No Distrito de Roças Novas, caminhão e caminhonete batem de frente; um morre
Daniel Silveira e Eugênio Martins
A Rodovia da Morte, como é conhecido o trecho mais perigoso da BR-381, de Belo Horizonte a João Monlevade (região Central), voltou a fazer vítimas nesse fim de semana. Ontem, uma criança de 2 anos morreu após ser atropelada por um caminhão, na altura de Sabará, na região metropolitana. A irmã do menino, de 13 anos, também foi atingida e sofreu ferimentos.
O acidente aconteceu no sentido Vitória. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as duas crianças estavam em companhia da mãe quando se soltaram dela e tentaram atravessar sozinhas. O motorista do caminhão, Hermes Ribeiro Piler, 39, disse à polícia que não houve tempo para frear ou desviar.
Na noite de anteontem, outro grave acidente na BR-381, também no município de Sabará (no distrito de Roças Novas), matou uma pessoa e deixou outras 11 feridas, algumas em estado grave.
Segundo o Corpo de Bombeiros, um caminhão bateu de frente com uma caminhonete D-20 em cima de uma ponte. A vítima fatal não foi identificada. Segundo o Corpo de Bombeiros, três dos feridos ficaram presos às ferragens. A PRF não soube informar também as causas da batida. A caminhonete estava superlotada.
A recorrência dos acidentes na BR-381 tem motivado manifestações. Somente neste ano, já foram feitos seis protestos de moradores, políticos e entidades de 27 municípios cortados pela rodovia. Todos pedem a duplicação da estrada e mais segurança, especialmente no trecho entre a capital e João Monlevade, marcado por curvas sinuosas.
Em setembro, o movimento SOS 381 pretende promover uma caravana até Brasília e tentar audiências com o presidente Lula e o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para cobrar agilidade na liberação de recursos para a obra.
Segundo a entidade, a média de mortes na rodovia é de duas por dia. O dado leva em consideração os óbitos registrados posteriormente nos hospitais.
Demora. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a previsão é que a obra comece apenas no segundo semestre de 2010, como previsão de término em 2013. No entanto, a duplicação pode não sair do papel, já que o governo federal também estuda a proposta feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de conceder a BR-381 para a iniciativa privada, mas sem a garantia das melhorias pleiteadas.
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