quarta-feira, 18 de maio de 2011

Trecho crítico da BR-381 faz mais uma vítima fatal

Adair Alves e Reprodução jnqPGAcidente_fatal_perto_da_entrada_para_o_Bairro_Aguas_Claras_2O Gol e o ônibus colidiram nesta segunda. Bombeiros tiveram muito trabalho para retirar o corpo de Oswaldo (no detalhe) das ferragens

PARAÍSO – O aposentado Oswaldo Luiz, de 63 anos, perdeu a vida no final da tarde desta segunda-feira (16), em um dos trechos mais perigosos da BR-381. Trata-se do perímetro próximo à entrada para o Bairro Águas Claras, em Santana do Paraíso, na saída de Ipatinga para Governador Valadares. Segundo relataram testemunhas, Oswaldo invadiu a contramão com o automóvel que dirigia e bateu de frente com um ônibus. Ele sofreu morte imediata.  

O aposentado conduzia o Volkswagen Gol placas GYJ-7114, de Inhapim. O carro colidiu com o ônibus Mercedes-Benz 16000 (GSV-218), de Coronel Fabriciano, que transportava trabalhadores da Cenibra. “O motorista do ônibus disse que seguia sentido a Ipatinga na velocidade de 75 km/h, quando o Gol atravessou a faixa contínua e invadiu a contramão. Ainda de acordo com ele, não houve derrapagem e nem perda de controle do carro aparentemente. Então uma das possibilidades é que Oswaldo tenha se sentido mal”, explicou o sargento Mafra, do Corpo de Bombeiros. “Pode ser que o aposentado tenha tentado acessar a entrada para o Bairro Águas Claras antes do momento certo. Mas como aqui está tudo muito complicado, só a perícia da Polícia Civil que vai apontar as causas do acidente”, emendou o militar.

A equipe de bombeiros comandada por Mafra teve muito trabalho para resgatar o corpo de Oswaldo, que ficou preso nas ferragens do Gol. “Chegamos para prestar socorro e constatamos o óbito, que foi confirmado por um médico, pois o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também compareceu ao local do acidente. O perito realizou os trabalhos de praxe e nós retiramos a vítima do Gol. Para isso, primeiro utilizamos uma almofada pneumática para levantar o ônibus”, informou o sargento, para acrescentar: “Apesar de a vítima já ter morrido, nós tínhamos a obrigação de preservar as características do corpo para entregá-lo à família. Utilizamos também um desencarcerador para cortar a lataria e retirar o cadáver sem problemas.”

Muitas pessoas passavam pelo local do acidente e paravam seus veículos diante do corpo do aposentando presos nas ferragens. Alguns usavam o aparelho celular para filmar e tirar fotos da fatalidade. “Além de atrapalhar o nosso serviço, esse tipo de atitude é um risco maior ainda de novos acidentes acontecerem, tendo em vista que os curiosos não observam corretamente o trânsito, pois atravessam na frente dos carros, prejudicando também o fluxo de veículos. A orientação que damos é que, ao passar próximo a um acidente, evite parar”, recomendou Magra.

O sargento do Corpo de Bombeiros ainda comentou sobre o problemático trecho da BR-381 na região de acesso ao Bairro Águas Claras. “A sinalização no local, na entrada, é deficiente. Há ainda o problema de o motorista com excesso de velocidade não respeitar o ciclo de se deslocar primeiro para a direita. Ele tenta o acesso precocemente, não indo até um trevo existente a 300 metros, onde é possível fazer esse contorno com segurança. O ideal é que ele desloque até lá”, explica Mafra.

Oswaldo residia em Inhapim. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Ipatinga após os bombeiros sua retirada da lataria. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do aposentado estava vencida desde 29 de novembro de 2007.

Fonte: JVA Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...