JOSÉ SANAPrefeito João Izael, de Itabira
Superintendência Regional de Minas Gerais do órgão federal já aprovou proposta apresentada pela Prefeitura de Itabira que sugere desvio pelas MGs 129, 434 e MGC 120 até Nova Era
JOSÉ SANA
Às 14h10 desta segunda-feira, 23 de maio de 2011, DeFato Online postou no ar a matéria que era um questionamento. Por que motoristas passam por Itabira na rota da BR-381? — essa era a chamada do portal que, à meia-noite do mesmo dia, quase chegava aos quatro mil acessos, além de dezenas de comentários. A primeira resposta à questão fora dada por motoristas que mudaram o seu trajeto na circulação entre Nova Era e o Trevo de Itabira, e agora utilizam a rodovia que passa no contorno itabirano.
A segunda repercussão é um trabalho que estava sendo feito e se encontra prestes a ser levado a Brasília: a Prefeitura de Itabira contratara consultoria especial para pesquisar, fazer levantamento, estudar, analisar e propor, se fosse o caso, a alteração no trajeto da atualmente mais discutida obra de que Minas Gerais necessita no momento. DeFato Online se inteirava da providência imediatamente à circulação da notícia.
O desejo dos motoristas não tem segredo. Qualquer leigo pode acompanhar o novo trânsito de veículos, principalmente os de carga pesada, pelas rodovias estaduais 129 e 434, além da entrada na MGC-120, da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Itabira ao Trevão de Nova Era. Números também mostram a realidade, mesmo sendo uma comparação de agosto de 2008, quando a Itabira a Nova Era entrava no seu oitavo mês de existência e nela circulava uma média de 1.958 veículos por dia. Em janeiro deste ano, em estatística feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foi registrado um aumento de quase 40% com relação a essa estatística. Hoje estima-se o dobro do tráfego em comparação aos primeiros meses, especialmente de veículos pesados.
DNIT MINEIRO APROVA
A Superintendência Regional do Departamento de Infraestrutura de Transportes em Minas Gerais (Dnit), representada por Sebastião Donizete de Souza, já tomou conhecimento do projeto elaborado pela consultoria contratada pelo prefeito João Izael Querino Coelho, de Itabira. Ou melhor, aprovou com aplausos o novo projeto. De acordo com a consultoria que preparou os estudos, não há como refutar a clareza dos dados: menor distância (mesmo sendo apenas em 5 quilômetros), trajeto em altitude média mais baixa (menos 105 metros), custo da obra infinitamente menor (cerca de R$ 550 milhões de economia) e mais facilidade na aprovação do projeto ambiental pelos órgãos competentes. A comparação de dados se faz porque o projeto proposto anteriormente, que ainda prevalece, muda a rodovia para uma região totalmente inexplorada, do rio Una, em São Gonçalo do Rio Abaixo a Nova Era.
Com a aprovação da Superintendência do Dnit mineiro e o seu engajamento na defesa da proposta que será feita por Itabira, a próxima etapa será o encaminhamento do estudo ao Ministério dos Transportes. De acordo com o prefeito João Izael, já foi solicitada audiência ao ministro Alfredo Nascimento. Ele esclarece, ainda, o que havia sido mostrado na matéria de 23 de maio, postada por este site: a licitação dos lotes 7 e 8, do rodoanel de Betim a Ravena, distrito de Sabará, está em tramitação e se sofrer alteração seria em, no máximo, seis quilômetros.
UMA VISÃO DE RODOVIA MODERNA
DeFato Online foi ao prefeito na tarde desta teça-feira à procura de informações concretas de providências. Sem mais dúvidas quanto ao estudo empreendido por sua consultoria especial, o chefe do executivo de Itabira abriu o verbo à reportagem. De acordo com ele, realmente, a primeira razão que levou à contratação do trabalho é o que DeFato Online havia confirmado: os motoristas que transitam no sentido Governador Valadares a Belo Horizonte e o contrário foram os primeiros a escolher a melhor rota de viagem, ou seja, pela rodovia Itabira a Nova Era, ao invés de seguir na BR-381 por Bela Vista de Minas, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo ao Trevo de Itabira. “Na verdade, por meio do então deputado federal José Santana de Vasconcellos (PR), já vínhamos apresentando ao Dnit essa alternativa, mas era apenas uma visão teórica do que agora se mostra como técnica e lógica”, afirmou João Izael.
São inúmeras as razões apontadas pelo prefeito de Itabira, evidenciadas no trabalho de sua consultoria, algumas já mostradas na matéria que circulou na segunda dia 23 e na teça-feira 24. O prefeito não esquece de revelar que o custo da rodovia cai em um terço o seu preço nos investimentos e na manutenção, além de proporcionar economia substancial ao transporte de mercadorias e insumos industriais. Também a consultoria confirmou uma redução de 15 a 20 litros de óleo diesel se a viagem for empreendida do Trevo de Itabira ao Trevão de Nova Era ao invés de passagem pela rota do rio Una ao mesmo destino.
Além de tudo, o prefeito itabirano prevê a consolidação de Itabira como polo regional, e disse que será imensurável, na sua opinião, o desenvolvimento da região. “Não apenas Itabira receberá benefícios, mas todas as cidades próximas; teremos novas fábricas se instalando e grande número de distribuidoras de produtos de várias utilidades e naturezas montando as suas unidades, podem apostar”, acrescentou.
Ele também acredita no apoio político dos prefeitos da região, principalmente os de São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade, que ficariam um pouco mais distanciados do novo traçado. “Isso será o que menos importa, pois haverá, também, um novo projeto para a BR-262 (Minas Gerais a Vitória)”, ilustrou.
NOVA CONCLUSÃO
DeFato Online continuará acompanhando o desenrolar das providências. Nesta série de reportagens, serão ouvidas as comunidades que se localizam às margens das MGs 129 e 434 e que já sofrem o aumento do fluxo de veículos, mesmo com a precariedade da estrada, ou apenas com as melhorias que estão sendo efetivadas, gerenciadas pelo DER e executadas pela SPA Engenharia.
A reportagem dará notícia, em breve, dos contatos em Brasília, que terão acompanhamento do deputado Bernardo Santana (PR e de seu pai, José Santana de Vasconcellos, hoje vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Fonte: DeFato Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário