domingo, 1 de maio de 2011

Matérias publicadas em 29/04/2011:

“Carro bate em poste na BR-381 e deixa trânsito lento em Fabriciano – in360”

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“Obras na ponte da BR-381 devem começar na quarta-feira e vão custar mais de R$ 50 mi”

João Henrique do Vale -

Thobias Almeida - Estado de Minas

Publicação: 29/04/2011 16:52 Atualização: 29/04/2011 17:05

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informaram que as obras para demolição da ponte sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na Grande BH, a construção das pontes metálicas pelo exército, e a recuperação das vias vicinais e urbanas das cidades onde são feitos desvios, devem começar na próxima quarta-feira. As obras devem ter o custo de no mínimo R$ 50 milhões.

Na próxima terça-feira, o órgão devem anunciar qual empresa que deverá fazer as obras. Entre as concorrentes estão a M Martins e a Egesa. O anúncio foi feito durante reunião entre técnicos do Dnit, e prefeitos de Ouro Preto, Santa Luzia, Sabará, e um representante da cidade de Mariana. Durante o encontro ficou decidido que essas cidade receberão obras para recuperação de suas vias.

Na segunda-feira haverá outra reunião entre o Dnit, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), BHTrans, para elaborar rotas alternativas para caminhões. Nesta manhã, os veículos acima de oito toneladas foram proibidos de pegar o desvio pela cidade de Santa Luzia, na Grande BH. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), as vias não suportam o peso dos veículos. Durante a tarde o trânsito foi liberado.

Fonte: Portal Uai

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“Audiência pública em São Gonçalo esclarecerá licitação das obras da BR-381”

29/04/2011 12h16

DivulgaçãoÁrea de transferência01Diversas manifestações já foram realizadas para cobrar obras na BR-381

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) realizará, nos dias 4 e 5 de maio, as audiências públicas referentes às obras de modernização e aumento de capacidade nos lotes 07 e 08 da BR-381. Estas reuniões dão início ao processo de licitação das obras no trecho de cerca de 70 quilômetros, localizado entre Belo Horizonte e o rio Uma. No dia 4 o evento será em São Gonçalo do Rio Abaixo, às 14 horas, no Centro Cultural.

No lote 07 os serviços serão executados no trecho entre os quilômetros 389 e 427. Já no lote 08, as obras serão entre o km 427 e o km 458. Durante as audiências serão apresentadas informações sobre as obras previstas nos projetos.

O empreendimento compreende a redução de subidas e descidas e construção de novas pontes e viadutos.  Estão programadas cerca de 40 obras-de-artes especiais de grande porte (pontes e viadutos rodoviários). O projeto também prevê a eliminação de curvas em alguns pontos e, em outros, a ampliação do raio de curvatura.

A audiência atende a uma exigência da Lei de Licitações, nº 8.666, que determina a realização de audiências públicas antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões. O objetivo é esclarecer dúvidas, obter sugestões da sociedade e demonstrar a importância do empreendimento.

Audiência Pública BR-381/MG, Lote 07

04 de maio de 2011, às 14:30h

Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, à Rua Henriqueta Rubim, 57, Centro, São Gonçalo do Rio Abaixo, MG.

Audiência Pública BR-381/MG, Lote 08

05 de maio de 2011, às 14:30h

Superintendência Regional de Minas Gerais 

Av. Prudente de Moraes, 1.641, 1º andar, Bairro Santo Antônio Belo Horizonte,  MG.

Fonte: DeFato Online

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“Audiência pública em São Gonçalo dá início ao processo de licitação das obras da BR-381”

O DNIT realiza, nos dias 04 e 05 de maio, as audiências públicas referentes às obras de modernização e aumento de capacidade nos lotes 07 e 08 da BR-381 em Minas Gerais. Estas reuniões dão início ao processo de licitação das obras no trecho de cerca de 70 quilômetros, localizado entre Belo Horizonte e o rio Una.

No lote 07, os serviços serão executados no trecho entre os quilômetros 389 e 427. Já no lote 08, as obras serão entre o km 427 e o km 458. Durante as audiências serão apresentadas informações sobre as obras previstas nos projetos.
O empreendimento compreende a redução de subidas e descidas e construção de novas pontes e viadutos. Estão programadas cerca de 40 obras–de-artes especiais de grande porte (pontes e viadutos rodoviários). O projeto também prevê a eliminação de curvas em alguns pontos e, em outros, a ampliação do raio de curvatura.

A audiência atende a uma exigência da Lei de Licitações, nº 8.666, que determina a realização de audiências públicas antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões. O objetivo é esclarecer dúvidas, obter sugestões da sociedade e demonstrar a importância do empreendimento.

Serviço:
Audiência Pública BR-381/MG, Lote 07
04 de maio de 2011, às 14:30h
Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, à Rua Henriqueta Rubim, 57, Centro, São Gonçalo do Rio Abaixo, MG.

Audiência Pública BR-381/MG, Lote 08
05 de maio de 2011, às 14:30h
Superintendência Regional de Minas Gerais
Av. Prudente de Moraes, 1.641, 1º andar, Bairro Santo Antônio Belo Horizonte, MG.

Fonte: Jornal Na Boca do Povo

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“Audiência em São Gonçalo dá início ao processo de licitação da BR-381”

Via Comercial

O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -  realiza, nos dias 04 e 05 de maio, as audiências públicas referentes às obras de modernização e aumento de capacidade nos lotes 07 e 08 da BR-381 em Minas Gerais. Estas reuniões dão início ao processo de licitação das obras no trecho de cerca de 70 quilômetros, localizado entre Belo Horizonte e o rio Uma.

No lote 07, os serviços serão executados no trecho entre os quilômetros 389 e 427. Já no lote 08, as obras serão entre o km 427 e o km 458. Durante as audiências serão apresentadas informações sobre as obras previstas nos projetos.

O empreendimento compreende a redução de subidas e descidas e construção de novas pontes e viadutos.  Estão programadas cerca de 40 obras–de-artes especiais de grande porte (pontes e viadutos rodoviários). O projeto também prevê a eliminação de curvas em alguns pontos e, em outros, a ampliação do raio de curvatura.

A audiência atende a uma exigência da Lei de Licitações, nº 8.666, que determina a realização de audiências públicas antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões. O objetivo é esclarecer dúvidas, obter sugestões da sociedade e demonstrar a importância do empreendimento.

Fonte: Via Comercial

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“Vistoria em ponte foi precária”

Empresa foi contratada pelo Dnit para duplicação, e não para prevenção

Publicado no Jornal OTEMPO em 29/04/2011

JOANA SUAREZ

FOTO: CHARLES SILVA DUARTEfoto_28042011233848Homens do Exército estiveram ontem no local para avaliar obra

A vistoria realizada na ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381, no ano passado, não teve caráter preventivo. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o trabalho de avaliação no local fazia parte da elaboração do projeto de duplicação da rodovia.

De acordo com a assessoria de imprensa do Dnit, em Brasília, o Programa de Reabilitação de Obras de Arte Especiais (Proarte) vistoriou 770 pontes em Minas no ano passado. A ponte sobre o rio das Velhas, que teve um dos pilares afundado na semana passada, não está na lista. Não há havia também planos de manutenção da estrutura.

Segundo especialistas ouvidos por O TEMPO, uma vistoria técnica era indispensável para detectar problemas na fundação da ponte.

A Ecoplan realizou a vistoria. A empresa, uma das responsáveis pelo projeto executivo de duplicação da BR-381, informou que não foram realizados trabalhos de inspeção no fundo do rio. Porém, o diagnóstico concluído pela empresa já previa o problema. "A ponte já não suportava mais o fluxo de veículos e não dava mais vazão para a quantidade de água", afirmou o engenheiro da Ecoplan, Carlos Roberto Silveira.

O professor de engenharia de estruturas da Universidade Federal de Minas (UFMG), Ronaldo de Azevedo, acredita que, no Brasil, os altos custos inibem vistorias detalhadas. "O governo não consegue cuidar nem da saúde, quanto mais fazer planos de manutenção de infraestrutura", destaca.

De acordo com o engenheiro da Ecoplan, toda ponte é construída com uma vida útil de 30 anos, "mas aqui no Brasil só se constrói estruturas novas quando os problemas aparecem", diz Silveira.

Ele explica que, antes mesmo da interdição da ponte, o projeto de duplicação da BR-381 já previa a demolição da estrutura atual para a construção de uma nova passagem.

Para o coordenador da Faculdade de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG, Nilson Tadeu Nunes, deveria ser feita uma perícia na ponte para identificar a causa real do problema. Segundo o Dnit, o motivo teria sido desgaste natural.

“Provisório - Passagem de carros no local, só em dois meses”

foto3_28042011234223

A instalação de duas passagens provisórias para veículos na BR–381, em Sabará, pode demorar até dois meses. Estudos sobre a construção começaram a ser feitos ontem por técnicos do Exército e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).

Motoristas são obrigados a adotar desvios pelo centro de Sabará e por Santa Luzia, que chegam a 54 km. Os congestionamentos são uma constante.

Segundo o tenente-coronel Vladimir Pires Pinto, do 4º Batalhão do Exército, as obras terão de ser feitas em duas etapas. Na primeira, o Dnit providenciará o acesso entre as pontes e a rodovia e duas bases de concreto no rio das Velhas. Na segunda etapa, o Exército irá montar a estrutura de aço das pontes provisórias. Cada etapa deve durar entre 15 e 30 dias.

O Dnit anunciou que a ponte definitiva deve ficar pronta em seis meses, já de acordo com o projeto de duplicação da rodovia, em fase de licitação. Será construída também uma nova passarela para pedestres em 15 dias. A demolição da ponte condenada deve acontecer na próxima segunda-feira.

Segundo o superintendente do Dnit, Sebastião Donizete, as pontes provisórias serão construídas simultaneamente à definitiva. (Natália Oliveira)

“Santa Luzia - Professores chegam tarde às escolas”

Alunos da rede municipal de ensino de Santa luzia, região metropolitana da capital, estão com as aulas comprometidas. Professores não têm conseguido chegar a tempo em sala de aula por causa dos congestionamentos decorrentes da interdição da ponte na BR–381.

O presidente da associação de moradores do bairro Bom Destino, Ailton Gomes, conta que seu filho tem voltado para casa sem ter tido a aula completa.

A Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia informou que os alunos não estão sem aulas e que os atrasos são casos isolados. (NO)

Fonte: O Tempo

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“Pontes metálicas só serão montadas na BR-381 em dois meses”

Dnit prevê prazo de até dois meses para montagem, pelo Exército, de estruturas metálicas provisórias na BR-381 ao lado de travessia danificada, que começa a ser demolida quarta-feira

Thobias Almeida - Estado de Minas

Publicação: 29/04/2011 06:00 Atualização: 29/04/2011 06:21

20110429005551440404uDepois da preparação do terreno, as instalações provisórias serão montadas do lado esquerdo da ponte condenada, no sentido BH-João Monlevade

O suplício dos motoristas e moradores afetados pela interdição da ponte no Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, em Sabará, na Grande BH, pode prolongar-se por até dois meses. Este é o prazo estimado para que as duas pontes metálicas provisórias estejam montadas para receber o fluxo de veículos da rodovia. A previsão ainda não é oficial, mas foi repassada pelo engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Alexandre de Oliveira. Nessa quinta-feira, oficiais e técnicos do Exército deram início aos estudos para a instalação das pontes. Na quarta-feira, segundo o Dnit, começa a demolição da estrutura condenada. A estimativa é que 50 mil veículos passem pelo trecho diariamente.

De acordo com o Exército, a montagem das pontes, uma em cada sentido da rodovia, demanda de 15 e 20 dias. O prazo máximo é de 60 dias, que representa um terço do tempo total de construção da nova ponte, estimado em seis meses, advém da irregularidade topográfica e do solo arenoso onde as estruturas metálicas serão instaladas. Elas ficarão do lado esquerdo da ponte interditada, tendo como referência o sentido BH-João Monlevade. O Dnit terá de aterrar as duas margens do rio, além de providenciar as bases de concreto sobre as quais as pontes serão apoiadas.

“É um trabalho complexo. Teremos de fazer os blocos de fundação para receber as pontes, os encabeçamentos destes aterros, a pavimentação, sinalização e drenagem do desvio. Imagino que entre 45 e 60 dias teremos condições de trazer o tráfego para cá”, calcula Alexandre Oliveira. Militares e técnicos do Dnit concordaram que a montagem da ponte provisória pode ocorrer ao mesmo tempo que o trabalho na estrutura ao lado.

O engenheiro adianta que a pista alternativa, com as passagens provisórias, terá 800 metros. Um veículo que chegar a Belo Horizonte pela BR-381 pegará o desvio logo antes da ponte interditada, cruzará o primeiro aterro, passará pela ponte metálica e pelo segundo aterro, retornando à rodovia logo antes do viaduto da linha férrea, cuja estrutura não sofreu abalos. “A principal dificuldade é a capacidade de suporte das margens. Temos aqui um tipo de solo arenoso”, analisa o tenente-coronel Vladimir Pires Pinto, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá, no Sul de Minas.

Recursos

O superintende regional do Dnit, Sebastião Donizete, explica que o órgão está prestes a fechar o contrato que englobaria a demolição da ponte, a construção da nova e os trabalhos necessários para a instalação da via de ligação metálica, além de uma passarela em substituição à passagem provisória feita pelo militares. As pontes metálicas são exclusivas para o tráfego de veículos. “Esses casos se encaixam no quadro de emergência. Já existe o crédito extraordinário liberado em Brasília. Pedimos reserva de R$ 30 milhões. Agora, vamos fechar o valor dessa nova etapa”, informa o superintendente.

Técnicos da Cemig estiveram no local para avaliar se uma rede de média tensão, que passa a oito metros do solo e está a 28 metros do local, poderia impedir a instalação das pontes metálicas. Os funcionários informaram a rede necessita de uma margem de segurança de cinco metros, o que, na avaliação dos engenheiros, não prejudica os trabalhos. Os técnicos informaram ainda que a empresa energética começa hoje a instalar uma nova rede de iluminação em toda a área.

Fonte: Portal Uai

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“Obra de ponte metálica sobre o Rio das Velhas começa na 2ª”

Estrutura na BR-381 sobre o Rio das Velhas vai liberar o trânsito no local; trabalho deve ser concluído entre 45 e 60 dias

Danilo Emerich - Repórter - 29/04/2011 - 20:10

Wesley Rodrigues3594200296Com rachaduras, ponte foi interditada no último dia 20 de abril

As obras das fundações das duas pontes metálicas que serão instaladas sobre o Rio das Velhas, no KM 455 da BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começam na próxima segunda-feira (2). As travessias têm previsão de serem concluídas entre 45 e 60 dias e vão substituir provisoriamente a ponte de concreto, que está interditada desde o dia 20 de abril. O custo total de todas as intervenções emergenciais deve superar os R$ 50 milhões.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, se reuniu na manhã desta sexta-feira (29) com prefeitos de Santa Luzia, Sabará, Ouro Preto e representantes de Mariana, Caeté e Belo Horizonte, para debater a situação caótica que se instalou no trânsito dessas cidades, cujas ruas e estradas passaram a ser desvios para o tráfego.

Segundo o prefeito de Sabará, Willian Borges, o clima é de desespero nas cidades. Ele disse que não se sabe mais o que fazer para minimizar os problemas. “Não pode restringir o trânsito acima de oito toneladas, pois não chegam mercadorias na cidade, o comércio para. Como que o povo fica nessa situação?”, indagou se referindo a uma interdição próxima ao Km 12 da BR-381, na manhã desta sexta-feira, que não deixava nenhum caminhão entrar em Santa Luzia, isolando o Distrito Industrial Simão da Cunha.

Luiz Antônio Pagot garantiu que todas as intervenções serão finalizadas em até seis meses. Ele afirmou que a travessia metálica para pedestres, que substituirá a atual passarela montada pelo Exército, será concluída entre 15 a 30 dias. Já as duas pontes metálicas a previsão é de até dois meses. “É um sofrimento, só que é melhor esperar 60 dias do que uma solução em 180”, declarou.

Na reunião, foi decidido que o Dnit irá restringir o trânsito de veículos pesados nestas cidades. Só terão acesso os caminhões que tiverem os municípios como destino final. Além disso, o órgão ficará responsável por sinalizar, iluminar e recuperar todas as rodovias estaduais e vias urbanas que agora servem como os novos desvios. Segundo Luiz Pagot, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) irá entregar um levantamento de quais locais devem receber as intervenções, dentre elas a MG-145, que terá a restrição de trânsito ampliada de 8 para 20 toneladas.

“Não fechamos ainda o pacote de obras emergenciais. Provavelmente passe os R$ 50 milhões. A ponte de concreto ainda não tem valor fechado. Três empresas foram definidas, sendo a M. Martins, Egesa e a Fides. Na próxima terça-feira, elas entregarão relatórios de custos. O colegiado do Dnit definirá qual empresa fará as obras”, explicou.
Segundo o diretor-geral do Dnit são cerca de 4.000 pontes no Brasil sob responsabilidade do Dnit, e que dessas, 1.100 precisam de algum tipo de intervenção. Luiz Pagot disse que a do Rio das Velhas não estava entre as que demandavam recuperação. Ele disse que os técnicos detectaram que as sapatas da base da travessia foram descalçadas com as últimas chuvas.

“Além disso, há uma informação não confirmada que às 5 horas de quarta-feira, passaram dois caminhões enormes, que trabalham em pátios de minas, sobre a ponte. Se for verdade, pode ser o motivo do recalque seja o sobrepeso excessivo. Não vamos deixar barato, vamos fazer uma auditoria para saber os responsáveis pelo problema”, informou.

Fonte: Hoje em Dia

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“Interdição desta sexta na estrada de Santa Luzia causa prejuízo milionário”

29/04/2011 21h13

DA REDAÇÃO

www.twitter.com/Otempoonline

A limitação para o tráfego de veículos pesados na estrada de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, estará mais tolerante a partir deste sábado hoje. Nesta sexta, estavam proibidos de passar pelo local caminhões, carretas e ônibus com peso superior a 8 toneladas. Agora, está permitida a circulação de veículos com até 20 toneladas.

A medida, provocada pelas consequências da interdição da ponte sobre a BR–381, na cidade vizinha de Sabará, foi determinada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER–MG) para atender principalmente à demanda dos ônibus que fazem viagens intermunicipais e o transporte metropolitano de passageiros.

De acordo com o prefeito de Sabará, William Borges, a restrição ao tráfego em Santa Luzia estava gerando transtornos para a população, uma vez que os ônibus ficavam impedidos de chegar à cidade.

“Já não sabemos mais o que fazer. A população está indignada, com toda a razão. Até agora, a única intervenção feita foi a passarela provisória para pedestres”, reclamou Borges. Ele calcula que os prejuízos causados pelo atraso na entrega de mercadorias tenha chegado a R$ 1 milhão por dia.

Fonte: O Tempo Online

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“Trecho da BR-381 é interditado e irrita motoristas que tentavam entrar em Santa Luzia”

29/04/2011 14h37

PRISCILA COLEN

Um trecho da BR-381 foi interditado na manhã desta sexta-feira (29), e irritou motoristas que passavam pela rodovia. Segundo um deles, foi feito um bloqueio próximo do km 12, bem perto da ponte que cedeu, no sentido Belo Horizonte.

O bloqueio era para qualquer caminhão que tentasse passar dentro da cidade de Santa Luzia. Quem desejava seguir viagem tinha a opção de passar por Ouro Preto, mas quem simplesmente queria ir para Santa Luzia era proibido de passar.
Uma das reclamações dos motoristas era o isolamento do Distrito Industrial Simão da Cunha, que ficou impedido de receber ou de despachar cargas, devido à interdição da passagem na região.

A ordem teria vindo da Superintendência da Polícia Rodoviária Estadual, que não se pronunciou sobre o assunto. Durante a tarde, contudo, o tráfego voltou a ser permitido para carretas, caminhões e outros veículos pesados.

