sábado, 30 de abril de 2011

Matérias publicadas em 27/04/2011:

Interdição na BR-381 traz prejuízos para transportadoras e empresas de ônibus do Vale do Aço - in360

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“Novas pontes serão instaladas na BR 381 - JA 1ª Edição”

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“Acidentes provocam engarrafamentos de até 10 Km na BR-381 - MGTV 1ª Edição”

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“Dois caminhões tombam na BR-381 - JA 2ª Edição”

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“Ponte metálica poderá ser instalada sobre o Rio das Velhas - JA 2ª Edição”

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“Exército avalia possibilidade de ponte provisória na BR-381- MGTV 2ª Edição”

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“Interdição da ponte dificulta vida dos moradores e até resgate - MGTV 2ª Edição”

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“Ponte sobre Rio das Velhas tem histórico de remendos”

Thobias Almeida - Estado de Minas

Publicação: 27/04/2011 06:00 Atualização: 27/04/2011 07:07

20110427070743975653uPonte condenada, que foi projetada para receber 500 veículos/dia e atualmente operava com 50 mil, será trocada por estrutura de concreto e metal

Construída há mais de cinco décadas, a ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, apresenta histórico de problemas estruturais. A interdição da construção às vésperas do feriado de semana santa é o ápice de uma série de problemas. Por três vezes o governo federal precisou fazer reparos na estrutura, mas, segundo o Dnit, em fevereiro, empresa de consultoria avaliou que a obra de arte estava em condições de continuar a receber tráfego, inclusive os caminhões pesos-pesados que diariamente cortam a Rodovia da Morte.

Na época da construção, a BR-381 estava apta a receber até 500 veículos por dia e a capacidade de transporte dos caminhões era muitas vezes menor. Atualmente, o fluxo no trecho é 100 vezes maior: de acordo com o Dnit, são 50 mil veículos ao dia. E parte considerável é formada por caminhões levando dezenas de toneladas de carga, o que compromete a condição do asfalto e, no caso das obras de arte, sua estrutura de sustentação.

Faltando dois anos para completar o trigésimo aniversário, em 1985, a ponte apresentou o primeiro problema mais sério. Por causa do desassoreamento do Rio das Velhas, a água baixou cerca de seis metros e, por isso, foi preciso reforçar a fundação, evitando que a estrutura sofresse com trepidações. Passados 10 anos, novo comprometimento obrigou a contratação de empresa para instalar cabos sob a estrutura, para garantir estabilidade. Depois de mais quatro anos, em 1999, a exposição de ferragens mostrava mais uma vez a condição precária da ponte.

De lá para cá, segundo o Dnit, eram feitas vistorias periódicas para avaliar, entre outros itens, a condição da estrutura. A última inspeção foi feita em fevereiro e a empresa deu aval para que o tráfego fosse mantido, apesar de prever a necessidade de intervenções na obra de arte durante o processo de duplicação da rodovia, previsto para começar naquele trecho ainda este ano. “Não detectaram nada grave. Nenhum problema aparente”, diz o superintendente do Dnit em Minas, Sebastião Donizete. Dois meses depois da vistoria, na quarta-feira passada, a ponte cedeu. (PRF)

Fonte: Portal Uai

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“Deputados querem estadualização das BRs em Minas”

Thobias Almeida - Estado de Minas

Publicação: 27/04/2011 06:00 Atualização: 27/04/2011 06:28

Parlamentares estaduais que compõem o Bloco Transparência e Resultado estiveram nessa terça-feira na ponte interditada para avaliar a situação, defenderam a estadualização das BRs e cobraram do governo federal medidas urgentes para amenizar o caos que se instalou no estado em decorrência da paralisação da BR-381.

Os deputados garantem que, uma vez estadualizadas, e com os repasses da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico por parte do governo federal, as rodovias seriam melhor cuidadas pelos estados, que estão mais perto dos problemas.

“A estadualização é importante porque até hoje não se conseguiu um resultado para a duplicação da rodovia. Com o repasse dos recursos para o estado, a solução seria mais rápida”, analisa o deputado Bonifácio Mourão (PSDB). Ele salientou que a ponte sobre o Rio das Velhas foi construída há mais de 50 anos e previa tráfego de caminhões de até sete toneladas, sendo que hoje há veículos que cruzam a estrutura carregando até 40 toneladas. “O movimento previsto era de 500 veículos por mês, hoje são 60 mil”, salienta o parlamentar.

