Luana Cruz -
Publicação: 21/01/2011 10:47 Atualização: 21/01/2011 11:10
Devido aos acidentes, BR-381 conquistou a triste alcunha de 'rodovia da morte'
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot afirmou na manhã desta sexta-feira, em entrevista coletiva no programa Brasil em Pauta, que as obras de duplicação da BR-381 podem começar a partir de agosto deste ano. O trecho de entre Belo Horizonte e Governador Valadares, conhecido por ser palco de muitas mortes, entra em processo de licitação até a primeira quinzena de maio. Segundo Pagot, o projeto de reestruturação da rodovia está sendo revisto. O primeiro trecho que receberá atenção são os 70 quilômetros entre a capital e João Monlevade.
Pagot admite que a BR-381 já deveria ter sido duplicada. “É uma rodovia que foi construída há muito tempo, é antiga e extremamente sinuosa”, afirma. Ele reforçou o perigo da estrada falando sobre impunidade de motoristas que não respeitam a sinalização da via. Para ele, quando se mistura o elevado tráfego de caminhões na BR e o trânsito de carros que insistem em trafegar acima da velocidade permitida, a combinação é perigosa.
Anel
Pagot afirmou na entrevista que o projeto para reestruturação do Anel Rodoviário de BH está sendo ampliando com a previsão de mais 7,5 quilômetros de vias marginais. Entre as intervenções estão um novo entroncamento com BR-040 e um novo acesso para Rodoviária de BH. O projeto do Anel também deve ser licitado em maio deste ano.
Emergência
O governo federal vai investir R$ 150 milhões em obras emergenciais para recuperar estradas prejudicas pelas chuvas. No caso de Minas Gerais, são 12 rodovias em situação de emergência, sendo que oito delas serão recuperadas nos próximos 60 dias. Outras quatro ainda vão ficar em obras por cerca de 180 dias. Nesse período o tráfego nas vias serão feitos por rotas alternativas indicadas pela Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: Portal Uai
Alguns Tecnocratas do governo federal dizem que duplicar não é o bastante para evitar acidentes; Mas veja o exemplo da R. Fernão Dias; Diminuiu praticamente a zero. E olha que foi uma duplicação mal feita, hein!
ResponderExcluirSrs. governadores. A duplicação da br 381 pelo menos entre Belo Horizonte e Jão Monlevade (que é o trecho que mais mata, inclusive 2 acidentes fatais ja ocorreram nos dois primeiros dias de carnaval de 2011) deverá ser DUPLICADA imediatamente.Já está comprovado que br. não tem condições de suportar o volume de tráfego que nela passa.Portanto Srs.governantes pelo amor de deus evite mais mortes nessa estrada.
ResponderExcluirÉ um absurdo instalar 21 radares na BR 381 e não iniciar as obras de duplicação. É tirar dinheiro do bolso de quem nela passa e colocar nos cofres públicos para ser desviado pelos nossos governantes. Não à instalação de radares na 381. Sim à duplicação
ResponderExcluirEduardo Jerônimo
ResponderExcluirBom dia. Espero que seja feita uma obra de boa qualidade, e não faça mais uma porcaria com o dinheiro do povo, as pontes por exemplo devem ter no minimo três faixas para não se tornarem pontos de retenção, como acontece em dias de muito movimento.