sábado, 23 de abril de 2011

Matérias publicadas em 14/04/2011:

“Autoridades questionam demora na Duplicação da BR 381 e põe representante do Dnit em “xeque” durante audiência pública”

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Bell Silva

Durante a audiência Pública ocorrida na Câmara Municipal de João Monlevade ocorrida na manhã dessa quinta-feira, 14, Deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais cobraram mais agilidade nas obras de duplicação da BR-381 e ações paliativas até que o serviço seja concluído.

A audiência foi solicitada pelos deputados Adalclever Lopes (PMDB), Anselmo José Domingos (PTC), Célio Moreira (PSDB) e Gustavo Valadares (DEM).

O supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit-MG), Alexandre Oliveira, que veio representando o Superintendente Regional do departamento, Sebastião Donizete de Souza, informou que as obras do primeiro trecho, entre Belo Horizonte e São Gonçalo do Rio Abaixo, devem ser concluídas no final de 2013.

O Deputado Célio Moreira, um dos mais otimistas em relação a Duplicação da BR-381 chegou a tecer um comentário alfinetando o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, o vereador Carlos Roberto Lopes (PV), Pastor Carlinhos. Ele disse que o soube que o vereador afirmava com veemência que a duplicação não saia do papel e que o vereador está equivocado. “Temos que sair daqui com a certeza de que a duplicação vai sim, sair do papel, e não ficarmos pensando que essa realidade é impossível como pensa o vereador”, disse Célio.

Alexandre Oliveira explicou que as obras de duplicação, divididas em dez lotes, encontram-se em três fases distintas. O trecho mais próximo a Belo Horizonte (lotes sete e oito) será priorizado porque sua capacidade de tráfego está esgotada e ali ocorre o maior número de acidentes. Segundo o representante do Dnit, as audiências públicas exigidas em lei já estão agendadas, nesse trecho, para a primeira semana de maio. A partir daí, terá início a licitação das obras. "Se tudo correr bem, o trecho deve ser iniciado no fim de outubro e concluído no fim de 2013", disse o engenheiro.

Também no início de maio, o Dnit espera receber propostas para os lotes nove e dez, que incluem variantes do Rio Santa Bárbara e o trecho do Rio Una, em São Gonçalo, até a cidade de Nova Era. Segundo Alexandre Oliveira, esses lotes estão atrasados porque não houve empresas interessadas. Por fim, os lotes um a seis, do Rio Una a Governador Valadares, ainda não têm os projetos concluídos, o que deve ocorrer entre julho e agosto. "Devemos licitar a maioria das obras neste ano", prevê.

Em relação a João Monlevade, Alexandre Oliveira enfatizou que o Dnit deverá acelerar as obras de construção de uma variante do Rio Uma passando por São Gonçalo do Rio Abaixo até Nova Era. Segundo ele, enquanto nos demais trechos da BR-381 a duplicação será feita ao lado do tráfego, usando desvios, a readequação da rodovia. Autoridades locais lamentaram o fato de o trecho que inclui João Monlevade ter ficado para o final das obras, uma vez que é o mais crítico ao longo dos 112 km até Belo Horizonte.

O prefeito de Dom Silvério e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), José Maria Repolês, foi duro em suas críticas e entrou em defesa do vereador Pastor Carlinhos. “As obras na BR-381 não começarão em 2011. Sempre há recursos na licitação, às vezes a pedido do próprio governo, para atrasar mais a obra. O que o vereador Pastor Carlinhos disse é a mais pura verdade e concordo com ele em tudo, é preciso mais seriedade nesta questão", desabafou Repolês. O vereador Pardal, de Caeté, também afirmou que a mesma discussão feita em Monlevade ocorreu há dois anos em Itabira e não resultou no início das obras.

O Pastor Carlinhos ao fazer uso da palavra disse que só acredita na duplicação quando ela estiver sendo realizada. “Somente no papel e em reuniões como essa, eu não acredito e digo mais se caso ocorrer algum sinal dessa duplicação, acredito só de 2012 em diante. Este ano não irão fazer nada”, desabafou o vereador.