O deputado Fred Costa (PHS) disse que o quadro de calamidade é o mesmo em outros pontos de Minas. “Estamos solicitando a atenção do governo federal para as nossas rodovias”, explicou. Chamaram a atenção de Fred Costa a rachadura na ponte e estado precário dos passeios da estrutura, esburacados e, em algumas partes, com largos vãos que punham em perigo os pedestres.

Recursos

O governo federal vai repassar recursos ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que fará melhorias estruturais nas rodovias estaduais para onde foi desviado o fluxo de veículos da BR-381, por causa da interdição da ponte sobre o Rio das Velhas. O anúncio foi feito nessa terça-feira pelo superintendente do Dnit em Minas, Sebastião Donizete de Souza, depois de reunião com o governador Antônio Anastasia (PSDB) na Cidade Administrativa. O valor do investimento e a data do início das obras de recuperação do asfalto e reforço da sinalização não foram informados. O governador determinou que a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) intensifique a fiscalização nas estradas e a orientação aos motoristas que passaram a usar as rotas alternativas.

O encontro foi solicitado por Anastasia, que colocou a estrutura do DER-MG à disposição do Dnit. “Na história rodoviária de Minas, nunca tivemos situação tão grave como esta. Vamos reforçar a sinalização e a orientação aos motoristas, para que haja o mínimo de transtorno possível nos acessos às cidades incluídas nas rotas alternativas. A estrutura viária também será reforçada, como na Rodovia dos Inconfidentes”, disse o governador.

Segundo o superintendente do Dnit, além da BR-356, passarão por reformas a MGC-262, entre Sabará a Caeté; a MG-435, entre Caeté e a BR-381; a AMG-145, conhecida como Avenida Beira Rio, em Santa Luzia; a Via 240 e a MG-020, prolongamento entre BH e Santa Luzia. Outra medida anunciada por Anastasia foi a antecipação da pavimentação das rodovias entre Taquaraçu de Minas e Bom Jesus do Amparo e entre Caeté e Barão de Cocais. “São obras orçadas em R$ 5 milhões, que estavam previstas para começar em 2012. Vamos começá-las neste ano.”(Com EB)

Fonte: Portal Uai

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“Ponte provisória é confirmada”

Previsão é que Exército inicie montagem ainda neste fim de semana

Publicado no Jornal OTEMPO em 27/04/2011

NATÁLIA OLIVEIRA

Especial para O TEMPO

FOTO: CHARLES SILVA DUARTE - 25.4.2011foto_26042011233146Melhoria. Passarela instalada pelo Exército será substituída; obra será feita por empresa responsável pela construção da nova ponte

A construção de duas pontes provisórias na BR-381, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi confirmada ontem pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O anúncio, adiantado na edição de ontem por O TEMPO, foi feito pelo superintendente do órgão em Minas, Sebastião Donizete. As pontes, em estrutura metálica, serão montadas pelo Exército.

Os trabalhos estão previstos para começar ainda neste fim de semana. O Dnit tem à disposição sete estruturas metálicas do tipo para serem usadas no país em caso de emergência. Elas podem ser montadas rapidamente, em um período médio de 15 dias.

O tráfego na BR-381 está interditado sobre o rio das Velhas há uma semana, quando um dos pilares da ponte que passa pelo local cedeu. Desde então, os motoristas são obrigados a adotar dois desvios, um pelo centro de Sabará e outro por Santa Luzia. Além do aumento do percurso em até 54 km, os congestionamentos são constantes.

As passagens provisórias serão construídas ao lado da ponte condenada, cada uma atendendo a um sentido da via. Técnicos do Exército devem ir hoje ao local para fazer uma avaliação da área. Eles irão analisar o comprimento, largura, altura das pontes, além da viabilidade do melhor ponto para a construção.

"Temos que procurar os melhores acessos para ligar a BR-381 às pontes", disse Donizete. Cabeceiras nas entradas e saídas das passagens provisórias também serão construídas.

Pela estrutura só poderá passar um veículo de cada vez, o que deve causar congestionamentos. Caminhões mais leves também poderão usar a estrutura. "Mesmo com a lentidão, acredito que as pontes vão minimizar os transtornos para os motoristas", disse o superintendente. Cerca de 50 mil veículos devem passar diariamente pelas pontes provisórias.

Ainda na semana que vem, a empresa contratada para as obras da ponte definitiva deve começar a construção de uma nova passarela para pedestres, semelhante à instalada pelo Exército, porém mais reforçada.

A ponte definitiva sobre o rio das Velhas deve ficar pronta em seis meses. O Dnit elaborou projeto que será entregue a três empresas ainda nesta semana. "Vamos analisar os orçamentos das construtoras e a que apresentar o melhor orçamento será contratada", disse o superintendente Sebastião Donizete.

A expectativa é que a demolição da estrutura danificada aconteça na próxima quarta-feira. A construção da nova ponte, que vai obedecer ao projeto de duplicação da BR-381, começa no dia 23 de maio. As obras de melhoria do traçado da rodovia, entre a capital e João Monlevade, têm previsão de início em setembro.

Fonte: O Tempo

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“Anastasia anuncia obras de melhoria nos desvios”

FOTO: DNIT/DIVULGAÇÃOfoto1_26042011233343A ponte metálica é similar à demonstrada, em setembro, em Brasília

Em paralelo à instalação das pontes metálicas, o governo mineiro irá providenciar intervenções nas estradas que vêm sendo utilizadas como desvio. Sinalização e alguns trechos do pavimento serão melhorados e erosões, corrigidas.

Outra medida divulgada ontem pelo governador Antonio Anastasia foi a antecipação de melhorias em dois trechos contemplados pelo Caminhos de Minas, projeto voltado a intervenções nas estradas.

O trecho que liga Taquaraçu a Bom Jesus deve ter a obra iniciada ainda neste ano, assim como a estrada que liga os municípios de Caeté a Barão de Cocais. Ambas as obras estavam previstas para começar apenas em 2012, num custo total de R$105 milhões. "Nunca tivemos uma situação tão grave como essa na história rodoviária de Minas", avaliou Anastasia.

A licitação para a obra de duplicação nos dois primeiros trechos da BR–381 deve ser publicada em maio, segundo informou ontem o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). (Rafael Rocha)

Fonte: O Tempo

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“Moradores de Sabará sofrem com reflexos da interdição da ponte na BR-381”

27/04/2011 21h21

JOANA SUAREZ

www.twitter.com/Otempoonline

FOTO: LEO FONTES/O TEMPOfoto_27042011212741Militares carregam homem na BR-381

Moradores de Sabará, na região metropolitana, permanecem sofrendo os reflexos da interdição da ponte sobre a BR–381. Nesta quarta-feira, um senhor de 66 anos que teve febre e convulsões precisou ser carregado para atravessar a passarela provisória instalada no local para, só então, seguir de ambulância até um hospital.

“Fiquei mais de quatro horas esperando socorro. Se tiver que morrer, morre aqui mesmo”, desabafou o filho do idoso, o representante comercial Wadson Rodrigues.

O Exército iria nesta quarta ao local para avaliar a montagem da ponte provisória para veículos, mas o voo dos militares atrasou, e a vistoria foi adiada para esta quinta-feira. Duas estruturas metálicas serão construídas ao lado da ponte condenada há uma semana após o afundamento de um dos pilares.

Segundo o superintendente do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas, Sebastião Donizete, a estrutura tem um limite de 60 m de comprimento e 4 m de largura. Conforme ele, o Dnit vai construir, dentro de duas semanas, uma nova passarela para pedestres, mais alta, mais larga e mais segura.

Os moradores reclamam também do transporte público. De acordo com eles, nem todas as linhas de ônibus estão passando no local, e há poucos veículos para a quantidade de passageiros. Nesta quarta, técnicos da Cemig estiveram no local para melhorar a iluminação.

Fonte: O Tempo Online

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“Adiada avaliação para instalação de ponte metálica na BR-381”

Ernesto Braga

Daniel Silveira

Publicação: 27/04/2011 19:28 Atualização: 27/04/2011 19:47

20110427194637649203eMilitares do exército ajudam morador de Sabará a atravessar a ponte com o pai que estava passando mal

Foi adiada para esta quinta-feira a avaliação que o Exército faria para instalação da ponte metálica para veículos de passeio sobre o Rio das Velhas, na BR-381. A vistoria estava agendada para esta quarta-feira, mas parte da equipe das Forças Armadas estava fora de Belo Horizonte e o voo que a traria para a capital atrasou. A previsão é que a vistoria tenha início às 8h.

A ponte metálica poderá ser instalada, como medida paliativa, ao lado da estrutura de concreto que cedeu, interditado totalmente o tráfego de veículos e pedestres no trecho da rodovia na altura do km 454, em Sabará. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, não soube responder a nenhuma pergunta sobre a proposta de instalação da estrutura. Embora seja o Dnit o órgão responsável pela rodovia, ele alegou que apenas o Exército pode responder pelo projeto.