Fonte: O Tempo Online

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“Veículos até 20 toneladas são liberados a passar no desvio de Santa Luzia, diz DER”

João Henrique do Vale -

Publicação: 29/04/2011 19:44 Atualização:

Foi ampliado para 20 toneladas a restrição de tráfego no desvio feito em Santa Luzia por causa da interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A medida, acertada nesta sexta-feira entre a prefeitura da cidade e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), passa a valer a zero hora deste sábado.

Antes a restrição era de oito toneladas. Com a medida, caminhões até 20 toneladas e ônibus de viagem e metropolitanos poderão trafegar pelo local. De acordo com o DER, a rodovia AMG 900 está em boas condições de tráfego. Ainda segundo o órgão, carretas e veículos de carga tipo bitren, com cargas acima de 20 toneladas, podem prejudicar o município de Santa Luzia.

Serão instaladas placas de advertência em cada um dos sentidos, para a orientar os motoristas. A Polícia Militar Rodoviária irão operar o trânsito na região.

Ponte

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informaram que as obras para demolição da ponte sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na Grande BH, a construção das pontes metálicas pelo exército, e a recuperação das vias vicinais e urbanas das cidades onde são feitos desvios, devem começar na próxima quarta-feira. As obras devem ter o custo de no mínimo R$ 50 milhões.

Fonte: Portal Uai

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“Homem morre em acidente na BR-381, em Betim”

Estado de Minas

Publicação: 29/04/2011 22:03 Atualização:

Um homem de 35 anos morreu em um acidente na noite desta sexta-feira, na BR-381, KM 505, sentido Belo Horizonte/São Paulo, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal a vítima estava em um gol com placa de Belo Horizonte que capotou e saiu da pista. O homem morreu no local.

Fonte: Portal Uai

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“Motorista bêbado é flagrado dirigindo carreta cegonheira na BR-381”

Luana Cruz -

Publicação: 29/04/2011 09:07 Atualização:

Um motorista bêbado foi flagrado dirigindo uma cegonheira na BR-381, em Extrema, no Sul de Minas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em virtude dos recentes acidentes envolvendo carretas, o Grupo de Combate ao Crime de Pouso Alegre intensificou a fiscalização.

Por volta de 21h20 de quinta-feira, o veículo VolvoFM 12.340, placa CZC-3253 (SP), que transportava vários carros, foi abordado pela PRF. O motorista C.N., de 61 anos, apresentava sintomas de embriaguez, como olhos avermelhados, hálito etílico e dificuldade no equilíbrio.

Ele passou pelo teste do bafômetro e o resultado foi de 0,56 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, quando o permitido é apenas 0,3. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia da cidade. Ele teve a carteira de habilitação apreendida.

Fonte: Portal Uai

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“Japão reconstrói rodovia destruída em seis dias”

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Uma rodovia destruída pelo terremoto do dia 11 de março em Naka, na província de Ibaraki, no norte do Japão, foi reconstruída em apenas seis dias pela empresa responsável. Foi recuperado um trecho de 150 metros que faz ligação com a capital Tóquio. Enquanto em isso em nossa cidade e país, se demora meses para se recuperar menos da metade de uma via recuperada no Japão. Precisamos ter atitudes iguais a essa em nosso país. Vale lembrar que a via refeita no Japão foi afetada pelo terremoto. Não tivemos terremotos no Brasil. Algumas obras feitas aqui são de menores promoções e leva-se meses ou até anos para serem concluídas.

A ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Belo Horizonte completou uma semana na quarta-feira passada, e até o momento apenas uma “gambiarra” de passarela foi montada para os pedestres. Muitos inclusive preferem arriscar suas vidas, passando sobre a ponte danificada, a passar na passarela montada pelo Exército.

No Brasil não falta dinheiro para execução de obras como essa sobre o Rio das Velhas, o que falta é seriedade dos políticos e vergonha no povo brasileiro.
Há muitos anos, a BR-381 é uma vergonha mundial. Estamos a pouco mais de três anos da Copa do Mundo aqui no Brasil.

Se para construir uma ponte com pouco mais de 80 metros em uma das principais rodovias do país, há mais de uma semana que ocorreu o acidente e até o memento nada foi feito, imagine para duplicar a mesma rodovia? Pode-se calcular no mínimo 15 anos para tal obra ser concluída, se é que será pelo menos iniciada.

Fonte: Blog Popular

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