domingo, 24 de abril de 2011

Matérias publicadas em 15/04/2011:

“Batida de 2 caminhões fere uma pessoa e fecha BR-381 - MGTV 1ª Edição”

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“Audiência pública em Monlevade esclarece andamento dos processos de duplicação da BR-381”

Flávia Henriques/DeFatoÁrea de transferência03A TV Assembleia acompanhou o encontro no município

Flávia Henriques

Regional Monlevade

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), integrantes da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, estiveram reunidos em João Monlevade nessa quinta-feira, dia 14, para promover uma audiência pública. Em pauta, debate sobre o cronograma e o projeto da duplicação da BR-381, além dos impactos causados na região.

A audiência prevista para ocorrer às 10 horas apresentou atraso de quase uma hora. Para dar início aos trabalhos da comissão, a sede da ALMG foi transferida provisoriamente para o município. O presidente da comissão, o deputado estadual Adalclever Lopes (PMDB), abriu o debate convidando ao representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o supervisor da Unidade Local de Contagem, Alexandre Oliveira, a informar os andamentos do projeto da duplicação.

De acordo com Alexandre Oliveira, que representava o superintendente regional do Dnit, Sebastião Donizete de Souza, a diretoria confirmou que em maio deste ano haverá audiência pública para contratação das obras da duplicação da rodovia nos lotes sete e oito, que compreendem do Rio Una, em São Gonçalo do Rio Abaixo, à avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte. “Já estão no início o processo de licitação dessas obras”, garantiu o supervisor. Ele lembrou que as variantes dos lotes nove e 10 (Santa Bárbara a Nova Era) encontram-se atrasados devido à ausência de empresas interessadas na candidatura para a execução das obras naquele trecho. Entretanto, os lotes de um a seis (Governador Valadares ao Rio Uma, em São Gonçalo), trecho que contempla João Monlevade, só fim de julho ou início de agosto, é que terá projetos para processo de licitação.

Para o vice-presidente da comissão, o deputado Celinho do Sinttrocel (PC do B), a audiência realizada em Monlevade traz a esperança de se ver concluídas as obras da duplicação da rodovia. ”A 381 tem sido uma tragédia. Porque todos os dias ceifa inúmeras vidas. Estou esperançoso de que esse será mais um passo para acabar com essa carnificina”, enfatizou. Aos presentes, o deputado falou que obteve a confirmação do Dnit e especialmente do Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, de que a obra da 381 é uma prioridade e que sairá do papel. Segundo Celinho, o investimento será de mais de dois milhões e terá uma obra de longo prazo.

Sinceridade e objetividade

Questionado pelo deputado Celinho a respeito do prazo de início e término das obras nos lotes sete e oito, prazo de início da licitação dos lotes um a seis para 2012, e também sobre a qualidade da malha rodoviária, após finalização das obras, o supervisor do Dnit foi sincero e objetivo. Segundo Alexandre Oliveira, as obras são muito complexas e que em outubro seria possível iniciar realmente as obras dos lotes sete e oito. “Iniciando este ano teremos o prazo de dois anos para concluí-la”, assegurou. Quanto à licitação das obras nos lotes um a seis, ele afirmou que projetos apresentados em agosto deste ano possibilitariam a realização de audiências públicas para iniciá-los. “A duração do pavimento das estradas é feita num prazo de 10 anos, o que chamamos de Plano de Horizonte. Ele depende do número e tamanho dos veículos para se calcular a espessura do pavimento”, explicou Oliveira, que citou a possibilidade de a rodovia ser privatizada ao final de toda obra.

Frente Parlamentar e Amepi

A vereadora monlevadense Dorinha Machado (PMDB), líder da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-381, que solicitou a audiência, contou um pouco sobre os problemas enfrentados pela população que utiliza o Ônibus da Saúde, projeto este que atende pessoas carentes, que são levadas todos os dias à capital, para consultas e exames especializados. “Nosso ônibus depende dessa BR todos os dias, e tem vez que nem consegue chegar a BH. Apesar de tudo, a notícia do início em maio é boa. É um anseio da nossa cidade e comunidade que as obras ocorram”, comentou.

A vereadora também leu um ofício enviado à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), no início deste mês de abril, onde há um pedido de socorro. No texto, o medo de que as mortes continuem por muito tempo na 381 e que transpareçam como descaso do governo federal, além de enfatizar que o trecho que liga João Monlevade a Belo Horizonte merece especial atenção e imediatismo nas obras.