Demora

Um morador de Sabará esperou por mais de quatro horas para receber socorro médico na tarde desta quarta-feira. Domingos Rodrigues, 66 anos, policial militar reformado, ardia em febre quando o filho, Wadson Rodrigues, 33, pediu atendimento aos Bombeiros e Samu.

Como nenhuma ambulância foi atender ao chamado, Wadson carregou o pai sobre a ponte que cedeu. Militares do Exército o colocaram em uma ambulância e o levaram para o hospital. Wadson demonstrou preocupação pela interdição da ponte, que prejudica, além do comércio e transporte na Região, o atendimento médico de urgência.

Fonte: Portal Uai

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“Exército avalia instalação de ponte metálica na BR-381”

Com exceção de caminhões com cargas pesadas, estrutura permitirá acesso para todos veículos

Iracema Amaral - Repórter - 27/04/2011 - 20:23

Luiz Costa2817325626

Ônibus minimizam o sofrimento da população em ambos os lados da ponte

Engenheiros do Exército de Itajubá e do Rio de Janeiro definem na quinta-feira (28) sobre a viabilidade da construção de uma ponte de metal sobre o Rio das Velhas, na BR-381, para o tráfego de veículos. A atual, de concreto, está interditada desde o último dia 20, depois de apresentar rachaduras e perigo de desabamento.

Nesta quarta-feira (27), o superintendente do Dnit, Sebastião Donizeti, disse que a provável solução para o trânsito na rodovia beneficiará todo tipo de veículo. Haverá restrição apenas para caminhões que transportam cargas pesadas. “Esse limite quem vai estabelecer é o Exército”, afirma.

Outra dúvida de Donizeti é se a ponte de metal disponível será compatível com a atual estrutura viária naquele trecho da BR-381. A ponte condenada tem 177 metros de extensão. A estrutura metálica cogitada como alternativa, até que a definitiva seja construída, tem 60 metros. “O Exército, que tem know-how nesse tipo de construção, vai decidir quais as obras que precisam ser feitas, de fundação, para suportar a estrutura metálica, e também para realizar o encontro da ponte com a rodovia”, explica Donizeti.

Ele informou que o veto pelo Exército dessa ponte de metal comprada pelo Dnit significa que população terá que esperar, no mínimo, seis meses até a construção da nova ponte de concreto. A previsão é que a demolição comece na próxima quarta-feira. Como se trata de uma obra de emergência, a legislação dispensa processo licitatório, que demanda um prazo mais longo de concorrência pública entre empresas interessadas.

Também na próxima semana deverá estar concluída a montagem e a instalação de uma nova passarela de metal para a travessia de pedestres. No local, está instalada uma improvisada pelo Exército, feita dois dias depois da interdição da ponte.

O inconveniente dessa passarela é a instabilidade para quem precisa atravessá-la. Ela foi instalada sobre pequenos barcos, virados de cabeça para baixo. A correnteza do Rio das Velhas faz a estrutura metálica balançar muito. O problema é agravado pela falta de corrimões firmes para apoio das mãos. O que existe são cordas de naylon para ajudar a manter o equilíbrio. Na quarta-feira, um senhor aparentando mais de 70 anos, precisou ser carregado porque chegou a desmaiar. Ele foi socorrido por uma ambulância.

Fonte: Hoje em Dia

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“Trânsito é totalmente liberado na BR-381 depois de acidentes”

João Henrique do Vale -

Publicação: 27/04/2011 16:05 Atualização: 27/04/2011 16:16

O trânsito foi totalmente liberado na BR-381, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira. Uma carreta carregada de óleo de cozinha tombou na altura do km 478 e fechou a rodovia completamente no sentido São Paulo/ Belo Horizonte. Na mesma rodovia, um outro acidente também deixou o trânsito lento. 

No primeiro acidente, de acordo com a PRF, o motorista confessou ter cochilado no volante. Ele perdeu o controle, bateu e tombou. Um Gol, de placa HNU 6134, de Belo Horizonte, seguia atrás e colidiu na carreta. Francisco de Paulo Costa, condutor do veículo de carga, e Maria de Aguiar, passageira, foram encaminhados para o Hospital João XXIII.

Confira a galeria de fotos dos acidentes

Na mesma rodovia, altura do km 494, uma carreta carregada com 30 toneladas de ração também parou o trânsito. O veículo bateu na mureta central da pista e tombou. O acidente, que também aconteceu no sentido São Paulo/BH, Bairro Jardim Petrópolis, não deixou vítimas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista Antônio Carlos de Oliveira estava em alta velocidade em uma curva perigosa. Segundo os policiais, o condutor estava a 90 Km/h, quando a velocidade permitida é de 60.

Fonte: Portal Uai

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“Acidentes deixam feridos e interditam trechos da BR-381 na Grande BH”

27/04/2011 06h30

FELIPE REZENDE

Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

FOTO: CRISTIANO TRAD/O TEMPOfoto_27042011090214Carreta que transportava óleo de cozinha tombou na BR-381

Três acidentes envolvendo carretas deixaram três pessoas feridas e causam interdições na manhã desta quarta-feira (27) em três pontos da BR-381. De acordo com a Polícia Rodoviária, o primeiro acidente ocorreu na altura do bairro Amazonas.

Segundo a polícia, uma carreta carregada com óleo de cozinha tombou quando seguia no sentido Belo Horizonte, próximo ao km 478. Três pessoas que estavam no veículo ficaram feridas. O trânsito está interditado e sendo desviado pela Via Expressa. O congestionamento já chega a seis quilômetros.

Betim

O segundo acidente ocorreu na altura do km 494, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma carreta que transportava ração tombou na pista. Por volta das 11h, duas faixas foram liberadas no sentido Belo Horizonte.

Ainda em Betim, desta vez no km 495, uma outra carreta bateu na mureta central e está bloqueando uma faixa no sentido BH. Conforme a PRF, o trânsito é lento no local. Ninguém ficou ferido.

Atualizada às 11h02.

Fonte: O Tempo Online

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“Trânsito continua interditado na BR-381, em Betim, depois de quase quatro horas”

Luana Cruz -

Gabriela Pacheco - Aqui Betim

Publicação: 27/04/2011 10:51 Atualização: 27/04/2011 12:48

20110427105507227116iA carreta com ração fechou parte da rodovia e continua na pista nesta manhã

O trânsito continua interditado na BR-381, em Betim, Região Metropolitana de BH na manhã desta quarta-feira. Uma carreta carregada de óleo de cozinha tombou na altura do km 478 e fechou a rodovia completamente no sentido São Paulo/ Belo Horizonte. Depois de quase quatro horas de interdição, motoristas enfrentaram de congestionamento de seis quilômetros perto do Bairro Amazonas. Um desvio foi feito pela via marginal.

De acordo com o Inspetor Marcelo Mendonça, da Polícia Rodoviária Federal, o motorista confessou ter cochilado no volante. Ele perdeu o controle, bateu e tombou. Um Gol, de placa HNU 6134, de Belo Horizonte, seguia atrás e colidiu na carreta. Francisco de Paulo Costa, condutor do veículo de carga, e Maria de Aguiar, passageira, foram encaminhados para o Hospital João XXIII.

Veja a galeria de fotos dos acidentes

Na mesma rodovia, altura do km 494, uma carreta carregada com 30 toneladas de ração também parou o trânsito. O veículo bateu na mureta central da pista e tombou. O acidente, que também aconteceu no sentido São Paulo/BH, Bairro Jardim Petrópolis, não deixou vítimas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista Antônio Carlos de Oliveira estava em alta velocidade em uma curva perigosa. Segundo os policiais, o condutor estava a 90 Km/h, quando a velocidade permitida é de 60.

A carga ficou espalhada na pista e segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas a faixa da direita flui normalmente.

20110427110936575660oA carga de óleo também ficou espalhada na rodovia

Fonte: Portal Uai

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“Empresa que fez substituto do Viaduto das Almas é concorrente para obras na BR-381”

Ernesto Braga

Pedro Rocha Franco -

Publicação: 27/04/2011 07:16 Atualização:

A empresa responsável pela construção do substituto do Viaduto das Almas, na BR-040, é uma das fortes candidatas à construção da nova ponte sobre o Rio das Velhas. Uma fonte do setor da construção pesada informou ao Estado de Minas que a empreiteira está na lista de três concorrentes para a empreitada. Funcionários da empresa, inclusive, já teriam visitado o local, para avaliar as condições.

Mas o Dnit sustenta que a escolha ainda não foi feita. Depois de selecionadas as três concorrentes, elas apresentam envelopes com valores referentes à obra e a proposta com menor preço é a indicada. “É uma das empresas que têm know-how”, diz o superintendente Sebastião Donizete, em relação ao questionamento do nome da M.Martins. O EM tentou contato com a direção da empresa, mas não teve sucesso.