O Provedor do Hospital Margarida Lucien Marques disse que o Hospital Margarida é o hospital que mais recebe vítimas de acidentes de carro no país. “Nos últimos quatro meses, foram 160 acidentados o que representa 1.3 ao dia em um trecho de 60 quilômetros da 381 que ligam Nova Era a São Gonçalo do Rio Abaixo. Concordo com o Pastor Carlinhos e o presidente da AMEPI, esse trecho entre João Monlevade e São Gonçalo não sai do papel”, enfatizou Lucien.

João Carlos Guimarães, assessor de comunicação da ArcelorMittal disse que nos projetos de duplicação da Arcelor não se cogita a possibilidade da duplicação da BR-381. A empresa trabalha no projeto da duplicação da produção, mas estuda transportes alternativos para escoar a produção como a ferrovia. “A iniciativa privada, não considera como órgão concreto a duplicação da 381. A região de João Monlevade perde investimentos por falta de estrutura de transportes ”, disse o assessor.

Dois requerimentos nesse sentido foram aprovados durante a reunião. Um do deputado Anselmo José Domingos, solicitando o envio de ofício ao Ministério dos Transportes e ao Dnit pedindo melhoria no trevo de acesso à Itabira, na BR-381. E outro do deputado Célio Moreira, solicitando que seja construído um trevo no bairro Santo Hipólito, em João Monlevade, fato que foi sugerido pelo vereador Sinval Jacinto (PSDB), durante a audiência. Sinval disse ainda que há pelo menos dez anos se fala na duplicação da rodovia e que não acredita que saia agora, por isso solicitou melhorias no trevo.

Autoridades questionaram também os prazos previstos por Alexandre Oliveira. Em função disso, Anselmo José Domingos apresentou requerimento, aprovado, com envio de ofício ao Ministério e ao Dnit para que enviem à Assembléia o cronograma completo de todos os lotes da duplicação. A comissão temática da Câmara dos Deputados também será oficiada para que peça as mesmas informações. "Em 2009, participei das audiências públicas para as obras no Anel Rodoviário e, até hoje, nada foi feito", afirmou o parlamentar, para quem o apelo para a duplicação da BR-381 une todos os mineiros.

Citando a complexidade da estrada e as prováveis dificuldades da obra, o deputado Mauri Torres (PSDB) também afirmou ser impossível iniciar a duplicação antes de 2012. "Precisamos contar com a boa vontade de todos, do Ministério Público, dos ambientalistas", afirmou. Para Mauri, a duplicação também deve durar muito mais que o previsto, chegando a dez ou 15 anos. Por isso, ele também defendeu a realização de obras paliativas.

Celinho do Sittocel (PCdoB) lembrou que a BR-381 tem sido palco de tragédias diárias e que o último investimento na estrada foi feito em 2004. "Foi um recapeamento importante pois, sem ele, a BR estaria intransitável", afirmou. Ele comemorou o fato de os cortes de recursos feitos pelo Governo Federal não terem alcançado esse projeto. "Serão mais de R$ 2 bilhões e 25 obras de arte", detalhou. Já Célio Moreira afirmou que só vê promessas e que a 381 continua sendo a rodovia da morte. "As pessoas precisam ir e vir com segurança", defendeu. Ele cobrou ainda um efetivo maior da Polícia Rodoviária Federal em Minas.

Essa cobrança foi feita também pelo presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes. Por outro lado, ele disse estar otimista em relação à duplicação. "Nós nos reunimos com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Éramos quase 50 parlamentares e ele garantiu que os recursos para a 381, para a 040 e para o Anel já estão disponíveis", afirmou.

Outros dois requerimentos foram aprovados pela comissão. Do deputado Celinho do Sinttrocel, de envio de ofício ao ministro dos Transportes e ao diretor-geral do Dnit, para que participem das audiências públicas que subsidiarão os processos licitatórios na BR-381. E o deputado Célio Moreira teve aprovado requerimento de visita a conjunto habitacional no bairro Palmeiras, em Governador Valadares, para averiguar as casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, que estariam caindo.

Fonte: Blog Popular

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“Duplicação da BR-381 deve iniciar ainda este mês, anuncia prefeito”

prefeito-timoteoO SENADOR Clésio Andrade (PR), o prefeito Sérgio Mendes (PSB) e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. (Foto: JVA)

O prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes (PSB), cidade no Vale do Aço, a cerca de 115 quilômetros de Itabira, demonstrou na última terça-feira (12) seu otimismo de que ainda no mês de abril seja publicado o edital que dará início ao processo de duplicação da BR-381, que hoje é conhecida como “Rodovia da Morte”. O anúncio da obra foi realizado em Brasília no mês de fevereiro, quando Mendes esteve em Brasília, no Ministério dos Transportes, acompanhado do senador Clésio Andrade (PR) e do deputado federal Reginaldo Lopes (PT).

O deputado Reginaldo Lopes participou de reunião da bancada mineira realizada na última semana no Ministério dos Transportes, quando o titular da pasta, Alfredo Nascimento, informou que a contratação do projeto executivo e de obras complementares do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, inicialmente prevista para 5 de abril, deverá ser concluída ainda este mês. “Algumas empresas contestaram alguns pontos no edital, então vamos responder os questionamentos dentro dos prazos”, explicou. “Com isso, abriremos as propostas no dia 26 de abril”, calculou o ministro.

ALIANÇA
“A presidente Dilma Rousseff (PT) é mineira e sabe da importância de garantirmos melhores condições de tráfego nesta rodovia, que a cada feriado é campeã de acidentes e mortes”, avaliou o prefeito. O custo da primeira etapa da duplicação, ligando a capital mineira a São Gonçalo do Rio Abaixo, num trecho de aproximadamente 100 km, foi estimado em R$ 2 bilhões.

Duplicação da BR-381 está prevista para outubro, informa o Prefeito João Izael

As estatísticas mostram que é justamente este o trecho onde ocorrem mais acidentes, em especial durante os feriados prolongados. Conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente no último feriado de carnaval morreram 45 pessoas vítimas de acidentes nas estradas federais que cortam Minas. A BR-381 é campeã de vítimas entre as rodovias. (Com JVA)

Fonte: Via Comercial

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“Palio com 4 pessoas capota na 381”

AKRc6ms9Palio_que_capotou_na_BR-381O carro ficou descontrolado na pista molhada

JAGUARAÇU – Quatro pessoas foram socorridas ao Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), em Timóteo, depois de sofrerem um grave acidente na BR-381, em Jaguaraçu, no início da manhã desta terça-feira (12). Altamiro Ferreira dos Santos, de 70 anos, Maria Helena da Cruz, 58, Maria Rodrigues dos Santos, 79, e Cleuza Ferreira Santos de Oliveira, 70, estavam no Fiat Palio placas HBS-4958, de Belo Horizonte, que ficou descontrolado no quilometro 380 da rodovia e capotou.

O carro era dirigido por Altamiro, que saiu de Governador Valadares e seguia para a capital mineira. Ele perdeu o controle do veículo logo depois de a pista ficar molhada por uma garoa. O automóvel rodou na pista, capotou várias vezes e foi parar em um pasto.

O Palio foi retirado do local por um guincho. As vítimas, que foram socorridas por uma unidade do Corpo de Bombeiros, sofreram apenas ferimentos leves.   

Fonte: JVA Online

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“Carreta tomba e interdita pista da BR-381”

Estado de Minas

Publicação: 14/04/2011 07:19 Atualização: 14/04/2011 07:21

Uma carreta carregada de carvão tombou, na manhã desta quinta-feira, no Km 662 da BR-381. O acidente aconteceu em Perdões, no Centro-Oeste de Minas.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, não houve vítimas, mas a pista no sentido São Paulo/BH está totalmente interditada. Não há previsão para normalizar o tráfego.

