto pacífico pela paz e pela vida no trânsito - motivo que inspirou a criação da ONG que busca mudanças na lei de trânsito e conscientizar motoristas e pedestres no dia-a-dia.

Raquel Barreto foi vítima de acidente de trânsito em 2008, em que um agente penitenciário alcoolizado dirigia o veículo que a atingiu. A fatalidade ocorreu no local onde será realizada a manifestação amanhã.

Maria de Lourdes, presidente do instituto, ressalta que depois da perda da filha, ela e o esposo descobriram que não há uma lei para punir à altura aqueles que praticam crimes no trânsito. "Decidimos, juntamente com outras organizações e autoridades, desenvolver um projeto de iniciativa popular em que todos os brasileiros pudessem dar a sua contribuição e mudarmos a lei", observou.

O Movet busca colher assinaturas para alterar a Lei nº. 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, com a intenção de dispor sobre crime doloso e educação no trânsito. Pela proposta, o crime de trânsito causado por motorista embriagado, sob efeito de drogas, ou praticando rachas, deixará de ser considerado culposo e passará a ser tratado como crime doloso, passando a ser inafiançável.

Para a alteração, são necessárias 1,3 milhão de assinaturas em todo o País.
A campanha já reuniu 300 mil assinaturas em todo o Brasil, e possui núcleos de coletas de adesão em andamento no Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Paraná, Bahia, Brasília e outras cidades no país.

MISSA

No mesmo dia, a partir das 19h30, na avenida Galileia, 20, bairro Canaãzinho, uma missa será celebrada pelo bispo Dom Odilon Guimarães, em intenção a todas as vítimas de trânsito e aos três anos da morte de Raquel Barreto.

Fonte: Diário Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...