Mesas de trabalhos e Plenário

Participou da Audiência Pública em João Monlevade, compondo a mesa de trabalhos, os demais deputados Anselmo José Domingos (PTC), Célio Moreira (PSDB) e Mauri Torres (PSDB), além do presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Carlinhos (PV). Representando o município e compondo as mesas do Plenário, o prefeito Gustavo Prandini (PV), presidente da Amepi e prefeito de Dom Silvério, José Maria Repolês, presidente do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), o médio Hamilton Plabio Lopes, inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Mauro Carvalho, provedor do Hospital Margarida, Lucien Marques, e o assessor de comunicação da Arcelor, João Carlos de Oliveira Guimarães.

Fonte: DeFato Online

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“Comissão pede agilidade na duplicação da BR 381 e obras paliativas”

João Monlevade -

Deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais cobraram, nesta quinta-feira, 14, mais agilidade nas obras de duplicação da BR 381 e ações paliativas até que o serviço seja concluído.

Em audiência na cidade de João Monlevade, o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit-MG), Alexandre Oliveira, informou que as obras do primeiro trecho, entre Belo Horizonte e São Gonçalo do Rio Abaixo, devem ser concluídas no final de 2013, num cenário otimista. Participantes da audiência, porém, afirmaram não crer que esse prazo seja cumprido.

Alexandre Oliveira explicou que as obras de duplicação, divididas em dez lotes, encontram-se em três fases distintas. O trecho mais próximo a Belo Horizonte (lotes sete e oito) será priorizado porque sua capacidade de tráfego está esgotada e ali ocorre o maior número de acidentes. Segundo o representante do Dnit, as audiências públicas exigidas em lei já estão agendadas, nesse trecho, para a primeira semana de maio. A partir daí, terá início a licitação das obras.

Também no início de maio, o Dnit espera receber propostas para os lotes nove e dez, que incluem variantes do Rio Santa Bárbara e o trecho do Rio Una, em São Gonçalo, até a cidade de Nova Era. Segundo Alexandre Oliveira, esses lotes estão atrasados porque não houve empresas interessadas. Por fim, os lotes um a seis, do Rio Una a Governador Valadares, ainda não têm os projetos concluídos, o que deve ocorrer entre julho e agosto.

Investimentos e mortes na rodovia

Celinho do Sittocel (PCdoB) lembrou que a BR 381 tem sido palco de tragédias diárias e que o último investimento na estrada foi feito em 2004. "Foi um recapeamento importante pois, sem ele, a BR estaria intransitável", afirmou.
Durante os debates, participantes citaram ainda que a região de João Monlevade perde investimentos por falta de estrutura de transportes e que o hospital da cidade atendeu, só nos últimos quatro meses, 160 acidentados nos 60 quilômetros da 381 que ligam Nova Era a São Gonçalo do Rio Abaixo.

Autoridades reivindicam intervenções emergenciais

Diante do prazo necessário para a conclusão das obras na BR 381, participantes da audiência pública solicitaram ao representante do Dnit medidas emergenciais em trechos considerados mais críticos, para reduzir os acidentes. Dois requerimentos nesse sentido foram aprovados. Do deputado Anselmo José Domingos, o envio de ofício ao Ministério dos Transportes e ao Dnit solicitando melhoria no trevo de acesso à Itabira, na BR 381. E do deputado Célio Moreira, a solicitação de que seja construído trevo no bairro Santo Hipólito, em João Monlevade.

Para o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e prefeito de Dom Silvério, José Maria Repolês, as obras na BR 381 não começarão em 2011. O vereador Pardal, de Caeté, também afirmou que a mesma discussão feita em Monlevade ocorreu há dois anos em Itabira e não resultou no início das obras.

Citando a complexidade da estrada e as prováveis dificuldades da obra, o deputado Mauri Torres (PSDB) também afirmou ser impossível iniciar a duplicação antes de 2012. Para Mauri, a duplicação também deve durar muito mais que o previsto, chegando a dez, 15 anos. Por isso, ele também defendeu a realização de obras paliativas.

A mesma defesa foi feita, durante os debates, por Clésio Gonçalves, que sugeriu a construção da terceira pista, onde for possível, já que o trânsito na rodovia deverá ficar mais lento em função da instalação recente de mais de 20 radares.

Monlevade

Em relação a João Monlevade, Alexandre Oliveira enfatizou que o Dnit deverá acelerar as obras de construção de uma variante na cidade. Segundo ele, enquanto nos demais trechos da BR 381 a duplicação será feita ao lado do tráfego, usando desvios, a readequação da rodovia em Monlevade será tão "destrutiva" que os motoristas terão que usar uma variante. Já a travessia urbana no local deverá ser duplicada. Autoridades locais lamentaram o fato de o trecho que inclui João Monlevade ter ficado para o final das obras.

Presenças

Deputados Adalclever Lopes (PMDB), presidente; Celinho do Sinttrocel (PCdoB), vice; Anselmo José Domingos (PTC), Célio Moreira (PSDB) e Mauri Torres (PSDB). Participaram ainda da audiência o prefeito de João Monlevade, Gustavo Henrique Pradini de Assis; o presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Carlinhos; a presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Duplicação da BR 381, vereadora Dorinha Machado; o presidente do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), Hamilton Pablio Lopes e o assessor de Comunicação da ArcelorMittal Monlevade, João Carlos de Oliveira Guimarães, além de representantes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, entre outras autoridades.

Fonte: Jornal Bom Dia

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“Acidente entre dois veículos deixa duas pessoas feridas na BR-381”

Estado de Minas

Publicação: 15/04/2011 10:43 Atualização: 15/04/2011 11:03

Uma batida envolvendo dois carros deixou duas pessoas presa às ferragens, na manhã desta sexta-feira, em Roças Nova,  na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O acidente aconteceu no Km 420 da BR-381.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os veículos acidentados foram um Fiat Palio, placa HCU-8264, e o Chevrolet Classic, de placa EPB-9838. Uma das vítimas estava consciente a outra não. Elas foram encaminhadas para o Hospital Pronto Socorro João XXIII.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a pista no sentido Vitória/BH está totalmente interditada. Não há previsão para liberar o tráfego.

Fonte: Portal Uai

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“Batida entre duas carretas deixa um ferido e interdita pista da BR-381”

Estado de Minas

Publicação: 15/04/2011 07:25 Atualização: 15/04/2011 07:39

Uma batida envolvendo duas carretas deixou uma vítima e interditou pista da BR-381, na manhã desta sexta-feira, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O acidente aconteceu no Km 442.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Três viaturas foram deslocadas para fazer o resgate de uma vítimas que ficou presa às ferragens. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os veículos acidentados continuam na pista que está totalmente interditada no sentido BH / Vitória.

Fonte: Portal Uai

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“Engavetamento entre três veículos deixa um ferido e interdita pista da BR-381”

Estado de Minas

Publicação: 15/04/2011 10:23 Atualização:

m engavetamento envolvendo dois caminhões e uma carreta deixou um ferido em estado grave, além de interditar parte da pista da BR-381, na madrugada desta sexta-feira. O acidente aconteceu no Km 833, em São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos estavam todos carregados. Um dos caminhões de placa HJA-2074, transportava pisos, e segundo a PRF, a carga estava com excesso de peso. O outro, de placa GUV-6858, transportava telhas de cimento e a carreta, com placa GXM-7276, estava carregada com cal. A vítima, de identificação não divulgada, foi socorrida para o Pronto Socorro de Pouso Alegre.

Segundo a Autopista, concessionária responsável pela rodovia, o congestionamento no local chegou a quatro quilômetros. Os veículos acidentados já foram retirados da pista.

Fonte: Portal Uai

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“Batida entre dois veículos deixa duas pessoas gravemente feridas na BR-381”

15/04/2011 10h03

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que um acidente envolvendo dois veículos interditou o trânsito na BR-381, sentido Belo Horizonte João Monlevade.

Duas vítimas ficaram em estado grave. A colisão frontal aconteceu no km-420, às 10 horas desta sexta-feira, 15 de abril. Às 10h30 o tráfego foi liberado, com intenso congestionamento.

Fonte: DeFato Online

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“Colisão frontal deixa duas pessoas gravemente feridas na BR-381 em Caeté”

Dois carros colidiram na manhã desta sexta-feira (15), na altura do km 420 da BR-381, próximo ao trevo de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, duas pessoas ficaram presas às ferragens e estão gravemente feridas. Duas viaturas da corporação já estão no local do acidente prestando socorro.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os carros colidiram de frente e a pista no sentido Belo Horizonte / João Monlevade está completamente interditada. (OTempo)

Fonte: Via Comercial

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