Fonte: Portal Uai

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“Engavetamento entre sete veículos deixa uma pessoa ferida na BR-381 em Rio Manso”

João Henrique do Vale -

Publicação: 14/04/2011 17:24 Atualização:

Uma pessoa ficou ferida em um engavetamento entre sete veículos, na tarde desta quinta-feira, na BR-381, na Região de Rio Manso, na Região Central de Minas. 
De acordo com a Concessionária Autopista Fernão Dias, que administra a rodovia, dois caminhões, duas carretas e três carros, bateram no km 533 da BR. A vítima, ainda não identificada, foi socorrida e encaminhada para o Hospital Regional de Betim.

Os veículos foram retirados da pista, mas por volta das 17h20, ainda havia quatro quilômetros de lentidão.

Fonte: Portal Uai

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“Engavetamento causa lentidão na BR-381, em Rio Manso”

Batida envolveu sete veículos e somente uma pessoa se feriu; congestionamento chegou a quatro quilômetros

Pedro Rotterdan - Repórter - 14/04/2011 - 18:15

Um engavetando envolvendo sete veículos na BR-381, quilômetro 529, em Rio Manso, na Grande BH, deixou o trânsito lento no local e, apesar do número de veículos envolvidos, apenas uma pessoa ficou ferida.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a batida envolveu duas carretas, dois caminhões e três carros. A vítima foi socorrida por uma ambulância da Auto Pista Fernão Dias, responsável pela rodovia, e encaminhada para o Hospital Regional de Betim.

A pista já foi liberada e o congestionamento no sentido SP/BH chegou a quatro quilômetros.

Fonte: Hoje em Dia

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Carreta tomba e atinge carro de passeio na BR 381 em São Gonçalo”

São Gonçalo do Rio Abaixo -

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um grave acidente na tarde dessa quarta-feira, 13, no km 375 da BR 381, entre João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo.

De acordo com a PRF, por volta das 14h, a carreta Mercedes Bens Axor 2540 S, placa GVQ-8824 de Belo Horizonte, conduzida por Sivanil Macedo Ribas, 55, tombou em uma curva e atingiu o veículo Fiat Uno placa GYO-3797 de Vespasiano (MG) que era conduzido por Emerson Pereira Araújo, 38.

A carreta que seguia de João Monlevade para Jacareí (SP), carregada com engradados de garrafas vazias, tombou e se arrastou por cerca de 80 metros até parar do outro lado da rodovia há poucos metros de uma ribanceira com mais de 50 metros de altura. Quase toda a carga ficou espalhada às margens da BR 381.

O condutor do Uno que seguia no sentido contrário, contou que a carreta tombou ao sair da curva e foi derrapando pela pista até atingir o veículo. "Quando vi que a carreta vindo em minha direção, joguei meu carro o máximo para o acostamento para tentar evitar a batida, mas mesmo assim ela [a carreta] pegou na lateral do meu carro e me jogou para fora. Foi um susto muito grande", contou Emerson que viajava sozinho no veículo. Ele não se feriu no acidente.

Já Sivanil Macedo quebrou o braço esquerdo e teve vários ferimentos pelo corpo, além de ter um dos dedos da mão esquerda esmagado. Uma equipe do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) esteve no local e conduziu a vítima ao Hospital Margarida.

Wesley Baia Pinheiro, 41, da mesma empresa de bebidas que viajava em outro caminhão, e vinha logo atrás, contou que eles haviam carregado em uma distribuidora em João Monlevade e que passam pela rodovia pelo menos duas vezes por semana e que tanto ele como o colega conhecem bem o trecho. Ele disse que Sivanil teria dito que o rolamento da roda esquerda da carreta travou o que teria feito o veículo tombar.

O acidente ocorreu a cerca de 400 metros de onde foi instalado um radar eletrônico. O trânsito no local não ficou prejudicado porque os dois veículos envolvidos no acidente pararam fora da pista.

Fonte: Jornal Bom Dia

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