domingo, 24 de abril de 2011

Matérias publicadas em 22/04/2011:

“Exército começa instalar passarela sobre o Rio das Velhas - MGTV 2ª Edição”

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“Passarela para pedestres ficará pronta neste sábado - JA 2ª Edição”

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Passarela será instalada no Rio das Velhas, diz Exército - MGTV 1ª Edição

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“Exército começa obras para passarela de pedestres - JA 1ª Edição”

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“Manutenção do Dnit poderia ter evitado que ponte cedesse”

Descaso.Especialistas dizem que por estar dentro de rio, pilar fica vulnerável a problemas de sustentação

Órgão nega falha e diz que vistoria, em 2010, não indicou abalos na estrutura

FOTO: FOTOS DANIEL IGLESIASfoto_22042011000157Haja paciência. Quem passou ontem pelos desvios criados na BR-381 sofreu com o trânsito parado

Engenheiros afirmam que o afundamento da ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381, na divisa de Belo Horizonte com Sabará, anteontem, é fruto da falta de manutenção na estrutura. Três especialistas em engenharia de transportes e sustentabilidade ouvidos ontem por O TEMPO disseram que uma manutenção rotineira na estrutura poderia ter evitado o afundamento do pilar que sustenta a ponte.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nega que tenha havido falhas. Segundo o supervisor do órgão, Alexandre Oliveira, a última intervenção na estrutura aconteceu no fim da década de 90, período considerado suficiente, segundo ele. Uma vistoria, no ano passado, de acordo com o supervisor, não teria detectado problemas no pilar da ponte.

Os especialistas defendem que checagens anuais poderiam ter apontado os problemas. A estrutura foi construída há 60 anos.

Para o professor de engenharia civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ronaldo Gouvea, a sobrecarga de caminhões que trafegam no trecho pode ter acelerado o processo de abalo nas vigas.

O coordenador da Faculdade de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG, Nilson Tadeu Nunes, explicou que a constante movimentação da água do rio aliada à falta de serviços de contenção e proteção das vigas de sustentação, compromete a estrutura, o que reforça a tese de necessidade de manutenção constante. "Não podemos prever como será a intensidade das águas. Por isso são necessárias vistorias constantes. O maior problema para a engenharia são as inconstâncias das águas. As estruturas feitas sobre elas requerem atenção redobrada".

Segundo os especialistas, períodos de chuvas intensas e as estiagens prolongadas também podem favorecer o abalo na estrutura.

Para o engenheiro civil especialista em engenharia do valor e sustentabilidade, Luiz Geraldo Crespo Arruda, o grande problema está na falta de administração de bens públicos. "Não temos um histórico de conservar os bens públicos. Isso vale para pontes, estradas ou qualquer outro bem que necessite de um cuidado a longo prazo".

Essa não é a primeira vez que a ponte sobre o rio das Velhas é interditada por problemas na estrutura. Em fevereiro de 2000, a grande quantidade de buracos fez com que o Dnit impedisse a passagem de veículos e pedestres por 60 dias. As crateras chegaram a abalar a mureta de proteção da ponte nos dois sentidos. Agora, com o afundamento do pilar, a estrutura será demolida.

Saída do feriadão

Trânsito lento durante o dia

Quem passou ontem pelos desvios sugeridos pelo Dnit, em Santa Luzia e Sabará, na região metropolitana da capital, para evitar passar pelo trecho interditado da BR-381 sofreu com o trânsito praticamente parado. Pela manhã, quando movimento foi maior por causa do início do feriado prolongado, o transtorno foi ainda maior.

Muitos motoristas sequer sabiam da interdição, ocorrido na quarta-feira à tarde, depois que parte da estrutura que sustenta a ponte afundou. A interdição vale tanto para carros quanto para pedestres, apesar de muitos não respeitarem.

A dona de casa, Valéria Andrade, 42, seguia com a família para Itatiaiuçu, na região Central do Estado, e ao passar por Santa Luzia ficou parada no congestionamento. "As crianças estão impacientes e o sol que está muito forte. Está sendo muito difícil viajar assim".

Nos desvios, filas de carros se formaram com os motoristas que queriam se informar antes de seguir viagem. Em Santa Luzia, o tráfego ficou bastante lento na MG-020 e na MG-145, que dão acesso à cidade. Policiais rodoviários e guardas municipais ajudavam as pessoas a encontrar o caminho. Em alguns trechos, faixas colocadas pelo Dnit mostravam a alternativa de trajeto. Dentro da cidade o tráfego também foi bastante intenso. Os congestionamentos chegaram a 10 km.

Cratera. Para piorar a situação, os motoristas foram surpreendidos com a interdição de um trecho da MG-145. Por causa de uma cratera aberta na pista, o trânsito foi reduzido a uma das vias. (NO)

Desvio irrita caminhoneiros

Os caminhoneiros obrigados a desviar para a BR-356, em direção a Ouro Preto, reclamaram do prejuízo na jornada de trabalho. Ontem, eles só puderam pegar a estrada após as 15 horas por causa da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, na cidade histórica.

