sexta-feira, 20 de maio de 2011

Presidente da Usiminas critica atuação do DNIT

“Minério para a Usiminas em Ipatinga, só o da Vale”

Na impossibilidade de contar com estradas, Mineração Usiminas só fornece para São Paulo

DivulgaçãoI010913Brumer: “Projetos da Usiminas mineração excluem transporte rodoviário”

IPATINGA – Ao anunciar que a Usiminas pretende encontrar um aliado para construir uma usina de pelotização de minério de ferro, em um local que permita o transporte tanto para a usina de Cubatão, quanto para a de Ipatinga, o presidente da companhia, Wilson Nélio Brumer, assegurou que o meio rodoviário está descartado como opção de logística neste projeto. Segundo o executivo, a usina de Ipatinga dificilmente será suprida pela área de mineração da própria empresa, justamente pelo aspecto de logística. Hoje, a planta em Ipatinga recebe minério de ferro da Vale e a expectativa é que continue assim pelos próximos anos. “Não faz sentido transportar minério de ferro de caminhão, ainda mais pela BR-381, que é outro grande desafio a ser resolvido na região. Agora ainda temos uma ponte que caiu. Enquanto no Japão se recupera um aeroporto em semanas, aqui se convive com situações como essa da rodovia. O placar do estádio deles ainda não é eletrônico, é manual. E eles pedem desculpas por isso”, disse o executivo, em tom descontraído.

Por causa dos problemas com a logística, Brumer explica que toda a produção da mina da região de Serra Azul (MG) é destinada para a planta em São Paulo. “Quando estabelecemos a meta de 29 toneladas de minério, em termos de fornecimento da mineração, será para a usina de Cubatão, onde já contamos com a logística da MRS, para permitir que o minério chegue a São Paulo pelo meio ferroviário. Vamos exportar o excedente”, assinalou…

Fonte: JVA Online

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