Fonte: Portal Uai

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“Acidentes com carretas complicam trânsito na BR-381”

Dois veículos tombaram e um se envolveu em um acidente no canteiro central

Amanda Paixão - Repórter - 27/04/2011 - 08:05

Acidentes envolvendo carretas deixam o trânsito complicado na manhã desta quarta-feira (27) na BR-381, em Contagem e Betim, na Grande BH.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta que fazia o transporte de oléo de cozinha tombou na altura do quilômetro 478, no Bairro Amazonas, em Contagem. O acidente aconteceu no sentido São Paulo - Belo Horizonte e deixou três pessoas feridas. O congestionamento na região chegou a seis quilômetros.

Na mesma rodovia, outro acidente ocorreu na altura do quilômetro 494, em Betim. Uma carreta carregada de ração tombou no sentido Betim. Uma faixa foi interditada e o trânsito é lento. Não houve vítimas.
Próximo ao local, no quilômetro 495, um acidente, no sentido contrário, envolvendo outra carreta também causa lentidão do trânsito. O veículo teria batido contra a mureta central. A faixa da esquerda está interditada e uma longa fila de veículos começa a se formar. Não houve feridos.

Fonte: Hoje em Dia

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“Acidentes com carretas interditam BR-381 em Betim”

Luana Cruz -

Publicação: 27/04/2011 07:11 Atualização: 27/04/2011 07:38

Motoristas que vão passar por Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira devem ter paciência. Dois acidentes interditaram a BR-381. Uma carreta carregada de combustível tombou na altura do km 478 e fechou a rodovia completamente no sentido São Paulo/ Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três pessoas ficaram feridas no acidente. O congestionamento no município chegou a seis quilômetros. Na altura do km 494 a pista ficou parcialmente interditada depois que uma carreta atingiu a mureta central da rodovia. O acidente, que também aconteceu no sentido São Paulo/BH, não deixou vítimas. As faixa da esquerda ficou fechada deixando o trânsito muito lento na região.

Fonte: Portal Uai

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“Avaliação da ponte para veículos é adiada para quinta-feira (28)”

27/04/2011 18h42

ANA CLARA OTONI/JOANA SUAREZ

www.twitter.com/Otempoonline

Foi adiada a avaliação do Exército para a instalação da ponte metálica para veículos de passeio na BR-381, onde a ponte do Rio das Velhas cedeu, para a próxima quinta-feira (28). A avaliação estava prevista para essa quarta-feira (27) não aconteceu devido a um atraso no voo da equipe do Exército que sairia do Rio de Janeiro, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit).

Fato semelhante ocorreu na instalação das passarelas para pedestres, quando a equipe do Exército também atrasou devido ao congestionamentos nas estradas.

Fonte: O Tempo Online

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“Questão de física”

Durante o feriado prolongado da Semana Santa, o abalo no pilar de uma ponte na BR-381 foi suficiente para conturbar o trânsito de veículos de uma grande parte do Estado. Viagens longas que, em condições normais, durariam sete horas demoraram o dobro por causa dos desvios e congestionamentos.

Ontem, o mesmo ocorreu na capital, quando uma carreta com 40 mil litros de álcool combustível tombou no Anel Rodoviário, obstruindo as duas pistas. O acidente travou o trânsito numa parte da cidade durante cerca de seis horas, com as pessoas não conseguindo chegar no horário a seus destinos.

Mais uma vez, ficou constatada a extrema dependência da população de Belo Horizonte ao transporte rodoviário. Isso faz com que, se esse sofre uma pane, interrompendo o fluxo de veículos, a cidade entre em parafuso, com os habitantes sendo imobilizados, prisioneiros de grandes congestionamentos.

Pelo Anel Rodoviário circulam, por dia, cerca de 100 mil veículos. Trata-se de uma via de ligação entre várias regiões da cidade, todas densamente povoadas. Qualquer interrupção no seu fluxo de veículos afeta as outras regiões, provocando um efeito dominó que repercute nos pontos mais distantes.

Foi o que ocorreu ontem. Desavisados, de repente motoristas de veículo particular e passageiros de transporte coletivo viram-se presos dos congestionamentos, sem possibilidade de escapar deles porque o traçado da cidade não permite o uso de fugas alternativas em maior escala, fora dos corredores de tráfego.

Os administradores públicos e os engenheiros de trânsito têm se empenhado em propor soluções por meio de grandes obras rodoviárias, que custam caro e são demoradas. Deveriam pensar também em rotas alternativas, para os casos emergenciais, sobretudo porque estamos na iminência de receber grandes eventos.

O problema é físico: uma cidade pensada para 300 mil habitantes não pode abrigar dez vezes esse número.

