sexta-feira, 13 de maio de 2011

Duplicação da BR-381 terá nova rota entre São Gonçalo e Nova Era

O projeto elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) para as obras de duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares prevê uma nova rota do rio Una, em São Gonçalo, até Nova Era. O assunto foi discutido durante audiência pública realizada no último dia 5, na Superintendência Regional do Dnit, na capital. Após a duplicação da rodovia, os municípios de João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba e Bela Vista de Minas vão ficar fora do traçado da 381. Essas intervenções se referem ao lote 9 da obra, que ainda não têm previsão para começar. A audiência foi realizada para dar início à licitação dos lotes 7 e 8 da duplicação. O lote 7 vai do Anel Rodoviário até o trevo de Caeté. Nos acessos aos bairros São Gabriel, Nazaré e Eymard, em Belo Horizonte, serão construídas trincheiras que vão desviar o trânsito de veículos do Anel. Já o lote 8 vai do trevo de Caeté até o Rio Una, pouco antes de São Gonçalo. O investimento será de R$770 milhões. Segundo o Dnit, a partir deste ponto, até Monlevade, a BR-381 vai voltar a se chamar BR-262, antigo nome da rodovia. Esse trecho vai ser revi-talizado e, em alguns pontos, a pista será duplicada. Para o presidente do Instituto Solar, Clésio Gonçalves, que participou da audiência, o prejuízo para o município será muito grande. “Os postos de gasolina, hotéis e restaurantes, principalmente os que funcionam como paradas de ônibus, vão sofrer com o desvio da BR-381 para Nova Era”, destacou Clésio. Ao todo, serão 69 km a serem duplicados entre Belo Horizonte e Barão de Cocais. Nesse trecho serão construídas 64 pontes, viadutos, passarelas de pedestres e trincheiras. A maior obra de arte, como são chamadas esse tipo de construção, será um viaduto de 600 m de extensão. Ele será erguido após o trevo de Caeté e vai eliminar uma das curvas mais perigosas da BR-381. Além disso, a velocidade média dos veículos, que hoje é de 60 km/h, vai passar para 80 km/h. O superintendente do Dnit em Minas, Sebastião Donizete de Souza, informou que até o início de junho será publicado o edital para a licitação que vai escolher as empresas que vão executar as obras dos lotes 7 e 8. Depois dessa etapa, serão iniciados contatos com proprietários de casas, comércios e terrenos para a desapropriação. Segundo ele, a previsão de conclusão das obras nesses lotes é de três anos.

Fonte: Jornal A Notícia

4 comentários:

  1. Vai parar por aí.... duvido que o incompetente DNIT de sequencia a duplicação da BR 381.

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  2. cara, eu entendo que o comercio na região migrará na necessidade para o trecho a ser construído na variante Sta Barbara, sem deixar de atender o BR 262, o que eu realmente duvido é da capacidade do DNIT em fazer esta duplicação.

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  3. A maior dificuldade é acreditar que essa duplicação saia realmente do papel, como previsto. Muito dinheiro público, além dos mais de setecentos milhões serão despejados nessa obra, que ficará em mais de bilhão de reais.É a triste sina do rico dinheiro público. E mais: será que se sairem essses dois lotes, o outro, que vai até Nova Era sai do papel?
    Jerônimo
    Advogado e Educador

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  4. O comerciantes que migraram para os trechos onde não vão ser duplicados, não estão preocupados com o ser humano, e nem tão pouco com seus familiares. As não devem ter perdido alguns de seus famílias nessa BR que a cada dia mata muita gente. O problema que eles são mercenarios, só estão pensando o dinheiro...Se ele tem muito assim... é só adquirir outro imóvel por onde vai passar a BR-381.
    MERCENÁRIOS, deixam de passar só em vocês, no seu dinheiro e pensa nos outros. Quando você morrer, você não vai levar nada desse mundo.

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