Postos de gasolina, à beira da rodovia, ficaram com os pátios lotados de motoristas à espera da autorização para seguir viagem. "Ficamos oito horas sem fazer nada", disse o caminhoneiro José Ferreira Costa, 57, que saiu de Betim, às 6h e interrompeu a viagem uma hora depois.

Com a liberação do tráfego, o trânsito ficou lento já que muitos caminhões saíram ao mesmo tempo. (Thiago Nogueira)

Consequências

Oportunidade. Alguns moradores aproveitaram o trânsito quase parado nas cidades de Sabará e Santa Luzia, que assumiram o tráfego que passava pela ponte interditada, para vender água e picolés. Ontem, vários vendedores ambulantes circulavam entre os carros tentando vender algum produto. "O engarrafamento é ruim para as pessoas, mas para mim é ótimo", disse o vendedor Carlos Vaz, 59.

Prejuízo. Diferente dos ambulantes, dois postos de combustíveis que ficam bem próximos do trecho interditado, em Sabará, reclamaram da queda nas vendas.

Fonte: O Tempo

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“Sofrimento vai durar seis meses”

Tropa do Exército que iria vistoriar o local ficou presa em engarrafamento

Natália Oliveira e Joana Suarez

Especial para O Tempo

foto5_22042011002033

Os transtornos enfrentados pelos motoristas, ontem, em Sabará e Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão longe de acabar. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pelos próximos seis meses as únicas alternativas para fugir da interdição da ponte sobre o rio das Velhas são os desvios que começaram a ser usados horas após o afundamento de um dos pilares da estrutura, anteontem à tarde.

Técnicos vistoriaram o local, ontem, e confirmaram que a ponte terá mesmo que ser demolida. A construção da nova estrutura não deve ser concluída antes de setembro. "É impossível recuperar essa estrutura. Teremos que construir uma ponte nova e definitiva, o que deve ficar pronta em seis meses", explicou o diretor geral de infraestrutura rodoviária do Dnit, Hideraldo Caron. A demolição da ponte, segundo o diretor, será feita de maneira gradual.

Por Sabará, o percurso até retornar à BR-381 é aumentado em 54 km. A opção de desvio por Santa Luzia aumenta em 24,5 km a viagem. Em ambos os casos, o trânsito da rodovia será integrado ao tráfego das duas cidades. Caminhões estão proibidos de usar a alternativa. Por dia, passam pelo trecho 40 mil carros.
O técnico em informática, Sérgio Silva, 28, mora

dor de Santa Luzia, contou que por causa da interdição está demorando quase o triplo do tempo para chegar ao trabalho. "Não sei como vai ser de agora em diante, estou pensando em dormir na casa de amigos".

A operadora de telemarketing, Leila Rodrigues, que mora em Sabará, na divisa com a ponte, gastou mais de três horas para chegar em casa, ontem. "Estou rezando para meu filho não adoecer e precisar ir a um hospital da capital porque o único posto de saúde que temos mais próximo não suporta a demanda".

Segundo o superintendente do Dnit, Sebastião Donizete, o projeto de construção da nova ponte deve ser apresentado na semana que vem a três empresas do ramo. "Não haverá licitação porque será uma obra emergencial. A empresa que tiver a melhor estrutura e orçamento será escolhida". Duas estruturas irão substituir a atual ponte. A obra emergencial, no entanto, será para construção de apenas uma delas. A segunda vai acompanhar o cronograma de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

Fonte: O Tempo

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“Morador cobra obra provisória no local”

FOTO: Daniel Iglesiasfoto6_22042011002033Sem medo. Motociclista ultrapassa monte de pedras para evitar longo desvio por dentro da cidade

Revoltados com a interdição da ponte, cerca de cem moradores fizeram uma manifestação ontem próximo à estrutura, na BR-381. Eles cobram uma solução imediata para que a população possa acessar o outro lado da ponte. "Sem a ponte, nós temos que andar cerca de 3 km até Santa Luzia para pegar um ônibus lá", reclamou a moradora Heloísa Santos.

Ontem, o Exército iria ao local para avaliar a construção de uma passarela provisória para os pedestres. Mas, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), um congestionamento na estrada atrasou a vinda da tropa. "Se o tempo que o Exército julgar necessário para construir a passarela for mais do que duas semanas, nós vamos contratar uma outra empresa para fazer a obra", disse o diretor de infraestrutura do Dnit, Hideraldo Caron.

Mas os moradores do bairro Borges e da comunidade do Capitão Eduardo, na divisa entre Sabará e Belo Horizonte, atendidos por cinco linhas de ônibus que passavam pela ponte, afirmam que não podem esperar. (JS)

Fonte: O Tempo

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“Motociclistas e pedestres ignoram risco e furam bloqueio”

FOTO: DANIEL IGLESIASfoto7_22042011002033Apesar da ordem para não usar ponte, população arriscou

Muitos pedestres e motoqueiros continuaram transitando pela ponte interditada. Eles passavam por debaixo das faixas de pano que alertavam para a interdição. Depois, superavam os montes de terra e pedra colocados para bloquear o trânsito.

Segundo o morador Antônio Oliveira, 40, os pedestres se arriscavam porque o desvio pela cidade é muito grande. "Nós temos medo de passar por aqui, mas pela cidade o trecho é muito maior", disse o morador.

Hoje, o Dnit vai instalar um equipamento topográfico para analisar se a ponte continua cedendo e se apresenta perigo de cair. Caso o risco de desabamento seja constatado, o órgão vai pedir reforço policial para bloquear a passagem. (NO)

Fonte: O Tempo

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“Caos e revolta no feriado”

Interdição de ponte na BR-381, em Sabará, transforma o dia de motoristas e passageiros em verdadeiro inferno. Engarrafamentos e reclamações marcaram a quinta-feira santa

Ernesto Braga

Fotos: Gladyston Rodrigues/D.A Press20110421205131947Tudo parado na Avenida Beira Rio, em Santa Luzia. Cena que se repetiu em outras vias da cidade na Grande BH, totalmente tomada por milhares de veículos

A ocasião não poderia ser mais adequada para penitência se o martírio não fosse causado pela omissão do poder público com a malha rodoviária federal mineira. Ontem, no primeiro dia do feriado de semana santa, motoristas e passageiros que buscaram rotas alternativas à interditada ponte do Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pagaram todos os seus pecados. O sofrimento dos que passaram por Santa Luzia, saindo ou a caminho da capital, foi maior. No início da manhã, longo congestionamento já se formava no Centro da cidade, onde o trânsito deu um nó. Em um trecho de 10 quilômetros, até chegar ao trevo de Santa Luzia, na BR-381, foram gastas três horas, o que causou indignação e revolta. Também não escapou do calvário quem preferiu passar por Sabará e Caeté para chegar à rodovia federal que leva ao Espírito Santo. Não houve congestionamento, mas o tráfego ficou carregado, principalmente dentro de Caeté, e faltou informação para os motoristas.

A reportagem do Estado de Minas chegou à Via 240, no Bairro São Gabriel, Região Nordeste de BH, às 6h de ontem, rumo a Santa Luzia. Às 6h09, se deparou com uma longa fila de veículos na Rua Alto do Tanque, no Centro da cidade, sentido BR-381. Na tentativa de se livrar da retenção, a equipe do EM buscou nova rota, dessa vez pela Rua Rio das Velhas, passando pela antiga ponte no curso d’água, também no Centro. Oito minutos depois (6h17), encontrou novo congestionamento pela frente. Até conseguir romper o trajeto de apenas 10 quilômetros pela Avenida Beira Rio, saindo no trevo da BR-381, o relógio já marcava 9h.

EROSÃO NA PISTA

Além da grande quantidade de carros, ônibus e caminhões, o fluxo era liberado de forma intermitente, por causa da erosão em uma das duas pistas da Avenida Beira Rio, próximo ao trevo da BR-381. Dois homens da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) liberavam um sentido do trânsito a cada meia hora. Impacientes, motoristas e passageiros, entre eles mulheres com crianças de colo, desceram dos veículos, debaixo de sol forte. Infrações de trânsito também eram flagrantes: motoqueiros usaram a calçada para fugir do engarrafamento.

No sentido contrário, as pessoas que viajavam pela BR-381 e eram obrigadas a entrar no trevo de Santa Luzia, por causa da interdição da ponte no Rio das Velhas, também enfrentaram retenção e lamentaram o atraso inesperado para chegar ao destino e curtir o feriadão. A fila de carros, que começava no início da Avenida Beira Rio, seguia pela rodovia federal, sentido Espírito Santo. Às 11h, o engarrafamento era de quatro quilômetros, passando pelo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 450, em Sabará. A placa informando que veículos acima de 8 toneladas são impedidos de trafegar na Beira Rio foi ignorada. Ônibus e caminhões passaram livremente pela via, entre eles o carreteiro Adilson Martins, de 51 anos, que transportava 25,4 toneladas de escória do Vale do Aço para Sete Lagoas.

O movimento de automóveis também foi intenso na MGC-262, entre Sabará e Caeté, e na MG-435, de Caeté à BR-381, mas sem congestionamentos. As principais vias de Caeté, como a Avenida João Pinheiro, ficaram sobrecarregadas. Muitos motoristas pararam para pedir informações sobre como chegar à rodovia. Algumas faixas foram espalhadas pela cidade, como na Praça Doutor Yves Mathieu.

Fonte: Estado de Minas

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“Interdição da BR-381 congestiona BR-040”

Passagem por Ouro Preto, que seria alternativa de quem evitou a BR-381, causa um gargalo na saída para o Rio de Janeiro e enfurece os caminhoneiros, bloqueados por oito horas

Thobias Almeida - Estado de Minas

Publicação: 22/04/2011 07:14 Atualização: 22/04/2011 07:36

20110422072347459700uOpção para os que descartaram viagem por Sabará ou Santa Luzia, BR-040 também teve congestionamentos

O fechamento da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, provocou transtornos nas BR-040, até a altura do trevo para Ouro Preto, e na 356, que dá acesso a essa cidade e seria alternativa a quem viaja para o Vale do Aço, Leste mineiro e Espírito Santo. O prejuízo maior ficou com os caminhoneiros, proibidos de circular na 356 entre as 7h e as 15h dessa quinta-feira, por causa das solenidades do 21 de Abril. A falta de sinalização e avisos irritou ainda mais os motoristas de carga pesada.

Muitos profissionais foram surpreendidos com a proibição. Desde a saída da capital até o primeiro posto de controle montado pela PMRv, no km 29 da 356, em frente ao condomínio Alphaville, em Nova Lima, na região metropolitana, não havia qualquer indicação sobre a medida. Um caminhoneiro, bastante irritado, chegou a sugerir aos colegas, sem sucesso, que atravessassem as carretas na pista como forma de protesto. “Vou perder duas viagens hoje, mais ou menos R$ 150. Isso não tinha que acontecer.”, criticou André Célio Domingues, de 29 anos, que esperava havia quatro horas para seguir viagem rumo a João Monlevade, na Região Central.

Um comboio de cinco caminhões estava parado, às 6h, na margem da rodovia. Nenhum dos condutores, que àquela hora preparavam o café da manhã, sabia do veto. Por já estarem na BR, acreditavam que seguiriam viagem normalmente. Horas depois, os cinco, poucos quilômetros à frente, se organizavam para comprar mantimentos para o almoço. “Há 20 anos passo por essas estradas de Minas. A única coisa que melhorou desde então foram os caminhões”, ironizou o mais velho deles, José da Graça Alves, de 61 anos. O comboio tinha como destino Ipatinga, no Vale do Aço.

Com a ponte do Rio da Velhas fechada, veículos de carga que passariam pela BR-381 ficaram obrigados a rumar para a BR-040, sentido Rio de Janeiro, para então pegar a BR-356, em direção a Ouro Preto/Mariana, na Região Central, uma volta que acrescenta cerca de 80 quilômetros ao percurso original, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Sem alerta

Em menos de uma hora de operação, duas dezenas de caminhões já estavam estacionados nas vias marginais do km 29. Às 11h, aproximadamente 70 deles aguardavam em postos de combustíveis e acostamentos ao longo da BR-356, no trecho até Ouro Preto, parados por um dos seis bloqueios armados pelos patrulheiros. Numa medição feita pela reportagem do Estado de Minas entre as 8h40 e as 9h10, em média, a cada dois minutos, um veículo de carga entrava na rodovia sem saber da suspensão do tráfego. À reportagem, caminhoneiros entrevistados disseram não ter conhecimento da proibição, apenas do desvio. A passagem era permitida somente em casos excepcionais, como um de transporte de oxigênio para hospitais, e a caminhões a serviço das minerados instaladas no percurso.

Além dos caminhões, o desvio por Ouro Preto foi a opção escolhida por muitos motoristas de carros que normalmente seguiriam pela BR-381. A sobrecarga foi sentida na BR-040, principalmente entre o Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, e o trevo que dá acesso à rota alternativa. Apesar de não apresentar paralisação, os carros andavam em velocidade reduzida. Para piorar a situação, batidas leves agravaram a lentidão, o que afetou quem tinha como destino cidades do litoral fluminense. Na BR-356, em Cachoeira do Campo, a 18 quilômetros de Outro Preto, automóveis formaram uma fila de 10 quilômetros devido aos quebra-molas e ao estreitamento de pista com as carretas estacionadas.

Segundo a PMRv, durante a manhã foi registrada apenas uma batida leve entre dois carros na BR-356. De acordo com o major Aguinaldo Barros, por se tratar de plano emergencial, não houve tempo hábil para instalar a sinalização informando os motoristas sobre a restrição ao tráfego de caminhões, que vigoraria só na quinta-feira.

Fonte: Portal Uai

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“Nova ponte sobre Rio das Velhas custará R$ 40 milhões”

Dnit anuncia que trabalho de construção da estrutura no Rio das Velhas, em Sabará, começará nos próximos dias. Uma passarela ficará pronta no máximo em duas semanas

Paula Sarapu

Publicação: 22/04/2011 07:25 Atualização: 22/04/2011 07:42

20110422073545988842aTécnicos deixam a ponte depois de vistoriar o local. Já está definido que demolição não será feita por implosão. Moradores cobraram rapidez na solução do problema

Uma empresa mineira deve ser contratada na próxima semana para dar início à construção da ponte no Rio das Velhas, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em substituição à que cedeu na quarta-feira, interrompendo totalmente o trânsito na região. Segundo o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hideraldo Caron, a nova ponte será mista, metálica e de concreto. A demolição da ponte abalada e a construção da nova está orçada em cerca de R$ 40 milhões e vai antecipar parte do projeto de duplicação da BR-381. A montagem de uma passarela para pedestres também será definida nos próximos dias. Em princípio, a passarela será construída pelo Exército, mas, se o prazo a ser apresentado pelos militares não for razoável, uma empresa pode ser contratada em caráter emergencial, com dispensa de licitação. O Dnit quer a passarela pronta em até duas semanas.

Hideraldo Caron veio de Brasília para acompanhar as vistorias na ponte. Mais cedo, o superintendente do órgão, Sebastião Donizete, já havia visitado o local com técnicos. A partir de hoje, a estrutura será monitorada de hora em hora com um equipamento de topografia, para avaliar os reais riscos de a ponte ruir. As análises técnicas comprovaram que está tudo comprometido e que a demolição não poderá ser feita por implosão, por causa da falta de autorização ambiental.
“Concluímos as avaliações técnicas para saber se havia a possibilidade de recuperar a estrutura, mas ela não poderá ser reaproveitada. Esta semana faremos um planejamento da demolição e vamos contratar uma empresa de imediato. Minas tem muitas empresas de grande porte habituadas a fazer pontes e viadutos pelo país. Vamos desmanchar a ponte e tirar sua estrutura. Enquanto estivermos fazendo as fundações necessárias no terreno, as vigas metálicas já estarão sendo produzidas. Depois, é só montar a estrutura”, explicou Caron.

Protesto

Durante a visita do representante do Dnit, moradores da região fizeram um protesto e quiseram saber o que será feito de imediato para resolver o problema de acesso, uma vez que a nova ponte demorará a ficar pronta. Questionado sobre alternativas mais viáveis e menos distantes, Caron anunciou que o Dnit avalia o aproveitamento de uma estrada de terra próximo ao local. Ele não soube precisar o trajeto e disse que a via precisaria se asfaltada.

“O Exército vai fazer uma avaliação para tentar construir uma passarela. Não temos como esperar um ou dois meses. Neste caso, nós vamos executar com outra empresa em até duas semanas. Mais importante que passar pela ponte é preservar a vida”, afirmou o diretor, diante da pequena manifestação.

A nova ponte e seus acessos serão elevados em um metro de altura, já como determinação do projeto de duplicação da rodovia. A previsão da obra é de no máximo seis meses. No futuro, a ponte será uma via de mão única e outra será construída para atender motoristas no sentido contrário. Segundo Caron, uma possível erosão no fundo do Rio das Velhas pode ter deixado os pilares sem sustentação. “Nos últimos 20 anos fizemos três recuperações nesta ponte, inclusive nos pilares de infraestrutura. As vigas colocadas em nossa última obra garantiram a sustentação da ponte até agora.”

Fonte: Portal Uai

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Pedestres ignoram perigo de desabamento e cruzam ponte sobre Rio das Velhas

Ernesto Braga

Publicação: 22/04/2011 07:24 Atualização: 22/04/2011 07:36

20110422072705423030oOs pedestres e até autoridades do Dnit ignoraram aviso sobre o risco

A faixa escrita com letras garrafais afixada na cabeceira da ponte no Rio das Velhas, chamada de Ponte dos Borges, no km 454 da BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, dá o alerta: Proibido passagem de pedestres – risco de desabamento. A ameaça foi confirmada nessa quinta-feira pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas, Sebastião Donizete de Souza, após vistoria no pilar abalado da estrutura. “Não está descartada a possibilidade de a ponte cair a qualquer momento”, afirmou.

A determinação, no entanto, não está sendo fiscalizada nem respeitada. Na manhã dessa quinta, não havia homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou agentes do Dnit onde a faixa de pano foi colocada. Com isso, moradores da região continuam passando a pé sobre a estrutura de 177 metros de comprimento, que se transformou em uma onda de concreto. Curiosas, crianças percorrem toda a extensão, brincando e andando de bicicleta.

Montes de terra e pedra despejados nas cabeceiras não impedem que alguns motoqueiros passem pela ponte, evitando a longa volta por Santa Luzia. Morador do Bairro Borges, em Sabará, o soldador Antônio Bonifácio, de 60 anos, teme acidentes. “O ônibus para do outro lado e não tenho outra opção. O jeito é passar pela ponte condenada. Mas não dá para ficar arriscando. Ficarei no alojamento da empresa onde trabalho, em Contagem (também na Grande BH), até construírem outra”, disse, antes de seguir caminhando apressado pelo ponto interditado.

Pouco depois de pedir aos moradores para não passarem pela ponte e prometer a eles que uma passarela para pedestres será construída “o mais rápido possível” no km 454 da BR-381, Sebastião Donizete deu mau exemplo. Acompanhado do chefe do setor de engenharia do Dnit em Minas, Álvaro Campos, ele cruzou toda a extensão da estrutura condenada, observado pelas pessoas que estavam no local.

Transporte escolar

A principal preocupação da cabeleireira Denise de Castro Moreira Machado, de 48, outra moradora do Borges, é com a circulação do transporte escolar para as crianças do bairro. “São alunos pequenos, com 6 anos, que saem às 5h30 de casa para estudar em BH. Se os ônibus escolares forem passar por Santa Luzia, que horas que essas crianças terão de acordar?”, questionou.

Ela afirma que estudantes de bairros vizinhos também dependem da ponte para chegar à escola que fica no Borges. “O mesmo ocorre com os universitários que moram aqui e estudam na PUC do Bairro São Gabriel (Nordeste de BH). Sebastião Donizete disse que o Dnit, ainda sem solução, analisa, junto com prefeituras e o governo do estado, qual a melhor alternativa.

Fonte: Portal Uai

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“Pessoas ignoram riscos e caminham tranquilamente em ponte na BR-381”

FOTO: RODRIGO CLEMENTE/O TEMPOfoto_22042011162322Pessoas caminham na ponte que pode cair a qualquer momento

Mesmo com o risco de desabamentos, centenas de pedestres ignoram as faixas e os militares e atravessam a ponte na BR-381, no Rio das Velhas, que ameaça cair a qualquer momento.

A reportagem do O TEMPO Online flagrou muitas crianças brincando na ponte, bem ao lado da rachadura que apareceu na estrutura na última quarta-feira. Na tarde desta sexta-feira, com a chegada de militares do Exército, muitas pessoas foram retiradas do local por medidas de segurança.

Os moradores do entorno, que também faziam uso da ponte, reclamam dos prejuízos causados pela interdição e, para atender as pessoas que passam pelo local a pé, a passarela será construída.

Fonte: O Tempo Online

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“Exército monta estrutura de ponte provisória para pedestres, na BR-381”

FOTO: CHARLES SILVA DUARTE/OTEMPOfoto_22042011185121Estrutura provisória montada pelo Exército atenderá pedestres na BR-381, na altura da ponte do rio das Velhas, que cedeu na última quarta-feira (20)

A instalação da passarela provisória que servirá de acessso para pedestres na BR-381, na altura da ponte do Rio das Velhas que cedeu na última quarta-feira (20), já está sendo feita pelo Exército.

Os trabalhos começaram por volta das 17h30, desta sexta-feira (21), e devem ser finalizados durante a madrugada. O tráfego de pessoas será feito em filas de até, no máximo, 30 pessoas e em um sentido de cada vez.

A passarela é chamada de “passadeira”, exatamente pelo seu caráter provisório. A estrutura é feita de alumínio e terá 60 metros de extensão.

O Exército fará o controle do tráfego de pessoas por 24 horas a partir deste sábado (23), quando será liberado o trânsito para pedestres no local. 

O Departamento de Infraestrura Nacional de Trânsito (Dnit) não acompanhou a instalação. Neste sábado (23), o Dnit fará a limpeza de uma área que está coberta de mato para que o tráfego de pessoas seja feito com segurança. Após sair da passarela, que passa sobre o rio das Velhas, as pessoas terão que transitar por uma área de terra até chegar a BR-381. 

Projetistas da Ecoplan, empresa responsável pelo projeto de duplicação da BR-381, estiveram na ponte com um topógrafo, a pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Tranportes,  para medir a altura do afundamento do pilar da estrutura, que estava em 74 cm. 

“Vamos monitorar e fazer medições 3 vezes por dia. Se  for detectado que a ponte está cedendo, o Dnit irá tomar as providências. Mas acredito que a ponte não vai cair”, disse o projetista Carlos Roberto Silveira.

Neste sábado (23), o Dnit fará a limpeza de uma área que está coberta de mato para que o tráfego de pessoas seja feito com segurança. Após sair da passarela, que passa sobre o rio das Velhas, as pessoas terão que transitar por uma área de terra até chegar a BR-381. 

Ontem, projetistas da Ecoplan, empresa responsável pelo projeto de duplicação da BR 381, estiveram na ponte com um topógrafo, à pedido do Dnit,  para medir a altura do afundamento do pilar da estrutura, que estava em 74 cm. 

“Vamos monitorar e fazer medições 3 vezes por dia. Se  for detectado que a ponte está cedendo, o Dnit irá tomar as providências. Mas acredito que a ponte não vai cair”, disse o projetista Carlos Roberto Silveira., neste sábado (23), o Dnit fará a limpeza de uma área que está coberta de mato para que o tráfego de pessoas seja feito com segurança. Após sair da passarela, que passa sobre o rio das Velhas, as pessoas terão que transitar por uma área de terra até chegar a BR-381. 

A ponte do rio das Velhas que teve a estrutura abalada será demolida e uma nova ponte será construída pelo Dnit, a expectativa é de que em 20 dias, contatados a partir do abalo da ponte, seja feito um projeto emergencial para início das obras. 

Fonte: O Tempo Online

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“Passarela provisória fica pronta ainda nesta sexta-feira”

A construção, no entanto, só será liberada durante a manhã de sábado, após serem realizados testes

Fernando Zuba* - Repórter - 22/04/2011 - 18:31

CARLOS RHIENCK 426127019A construção improvisada ficará cerca de 40 centímetros acima do espelho d'água

O Exército brasileiro garante que fica pronta ainda nesta sexta-feira (22) a passarela provisória ao lado da ponte que passa sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na Grande BH. Se o planejamento se confirmar, a contrução será instalada em menos de 24 horas, já que as obras começaram ainda nesta sexta.

De acordo com o tenente Eduardo Francisley, a passarela estará completamente liberada até as 12 horas de sábado (23). Durante a manhã, serão realizados testes para verficiar a segurança da construção.

A passarela, completa o tenente, terá 60 metros de comprimento por meio metro de largura. A sustentação da estrutura é de material metálico reforçada por cabos de aço. O piso é de alumínio flutuante e os corrimões de cordas.

A ponte para pedestres fica cerca de 40 centímetros acima do espelho d'água. O fluxo de pessoas nos dois sentidos não poderá ser efetuado simultaneamente. Ao todo, 12 homens do 4º Batalhão de Infantaria de Combate, de Itajubá (Sul de Minas), foram destacados para permanecer no local, auxiliando os pedestres na travessia.

A previsão de disponibilidade de homens do exército fixos no local é de quatro dias. No entanto, conforme esclareceu o engenheiro supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Alexandre Oliveira, está em negociação a protelação do prazo para no mínimo 15 dias, período necessário para que o órgão substitua a passarela do exército por outra também provisória.

obre o início das obras, que incluem a destruição da ponte comprometida e a construção de uma nova estrutura para a passagem de veículos, o representante do Dnit informou que, até o fim da próxima semana, o projeto deve estar concluído.

Segundo o prefeito de Sabará,  William Borges, as empresas de ônibus que atendem a região já foram notificadas e terão que cumprir os horários. Além disso, garantiu que veículos oficias, incluindo ambulâncias, não precisão passar pelos desvios, uma vez que duas empresas localizadas no limite das cidades ofereceram passagem livre.

Pedestres e motociclistas ignoram aviso e se arriscam

Ainda nesta sexta-feira, mesmo com o risco de desabamento da ponte e mais uma vez sem a presença da agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as pessoas insistiam em atravessar pelo local.

O Inspetor Coraci Vieira explicou que o efetivo da corporação não é suficiente para manter um fiscalização contínua. “Se a superintendência regional considerar necessário um reforço na fiscalização, é possível que haja um remanejamento de pessoal”, disse o inspetor , enquanto tentava recolocar uma faixa que proíbe os pedestres de transitar pela ponte –  o aviso de advertência foi parcialmente destruído durante uma manifestação de moradores.

Ponte cede durante feriado

A ponte, que fica no quilômetro 455 da BR-381, foi construída em 1957 e a última reforma foi realizada há 13 anos. Na manhã da última quarta-feira, a estrutura cedeu cerca de um metro e interditou completamente o trânsito da rodovia. O congestionamento, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, ultrapassou dez quilômetros. Segundo estimativa do Dnit, cerca de 50 mil veículos passam diariamente pela rodovia, número que aumenta durante período de feriado.

* Colaborou Pedro Rotterdan

Fonte: Hoje em Dia

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“Passarela provisória ao lado da ponte do Rio das Velhas deve ficar pronta até sábado”

FOTO: CHARLES SILVA DUARTE/O TEMPOfoto_22042011103944Ponte sobre o Rio das Velhas está interditada e, por isso, exército vai construir uma passarela provisória para pedestres.

O Exército Brasileiro vai construir uma passarela provisória para a passagem de pedestres, paralelamente à ponte sobre o Rio das Velhas, interditada nessa quarta-feira (20), depois de um afundamento da rodovia.

A passarela será feita com alumínio, e deve ficar pronta até este sábado (23) na parte da tarde. A ponte terá 70 metros de comprimento por um metro de largura, e vai ser usada pelos pedestres até que uma outra passarela, de caráter definitivo, seja montada.

A interdição da BR-381 no trecho, que fica no município de Sabará, provoca muitos transtornos àqueles que deixam Belo Horizonte rumo ao litoral, que agora precisam fazer um grande desvio para chegar a seus destinos.

Os moradores do entorno, que também faziam uso da ponte, reclamam dos prejuízos causados pela interdição e, para atender as pessoas que passam pelo local a pé, a passarela será construída.

Fonte: O Tempo Online

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“Casal fica ferido ao cair de moto na BR- 381 em Bom Jesus do Amparo”

Christian Adriano

O acidente ocorreu por volta das 11h desta quinta-feira(21), quando o casal passava pelo km-400, da rodovia BR-381, próximo ao trevo de acesso à cidade de Bom Jesus do Amparo.

acidente_texto6Warley Santos Ramos teve escoriações pelo corpo e suspeita de fratura na perna. (Foto: Christian Adriano)

O piloto Warley Santos Ramos, 25 anos e a passageira Débora Campos dos Santos, 16anos , seguiam de Belo Horizonte para Carmésia (MG), em uma moto Honda Falcon vermelha, quando desequilibraram ao passar em uma poça de óleo na pista.

Com escoriações pelo corpo, Warley Ramos e Débora Santos levantaram, montaram na moto e seguiram viagem por cerca de dois quilômetros, até chegar ao posto 65, onde havia uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Itabira, fazendo plantão na rodovia, devido o aumento do fluxo de veículos, por causa do feriado prolongado.

Os bombeiros imediatamente imobilizaram o piloto, levando o casal para o pronto-socorro de Itabira, onde receberam atendimento médico.

Fonte: Via Comercial

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“Passarela para pedestres será instalada até sábado na BR-381, garante Exército”

Daniel Silveira

Publicação: 22/04/2011 09:16 Atualização: 22/04/2011 09:23

Até este sábado, os moradores do Bairro Borges e Região, em Sabará, vão contar com uma passadeira – tipo de passarela para pedestres - que será instalada pelo Exército como alternativa para travessia sobre o Rio das Velhas, na BR-381. Desde quarta-feira a ponte existente no local foi interditada após uma das vigas de sustentação ceder, provocando afundamento da estrutura.

De acordo com a 4ª Região Militar do Exército, em Belo Horizonte, os trabalhos para instalação da passadeira começam nesta sexta-feira e devem ser concluídos até o fim da tarde de sábado. Um estudo técnico foi realizado por uma equipe de engenharia do Exército e foi constatada a viabilidade de uso da passadeira.

Uma faixa de tecido foi afixada na ponte interditada alertando os pedestres sobre o risco de desabamento. No entanto, os moradores desrespeitam o aviso e cruzam a estrutura. Crianças têm ficado sobre a estrutura, aproveitando para brincar. Inclusive motociclistas têm se aventurado no trecho.

A reportagem do Estado de Minas esteve no local nessa quinta-feira e constatou que não há nenhum tipo de fiscalização para garantir que a ponte não seja utilizada. A ameaça de desabamento foi confirmada pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza.

Fonte: Portal Uai

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Exército dá continuidade aos trabalhos na ponte da BR-381

Militares analisam as dimensões do problema e as atuais condições para construção de passarela para pedestres

Amanda Paixão - Repórter - 22/04/2011 - 09:15

Luiz Costa35882364Militares prometem construir uma passarela para os moradores da região até sábado

O Exército brasileiro realiza nesta sexta-feira (22) uma vistoria na ponte que passa sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na Grande BH. O trabalho dos militares teve início na noite de quinta-feira (21), quando foram analisadas as dimensões do problema e as atuais condições para a construção de uma passarela de pedestres.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a construção de uma passarela seria uma medida provisória enquanto uma nova ponte não é construída. O departamento disponibilizou máquinas, que já estão a caminho para darem início as intervenções. Materiais que também serão utilizados na obra estão sendo transportados do Sul de Minas para Sabará.

Na quarta-feira (20), medidas emergenciais foram definidas em uma reunião ocorrida na sede do Dnit, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A previsão é de que a construção da passarela fique pronta em um mês. Já a reconstrução completa da ponte deverá ser realizada em pelo menos seis meses e está orçada inicialmente em R$ 30 milhões. 

Entenda o caso

A ponte, que fica no quilômetro 455 da BR-381, foi construída em 1957 e a última reforma foi relizada há 13 anos. Na manhã de quarta-feira (20), a estrutura cedeu cerca de um metro e interditou completamente o trânsito da rodovia. O congestionamento, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, ultrapassou dez quilômetros. Segundo estimativa do Dnit, cerca de 50 mil veículos passam diariamente pela rodovia, número que aumenta durante período de feriado.

Fonte: Hoje em Dia

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“Chega a pelo menos sete número de mortos em acidentes nas rodovias federais em Minas”

Daniel Silveira

Publicação: 22/04/2011 08:49 Atualização:

Um motociclista morreu no começo da manhã desta sexta-feira ao se envolver em um acidente com uma carreta na BR-452, em Perdizes, no Alto Paranaíba.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motociclista bateu de frente na carreta na altura do km 290 da rodovia. Ele morreu na hora. Seu corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Araxá. O acidente não prejudicou o trânsito na região.

Nessa quinta-feira, primeiro dia do feriado prolongado, pelo menos seis pessoas perderam a vida em acidentes nas rodovias federais que cortam Minas Gerais. No mais grave, três pessoas da mesma família morreram quando um caminhão tombou sobre o carro em que estavam na BR-381, em Estiva, no Sul de Minas

Fonte: Portal Uai

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“Seis mortos em acidentes”

Flávia Ayer

Pelo menos seis pessoas morreram ontem nas estradas mineiras. O acidente mais grave, o choque entre uma carreta e um Celta, em Estiva, no Sul de Minas, causou três mortes. As vítimas seguiam pela Rodovia Fernão Dias sentido Belo Horizonte, quando o veículo de carga atravessou a pista e tombou sobre o automóvel.

Em Matipó, na Zona da Mata, uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas no fim da madrugada, na BR-262, quando o condutor de uma van, com 13 ocupantes, se desgovernou depois de um dos pneus estourar, e tombou numa ribanceira de quase 20 metros, a 240 quilômetros de Belo Horizonte. O grupo seguia de Ribeirão das Neves com destino a Vitória, no Espírito Santo. A passageira Elaine Gomes da Fonseca, de 32 anos, mãe de dois meninos, de 8 e 12 anos, que também viajavam na van, morreu na hora.

Entre os feridos estavam cinco homens, quatro mulheres e três crianças. Em Muriaé, também na Zona da Mata, o motorista de um caminhão matou uma mulher que seguia de carona numa moto, ao forçar a ultrapassagem numa ponte da BR-116. Ele fugiu, foi preso três horas mais tarde e libertado com o pagamento de uma fiança de R$ 3.500. Teste descartou embriaguez.

ATROPELAMENTO

Um pedestre morreu ao ser atropelado por um caminhão-cegonha, por volta das 11h de ontem, na BR-381, sentido São Paulo/Belo Horizonte, em `Perdões, Centro-Oeste. A pista ficou totalmente interditada. Às 12h, uma das faixas foi liberada.

Fonte: Estado de Minas

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“Perigo na Pista”

Alex FerreiraI010308

Em plena véspera de feriado prolongado esse rebanho pastava às margens da BR-381, nas proximidades do Horto Baratinha, na divisa de Coronel Fabriciano com Timóteo e Jaguaraçu. Neste trecho, os motoristas costumam desenvolver uma velocidade maior e os animais são um risco a mais na já saturada BR-381.

Fonte: Diário do Aço

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