sábado, 30 de abril de 2011

Matérias publicadas em 28/04/2011:

“2011.04.28 - Exército e Dnit planejam instalar duas pontes provisórias na BR-381 - MGTV 1ª Edição”

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“Ponte provisória fica pronta em dois meses - JA 2ª Edição”

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“Exército e Dnit começam instalação de pontes provisórias - MGTV 2ª Edição”

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“Ponte BR-381: Aécio Neves critica Governo Federal”

Cadu Gomes80lTTaecio_nevesO senador Aécio Neves defendeu na Comissão de Constituição e Justiça a estadualização para melhorar qualidade das estradas

DA REDAÇÃO - O senador Aécio Neves afirmou nessa quarta-feira (27) que a queda de uma ponte sobre o Rio das Velhas no quilômetro 454 da BR 381, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, é mais uma prova da incapacidade do governo federal em cuidar das rodovias. Na avaliação do senador, esse grave problema, que vem causando grandes danos para a população local e para quem utiliza a rodovia, reforça sua tese de estadualização das estradas.
A ponte está interditada desde o último dia 20, pela Polícia Rodoviária Federal, após uma viga de sustentação da estrutura ceder, provocando o afundamento da pista. Aqueles que precisaram usar a BR-381 para viajar no feriado da Semana Santa enfrentaram longas horas de engarrafamento tendo que passar por desvios. A população que precisa transitar diariamente pelo local sofre com a situação. Uma passarela improvisada está sendo utilizada pelos pedestres.

“Se há um consenso hoje no Brasil, esse é um deles: a incapacidade que o governo tem demonstrado de gerir de forma adequada as nossas rodovias. O que eu tenho defendido é que essa figura esdrúxula que só existe no Brasil - de rodovias federais – deixe de existir e, obviamente por etapas, portanto, dentro de um planejamento, eu defendo que as rodovias federais passem à gestão dos estados com a transferência, obviamente, dos recursos para os estados”, afirmou o senador em entrevista em Brasília.

A proposta do senador é de que esse processo pode ser iniciado com a transferência da totalidade dos recursos da Cide (uma das fontes de financiamento do setor rodoviário) para os estados. Hoje, apenas 29% da Cide vão para estados e municípios.

“Isso possibilitaria o início do processo de transição de transferência da responsabilidade das rodovias federais para os estados. E nos estados, aí sim, as decisões são tomadas com mais agilidade, os governantes têm a pressão da população e tenho certeza de que problemas como esse da ponte na BR 381 que transformou em caos, em inferno a vida de tantos mineiros no último feriado, e até mesmo em riscos muito grandes, não teriam ocorrido”, disse o ex-governador de Minas Gerais.

O senador Aécio Neves alerta que o Brasil hoje vive um processo de forte centralização, caminhando para se transformar em um estado unitário, e um presidencialismo quase imperial. “O caminho correto é o da descentralização, em todos os aspectos, em todas as áreas de responsabilidade do governo federal e, nas rodovias, muito em especial”, concluiu o senador.

Fonte: JVA Online

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“Audiência pública discute prejuízos causados por interdição de ponte na BR-381”

Cristiane Silva

Publicação: 28/04/2011 15:27 Atualização: 28/04/2011 15:33

20110428153043652500iComissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da casa vistou o local

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar na próxima semana uma audiência pública para discutir soluções para os prejuízos sofridos por comerciantes, indústrias, transportadores e moradores da região no entorno da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na Grande BH. Segundo a ALMG, uma estimativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg) aponta que esses prejuízos chegam a R$ 1 milhão por dia.

Na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da casa vistou o local. O presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes (PMDB), informou que o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, solicitou que a comissão acompanhe de perto todo o trabalho de construção da nova ponte e também a futura duplicação da BR-381.

Militares do Exército Brasileiro avaliaram o local e concluíram que é possível construir as pontes metálicas provisórias, mas a decisão definitiva pela instalação dos acesso ainda vai depender de uma afirmação da diretoria da corporação junto com líderes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Fonte: Portal Uai

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“Obras de novas pontes na BR-381 começam na próxima semana”

Estruturas metálicas serão trazidas do Rio e do Paraná pelo Exército e deverão ficar instaladas no local por seis meses

Danilo Emerich - Repórter - 28/04/2011 - 10:55. Última Atualização: 12:17

Maurício de Souza1465315609Técnicos do exército e Dnit visitaram o local onde serão instaladas as pontes metálicas

Técnicos do Exécito do 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá, do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de Minas estão no local onde começam, na próxima semana, as obras para instalação de duas novas pontes, na BR-381, sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na Região Metropolitana. A atual, de concreto, está interditada desde o último dia 20, depois de apresentar rachaduras e perigo de desabamento.

De acordo com Sebastião Donizeti, superintendente do Dnit, está sendo feito um estudo da topografia do local e a viabilidade técnica para a instalação de duas pontes que irão substituir a antiga, que foi condenada e mede 177 metros de extensão. A estrutura metálica cogitada como alternativa, até que a definitiva seja construída, tem 50 metros.

Também na próxima semana deverá estar concluída a montagem e a instalação de uma nova passarela de metal para a travessia de pedestres. No local, está instalada uma improvisada pelo Exército, feita dois dias depois da interdição da ponte.

De acordo com o tenente-coronel do Exército Vladimir Pires Pinto, as estruturas integram o conjunto de sete pontes comprado no final do ano passado pela corporação. Uma delas está em Porto União, em Santa Catarina, e a outra na região serrana do Rio. Elas permitem tráfego de caminhões de até 70 toneladas. Acima desta capacidade haverá desvios, segundo o Dnit. A velocidade máxima sobre as pontes deverá ser de 40 quilômetros por hora.

O órgão, segundo Donizeti, ficará responsável pela construção da fundação das pontes e dos acessos à cidade. “O Exército, que tem know-how nesse tipo de construção, vai decidir quais as obras que precisam ser feitas para suportar a estrutura metálica, e também para realizar o encontro da ponte com a rodovia”, explicou. Não está descartado o aterramento das margens do Rio das Velhas, devido à limitação da extensão da ponte.

Ele informou ainda que a população terá que esperar, no mínimo, seis meses até a construção da nova estrutura de concreto. A previsão é que a demolição comece na próxima quarta-feira (4), com duração de 15 dias. Como se trata de uma obra de emergência, a legislação dispensa processo licitatório, que demanda um prazo mais longo de concorrência pública entre empresas interessadas.

O Dnit já pediu recursos federais emergenciais iniciais de R$ 30 milhões para as obras. Concluídas as fundações, a montagem da estrutura metálica dura cerca de 20 dias, garantiu o tenente-coronel Vladimir Pinto.

Alexandre de Oliveira, engenheiro-supervisor do Dnit informou que está sendo avaliada a possibilidade de desapropriação de residências nas margem do Rio das Velhas, sentido Sabará/BH. Outras preocupação é com uma linha de transmissão de média tensão que passa pelas margens.

Fonte: Hoje em Dia

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“Exército afirma que é possível construir pontes metálicas na BR-381 As estruturas provisórias serão projetadas para suportar até 70 toneladas”

Luana Cruz -

Thobias Almeida - Estado de Minas

Publicação: 28/04/2011 11:30 Atualização: 28/04/2011 11:55

20110428115446473283uAs novos acessos podem ser instalados em no máximo 15 dias

A avaliação do Exército na BR-381 concluiu que é possível construir as pontes metálicas provisórias, mas a decisão definitiva pela instalação dos acesso ainda vai depender de uma afirmação da diretoria da corporação junto com líderes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Um projeto para o início das intervenções sobre o Rio das Velhas, no limite de Belo Horizonte e Sabará, região metropolitana, começa a ser feito amanhã, conforme informou o Dnit. As equipes do órgão e do Exército vão passar a tarde desta quinta estudando as instalações.

As duas pontes provisórias são pré-moldadas e vão substituir o acesso que cedeu. As estruturas provisórias serão projetadas para suportar até 70 toneladas de peso. Independente da decisão sobre a medida paliativa na semana que vem o Dnit começa a demolição da ponte que cedeu.

Para que o Exército comece a montar as pontes metálicas, o Dnit precisa construir cabeceiras de concreto nas entradas e saídas das futuras pontes. As novos acessos podem ser instalados em no máximo 15 dias depois da conclusão das cabeceiras.

Fonte: Portal Uai

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“Dnit e Exército definem ações na BR-381 onde ponte sofreu abalo”

28/04/2011 14h48

ANA CLARA OTONI/NATÁLIA OLIVEIRA

www.twitter.com/Otempoonline

FOTO: CHARLES SILVA DUARTE/OTEMPOPONTE RIO DAS VELHASPassarelas para pedestres instaladas pelo Exército serão substituídas por estrutura mais reforçada

A ponte do Rio das Velhas, na BR-381, que sofreu um abalo na sua estrutura no último dia 20 será demolida na próxima segunda-feira, dia 4.

O anúncio foi feito após avaliação do Exército nesta quinta-feira (28) sobre as condições de instalação da passarela para veículos na rodovia, que está com o trecho interdidato para carros e caminhões. O tráfego de pessoas tem sido feito, provisoriamente, por meio de duas passarelas de alumínio construídas pelo Exército.

Essas estruturas também serão substituídas nos próximos dias por outras duas passarelas de aço. O Departamento de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) será o responsável pela instalação das estruturas.

O acesso para veículos de até 70 quilos será feito por meio de duas passarelas que têm até 60 dias para ficarem prontas. A velocidade máxima permitida sobre a ponte vai ser definida em 40 km/h. De acordo com o Dnit, será preciso pavimentar as vias de acesso ao local para construção das estruturas pelo Exército.

As obras para abrir esse acesso devem demorar de 15 a 30 dias. As passarelas para veículos terá 50 metros de extensão e 7 metros de largura, cada uma das passarelas fará um sentido Sabará/Belo Horizonte e Belo Horizonte/Sabará.

Fonte: O Tempo Online

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“Exército inicia avaliação para instalar pontes metálicas sobre o Rio das Velhas”

Luana Cruz -

Thobias Almeida - Estado de Minas

Publicação: 28/04/2011 09:11 Atualização: 28/04/2011 09:19

20110428115446473283uNesta manhã, equipes do Exército e do Dnit avaliam o local onde as pontes metálicas podem ser colocadas

Começou na manhã desta quinta-feira a avaliação do Exército para instalação de pontes metálica sobre o Rio das Velhas, na BR-381. Os acesso devem ser colocados ao lado da estrutura que cedeu no limite de Belo Horizonte e Sabará, região metropolitana.

A avaliação conta com a presença do coronel do Exército Pires Pinto e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza.

As duas pontes metálicas são pré-moldadas e caso seja adotada essa medida como solução imediata, as estruturas podem ser instaladas em no máximo 15 dias. Seria necessária apenas a construção de cabeceiras nas entradas e saídas das futuras pontes.

A análise desta manhã vai apontar se a medida paliativa é viável para atender ao fluxo de veículos na BR-381. Tudo indica que a solução pode ser precária. As pontes provisórias só têm capacidade para 40% do trânsito da BR-381, por onde passam 50 mil veículos por dia.

Fonte: Portal Uai

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“Exército inicia avaliações para instalação de pontes provisórias em Sabará”

28/04/2011 10h20

FELIPE REZENDE/NATÁLIA OLIVEIRA

FOTO: CHARLES SILVA DUARTE/O TEMPOPONTE RIO DAS VELHASO trânsito no local está interrompido há oito dias.

O Exército iniciou na manhã desta quinta-feira (28) as avaliações para a instalação de duas pontes provisórias na BR-381, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. As estruturas metálicas serão colocadas ao lado da ponte condenada sobre o Rio das Velhas, cada uma atendendo a um sentido da via.

Segundo o Exército, todos os estudos relacionados ao nivelamento do terreno serão feitos ainda nesta quinta. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, acompanha as avaliações.

O tráfego na BR-381 está interditado sobre o rio das Velhas há uma semana, quando um dos pilares da ponte que passa pelo local cedeu. Desde então, os motoristas são obrigados a adotar dois desvios, um pelo centro de Sabará e outro por Santa Luzia. Além do aumento do percurso em até 54 km, os congestionamentos são constantes.

Fonte: O Tempo Online

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“Ponte metálica na BR-381 vai ser precária”

Pedro Rocha Franco -

Publicação: 28/04/2011 06:00 Atualização: 28/04/2011 07:11

20110428071049175166iConstrução de passagem provisória será feita pelo Exército

As pontes metálicas provisórias que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pretende instalar sobre o Rio das Velhas só têm capacidade para 40% do fluxo da BR-381, por onde passam 50 mil veículos por dia. Em estradas menos movimentadas, engarrafamentos se tornaram rotineiros em vista das limitações da travessia improvisada, que só comporta 10 mil veículos/dia. E o Exército precisa avaliá-la diariamente, com a interrupção do tráfego por meia hora. “A ponte atende precariamente a necessidade, mas é melhor com ela do que sem”, diz o comandante da 39ª Companhia da Polícia Militar de Goiás, major José Roberto Porfírio, chefe do policiamento de Itaberaí (GO), onde, em janeiro, uma ponte caiu na rodovia GO-070 e o Dnit instalou a primeira estrutura metálica temporária.

Em nove dias, os motoristas já contavam com uma nova passagem. “O Exército demora três dias para montar a ponte”, diz o major. Na BR-381, a previsão é de que as pontes sejam concluídas e liberadas em duas semanas.

Um problema em Goiás é que o Exército precisa monitorar diariamente a estrutura. Para isso, o tráfego é interrompido todas as tardes por 30 minutos. Enquanto isso, filas de caminhões e carros se formam ao lado da travessia. Se o mesmo ocorrer na BR-381, as filas serão bem mais consideráveis. Em feriados, os congestionamentos ultrapassaram a 10 quilômetros. Em Goiás, só é usada uma ponte e, como ela só tem capacidade para receber veículos num sentido, é preciso que um operador de pare e siga oriente os motoristas. O mesmo não deve ocorrer em Minas, onde a previsão é que sejam instaladas duas pontes.

Fonte: Portal Uai

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“Desvio da BR-381 é liberado para o tráfego de veículos pesados”

28/04/2011 11h23

PRISCILA COLEN

A rodovia AMG-145, uma das opções de desvio para a ponte do Rio das Velhas, interditada em 20 de abril, foi liberada para o tráfego de caminhões e carretas de até oito toneladas. Anteriormente, o trecho só podia ser utilizado por veículos leves.

A BR-381 foi interditada no trecho que passa sobre o Rio das Velhas, depois que uma parte da ponte cedeu. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a instalação de duas novas pontes provisórias ao lado daquela que está condenada.

Atualizado às 12h06.

Fonte: O Tempo Online

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“Mais um dia de caos no trânsito”

Reflexos foram sentidos até Betim; congestionamentos chegaram a 10 km

Publicado no Jornal OTEMPO em 28/04/2011

NATÁLIA OLIVEIRA

FOTO: CRISTIANO TRADfoto_27042011204155Fechado. Na mais grave das ocorrências, carreta carregada com óleo tombou e fechou a rodovia,

Um dia após o tombamento de uma carreta ter gerado engarrafamentos de até 17 km em Belo Horizonte e na região metropolitana, três acidentes similares complicaram o trânsito em vários pontos da BR-381 e provocaram congestionamentos que chegaram a 10 km de extensão.

Três carretas tombaram em acidentes diferentes, no início da manhã, e as pistas só foram totalmente liberadas no começo da tarde, o que deixou os motoristas impacientes. Os reflexos no trânsito foram sentidos por todo o trecho da rodovia entre Belo Horizonte e Betim e também nos bairros Jardim Petrópolis e Amazonas, em Contagem, pelos quais estava sendo realizada a maioria dos desvios.