Fonte: O Tempo

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“Anastasia discute com Dnit soluções para melhorar tráfego na BR-381 e recuperar ponte”

27/04/2011 08h05

O governador Antonio Anastasia reuniu-se, nesta terça-feira (26), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais, Sebastião Donizete, com o objetivo de discutir soluções para recuperação da ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381, interditada desde a última quarta-feira (20), e medidas alternativas para reduzir os transtornos para a população. A recuperação da ponte e a obra de duplicação da BR-381 são de responsabilidade do governo federal.

Durante a reunião, Antonio Anastasia classificou a situação como a mais grave da história rodoviária de Minas Gerais e reiterou que, mesmo já tendo levado o fato ao conhecimento da presidente da República, Dilma Rousseff, e do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, continuará acompanhando os desdobramentos da operação de reconstrução da ponte.

“Disse e reitero que, na história rodoviária de Minas Gerais, nunca tivemos situação tão grave como esta. Na realidade, estamos cortando o acesso da capital a todo o Leste do Estado e também aos estados da Bahia e do Espírito Santo. É uma área economicamente importante. É de fato, uma situação grave. Falamos isso para a senhora presidenta e levamos isso ao ministro dos Transportes. O governo federal está ciente da gravidade, tanto que autorizou o diretor-regional do Dnit a tomar imediatamente essas providências. O Governo do Estado fará o acompanhamento e vamos continuar cobrando, como é missão constitucional nossa, mas, também, colaborando naquilo que é de nossa competência, da nossa possibilidade, para que sejam minimizadas ao máximo as consequências que, lamentavelmente, são muito ruins, especialmente para as pessoas que moram ao longo dessa região. Temos comerciantes ao longo da rodovia. Temos pessoas que usam ônibus metropolitanos para acessar suas casas. Então, de fato, o desgaste é muito grande e os transtornos são imensos”, afirmou o governador. 

Menos transtornos à população

O governador anunciou que iniciativas paliativas deverão ser tomadas para que a população não seja ainda mais prejudicada até que a ponte definitiva fique pronta. A primeira delas será a instalação de duas pontes provisórias construídas em estrutura metálica para o tráfego de veículos. 

“O Dnit está estudando a possibilidade, juntamente com técnicos de engenharia do Exército, de instalar uma ponte provisória, que dependerá de estudos técnicos a serem concluídos nos próximos dias. Solicitei ao Dnit e à Polícia Rodoviária Federal que, diante das circunstâncias e das dificuldades, especialmente com o tráfego, seja dada uma prioridade absoluta na sinalização e da orientação aos motoristas, quer de carro de passeio, ônibus ou caminhões, para que haja o mínimo de transtorno possível”, disse o governador. 

O governador afirmou que o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) trabalhará em conjunto com o Dnit para melhorar as condições de estradas que podem servir como desvios da BR-381. 

“O Governo do Estado colocou à disposição a estrutura do DER/MG e, em parceria com o Dnit, vamos reforçar a estrutura viária da malha policiada pela Polícia Rodoviária Estadual, porque as MGs serão utilizadas como rotas alternativas, juntamente com outras BRs, como, por exemplo, a rodovia dos Inconfidentes. Na hipótese de essas pontes metálicas não serem possíveis de serem construídas, vamos ter de desviar o trânsito todo, como já está acontecendo agora, mas, com uma adequação ainda maior, melhorando e reforçando a malha rodoviária dessas MGs estaduais”, disse o governador. 

Segundo Donizete, a instalação das pontes metálicas depende de estudos que estão sendo finalizados juntamente com o Exército. As pontes atenderão além dos pedestres, a todos os tipos de veículos. “Essas pontes o Dnit já adquiriu, basta acertarmos os detalhes técnicos, devido à largura do rio, mas acreditamos que possamos tê-las prontas para uso em menos de um mês”, disse.

Sebastião Donizete confirmou que a ponte definitiva sobre o rio das Velhas deverá estar pronta em até 180 dias. Para dar agilidade à obra, uma solução emergencial, que agrega aço e concreto na construção, será adotada. De acordo com ele, a ponte deverá ser demolida a partir desta quarta-feira (27), e a expectativa de início das obras é dia 23 de maio. 

Tráfego alternativo pelas MGs

Durante a reunião, o governador anunciou a antecipação das obras de duas estradas estaduais localizadas nas proximidades da BR-381, na região da ponte interditada, para melhorar o tráfego de acesso ao Vale do Aço. As obras, que fazem parte do programa Caminhos de Minas, receberão investimento de R$ 105 milhões.

Uma das estradas liga Taquaraçu de Minas a Bom Jesus do Amparo, chamada alternativa Norte de acesso para a BR-381. A outra, alternativa Sul, liga Caeté a Barão de Cocais. O governador ressaltou que as duas estradas desafogarão o tráfego durante as obras de duplicação da rodovia, previstas para ser iniciadas ainda este ano. 

“Estamos antecipando essas duas exatamente em razão de toda a complexidade que é a BR-381. Vamos licitar as obras e iniciá-las este ano para serem concluídas talvez no final do ano que vem. Essas estradas não têm relação direta com a ponte, mas é bom deixar claro que essas duas alternativas vão desafogar a BR-381, porque a duplicação da BR-381 será longa, complexa, que vai levar alguns anos. Então vamos ter essas nossas obras estaduais prontas antes disso, permitindo maior segurança. Quando ela ficar pronta, teremos também essas alternativas. Uma liga Barão de Cocais a Caeté, e a outra vai ligar o município de Taquaraçu a Bom Jesus do Amparo”, afirmou o governador. 

Segundo o superintendente do Dnit, Sebastião Donizete, na próxima semana, será realizada audiência pública para discutir com a população as obras de duplicação da BR-381, nos lotes 7 e 8, entre Belo Horizonte até São Gonçalo do Rio Abaixo. A expectativa do Dnit é que essas obras comecem no segundo semestre deste ano. 

Participaram da reunião, o vice-governador Alberto Pinto Coelho, os secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira; o diretor-geral do DER/MG, José Elcio Monteze; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Waltair Vasconcelos; além dos prefeitos de Santa Luzia, Gilberto Dorneles, de Sabará, William Borges, de Caeté, Ademir Carvalho, e Alvinópolis, João Batista de Moraes.

Agência Minas

Fonte: DeFato Online

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“Interditada desde antes do feriado da Semana Santa, ponte do Rio das Velhas causa transtornos aos usuários”

27/04/2011 09h10

Tatiana santos

Desde que a ponte do Rio das Velhas cedeu, na altura do Km 455 da BR-381, na última quarta feira, 20 de abril, interditando o trecho entre Belo Horizonte e Sabará, os usuários da via têm sofrido com muitos transtornos.

A empresa de transportes Saritur, unidade Itabira, tem tido muitos contratempos e precisou alterar os itinerários dos ônibus. As linhas que fazem o trajeto de Itabira a Belo Horizonte (e vice-versa) estão tendo de passar por Santa Luzia. Essa alteração na rota aumenta cerca de 30 a 40 minutos a viagem, em condições normais de trânsito, chegando a duas horas e meia de viagem.

Segundo uma atendente da empresa, na semana passada ocorreu um acidente na estrada e a viagem durou nove horas.

Taxistas e estudantes, que vão todos os dias a Belo Horizonte, também estão sofrendo com a situação. Bruno Rodrigues, universitário que vai de segunda a sexta a capital estudar, conta que a viagem está atrasando em meia hora, todos os dias. “Mesmo assim porque Raimundão [Raimundo Agostinho, também estudante, que trabalha no DER] conhece todas as estradas da região”, disse, ao informar que estão usando um desvio pouco acessado por outros motoristas.

Governador discute com Dnit soluções

O governador Antonio Anastasia reuniu-se nessa terça-feira, 26 de abril, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais, Sebastião Donizete, com o objetivo de discutir soluções para recuperação da ponte sobre o rio das Velhas.

Durante a reunião, Anastasia classificou a situação como a mais grave da história rodoviária de Minas Gerais e reiterou que, mesmo já tendo levado o fato ao conhecimento da presidente da República, Dilma Rousseff, e do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, continuará acompanhando os desdobramentos da operação de reconstrução da ponte. A recuperação da ponte e a obra de duplicação da BR-381 são de responsabilidade do governo federal.

Fonte: DeFato Online

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Caminhão de madeira tomba 381”

São Gonçalo do Rio Abaixo -

Nessa segunda-feira, 25, por volta das 17h30, um caminhão, placas MRV-1285 de Cuiabá/Mato Grosso, carregada de madeira tombou no km 370 da BR 381, próximo a Porteira Amarela em São Gonçalo do Rio Abaixo.

A carreta seguia do Mato Grosso para o Espírito Santo quando o motorista perdeu o controle ao fazer uma curva e tombou. O motorista e uma passageira tiveram ferimentos e foram socorridos pelo Sevor. O trânsito ficou lento no local.

Fonte: Jornal Bom Dia

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