Um dos prejudicados foi o supervisor de vendas Carlos Alberto Sacorato, 37. Ao ser abordado pela reportagem, ele disse que já estava parado no trânsito havia cerca de duas horas, em um percurso que geralmente dura 20 minutos. "Isso está virando costume em Belo Horizonte. Ontem, foi o congestionamento no Anel e, hoje, esse aqui na 381", reclamou.

Ocorrências

O primeiro acidente - e o mais grave deles - aconteceu no KM 478 da via, na altura do bairro Amazonas, em Contagem. Uma carreta carregada com óleo de cozinha tombou e interditou a rodovia no sentido São Paulo/Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista dormiu ao volante e perdeu o controle do veículo. A carga ficou espalhada na pista, e um veículo bateu na carreta logo após o tombamento.

O caminhoneiro Francisco Costa, 45, a mulher dele, Maria Aguiar, 44, e o motorista do carro, Bruno Carvalhães, foram levados para o Hospital Municipal de Contagem e receberam alta ainda ontem.

Os outros dois acidentes aconteceram entre os KMs 494 e 495, em Betim. Em um deles, uma carreta carregada com 30 t de ração tombou e interditou uma pista da rodovia no sentido São Paulo/Belo Horizonte.

De acordo com a PRF, o veículo seguia na velocidade de 90 km/h, enquanto o máximo permitido no trecho é 60 km/h. Ninguém ficou ferido no acidente.

No terceiro caso, o motorista de uma carreta bateu na mureta central, interditando uma pista no sentido Belo Horizonte/São Paulo durante toda a manhã. Também não houve vítimas.

"Imprudência"

A Autopista Fernão Dias, que administra o trecho, informou que faz manutenções de rotina na via e atribuiu a ocorrência dos acidentes à "imprudência dos motoristas".

Fonte: O Tempo

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“Dnit realiza audiência pública em São Gonçalo do Rio Abaixo”

São Gonçalo do Rio Abaixo -

O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) marcou para o dia 4 maio a primeira audiência pública que vai marcar o início do processo de licitação das obras de duplicação da BR 381. A reunião será realizada no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, a partir das 14h30.

Estas reuniões dão início ao processo de licitação das obras no trecho cerca de 70 quilômetros de rodovia, localizado entre Belo Horizonte e o rio Una, no entroncamento com a MG-436.

No lote 07, os serviços serão executados no trecho entre os quilômetros 389 e 427. Já no lote 08, as obras serão no segmento entre o km 427 e o km 458. Durante as audiências serão apresentadas informações sobre as obras previstas nos projetos.

O empreendimento compreende a redução de subidas e descidas e construção de novas pontes e viadutos. Estão programadas cerca de 40 obras-de-artes especiais de grande porte (pontes e viadutos rodoviários). O projeto também prevê a eliminação de curvas em alguns pontos e, em outros, a ampliação do raio de curvatura.

A audiência atende a uma exigência da Lei de Licitações, nº 8.666, que determina a realização de audiências públicas antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões. O objetivo é esclarecer dúvidas, obter sugestões da sociedade e demonstrar a importância do empreendimento.

Fonte: Jornal Bom Dia

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“Desvio de ponte da BR-381 é liberado para veículos até 8 toneladas em MG”

Ponte do Rio das Velhas foi interditada depois que parte da estrutura cedeu.
AMG-145 estava sendo utilizada como rota somente para veículos leves.

A rodovia AMG-145, que vem sendo utilizada como alternativa para a ponte interditada na BR-381, está liberada nesta quinta-feira (28) para veículos com até oito toneladas. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, ao usar esse trajeto, o condutor vai passar por dentro da cidade de Santa Luzia, que não comporta veículos de maior peso.

Às 11h40, a Secretaria de Transporte e Obras Públicas (Setop) informou que a rodovia AMG-145, entre Belo Horizonte e Santa Luzia, apresenta erosões em dois trechos e, por isso, não é indicada como principal desvio para a ponte interditada na BR-381. A indicação, segundo a Setop, é que a AMG-145 sirva como opção de acesso apenas para o tráfego local de Santa Luzia.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, motoristas podem fazer o desvio por Mariana e Ouro Preto, na Região Central do estado.

Ponte interditada
Parte da ponte do Rio das Velhas cedeu na altura do km 455 da BR-381, no dia 20 deste mês, no sentido Vitória, entre Belo Horizonte e Sabará, na Região Metropolitana da capital. No mesmo dia o trecho foi interditado.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou, nesta terça-feira (26), em Belo Horizonte, que serão instaladas duas pontes, uma em cada sentido, na BR-381, sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na Grande BH. As estruturas serão colocadas em substituição a ponte que sofreu afundamento.

Fonte: G1 MG

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“Desvio da BR-381 é liberado para o tráfego de veículos pesados”

Via Comercial

A rodovia AMG-145, uma das opções de desvio para a ponte do Rio das Velhas, interditada em 20 de abril, foi liberada para o tráfego de caminhões e carretas de até oito toneladas. Anteriormente, o trecho só podia ser utilizado por veículos leves.

LEIA MAIS SOBRE A BR-381 – PONTE SOBRE O RIO DAS VELHAS

A BR-381 foi interditada no trecho que passa sobre o Rio das Velhas, depois que uma parte da ponte cedeu. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a instalação de duas novas pontes provisórias ao lado daquela que está condenada.

Fonte: Via Comercial

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“Sem ponte, idoso espera quatro horas por ambulância”

Publicado no Jornal OTEMPO em 28/04/2011

JOANA SUAREZ

Especial para O Tempo

FOTO: LÉO FONTESfoto_27042011213743Idoso teve de ser carregado para atravessar passarela

Moradores de Sabará, na região metropolitana, permanecem sofrendo os reflexos da interdição da ponte sobre a BR-381. Ontem, um senhor de 66 anos que teve febre e convulsões precisou ser carregado para atravessar a passarela provisória instalada no local para, só então, seguir de ambulância até um hospital.

"Fiquei mais de quatro horas esperando socorro. Se tiver que morrer, morre aqui mesmo", desabafou o filho do idoso, o representante comercial Wadson Rodrigues.

O Exército iria ontem ao local para avaliar a montagem da ponte provisória para veículos, mas o voo dos militares atrasou, e a vistoria foi adiada para hoje. Duas estruturas metálicas serão construídas ao lado da ponte condenada há uma semana após o afundamento de um dos pilares.

Segundo o superintendente do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas, Sebastião Donizete, a estrutura tem um limite de 60 m de comprimento e 4 m de largura. Conforme ele, o Dnit vai construir, dentro de duas semanas, uma nova passarela para pedestres, mais alta, mais larga e mais segura.

Os moradores reclamam também do transporte público. De acordo com eles, nem todas as linhas de ônibus estão passando no local, e há poucos veículos para a quantidade de passageiros.

Ontem, técnicos da Cemig estiveram no local para melhorar a iluminação.

Fonte: O Tempo

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“Ponte em Sabará será demolida”

Passagens provisórias para veículos serão construídas em 60 dias pelo Batalhão de Engenharia do Exército

28/04/2011 - 18h16

Charles Silva Duarte - Jornal O TempoPONTE RIO DAS VELHASSuperintendente do Dnit e homens do Exército se reuniram para discutir a construção de uma ponte provisória sobre o rio das Velhas

DA REDAÇÃO - A ponte sobre o Rio das Velhas em Sabará, na BR-381, será demolida na próxima segunda-feira (4). A notícia foi confirmada pela equipe do Batalhçao de Engenharia do Exército nesta quinta-feira (28) após avaliar as condições de instalação da passarela para veículos na rodovia. As duas pontes provisórias deverão ser construidas em até 60 dias.

O tráfego de pessoas tem sido feito, provisoriamente, por meio de duas passarelas de alumínio construídas pelo Exército. Essas estruturas também serão substituídas nos próximos dias por passarelas de aço e o Departamento de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) será o responsável pela instalação.

Conforme o Dnit será preciso pavimentar as vias de acesso ao local para construção das estruturas para os veículos. As passargens  para veículos farão um sentido Sabará/Belo Horizonte e Belo Horizonte/Sabará e cada uma delas terá 50 metros de extensão e 7 metros de largura.

Fonte: Diário do Aço

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