quinta-feira, 19 de maio de 2011

Construção de ponte na BR-381 começa com atraso

Pedro Rocha Franco -
Publicação: 19/05/2011 06:00 Atualização: 19/05/2011 06:20

20110519004216998156oMáquinas darão hoje início a fundações para instalação de estacas, que servirão de base para a nova estrutura

Na véspera de completar um mês da interdição da ponte no Rio das Velhas, na BR-381, no Bairro Borges, em Sabará, na Grande BH, empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começa nesta quinta-feira os trabalhos de fundação da nova estrutura. Apesar de o governo federal informar que os serviços foram iniciados no domingo, somente nesta quinta-feira, com 11 dias de atraso em relação ao cronograma, perfuratrizes dão início à escavação para colocação das 18 estacas que darão sustentação à travessia. O atraso pode significar o prolongamento da agonia de milhares de usuários da rodovia, que liga BH ao Vale do Rio Doce e a cidades do litoral capixaba e baiano.

A construção de construção é dividida em três etapas: infraestrutura; mesoestrutura e superestrutura. A primeira inclui o serviço de fundação e a previsão era que fosse terminada na primeira semana de julho, mas, com o atraso, o prazo deve ser estendido. São dois meses para instalação das estacas, se os operários trabalharem dia e noite, e somente nesta quinta deve começar a ser colocada a primeira. Quatro máquinas especializadas na perfuração de rochas e solo, duas importadas da Alemanha e duas da Itália, farão os serviços. Concluída esta fase, terá início a construção da base da ponte e, paralelamente, é montado o tabuleiro para ser encaixado na estrutura, o que deve terminar só no último quadrimestre do ano.

O presidente do Sindicato União Brasileira dos Caminhoneiros, José Natan, não acredita que o prazo estipulado pelo Dnit será cumprido. Segundo ele, funcionários da empreiteira informaram que a obra ficará pronta em um ano ou mais: “Terminando a metálica, eles afrouxam a outra”, salientou. Ele afirma que, por rádio, caminhoneiros de Minas têm sugerido outras rotas para colegas de outros estados. “Ali, o trabalho tem de ser feito em marcha lenta. É um prejuízo incalculável”, avalia Natan.

Pontes metálicas

A empresa contratada pelo Dnit termina amanhã o trabalho de fundação das duas pontes provisórias de metal que serão instaladas para garantir o fluxo de veículos na rodovia, enquanto é construída a ponte definitiva. A previsão do órgão é que as bases sejam concluídas na primeira quinzena de junho e, a partir daí, serão entre 15 e 20 dias para o Exército montar cada ponte e liberá-las ao tráfego. Ou seja, só na terceira semana de junho deve ser entregue a primeira e a segunda na primeira semana de julho.

Enquanto as obras não são concluídas, todos os dias alunos da Escola Municipal Professora Irene Pinto, em Santa Luzia, são obrigados a caminhar por uma hora até o ônibus escolar depois da aula. Sob o sol forte e ofuscados pela terra batida, 19 meninos seguem em fila, sujando o uniforme e o tênis até a passarela do Rio das Velhas, onde disputam com as motos – proibidas no trecho – o direito da travessia. “Antes o ônibus parava na porta de casa e da escola”, reclama Vaneiza Ribeiro, tia de um dos alunos.

Até a próxima semana, a empresa contratada emergencialmente pelo Dnit deve solucionar o problema de uma cratera aberta nas ruas de Santa Luzia. O serviço de tapa-buracos e manutenção das ruas e estradas estaduais é feito à noite, para não atrapalhar o trânsito. Os operários estão trabalhando de 20h às 5h.

Fonte: Portal Uai

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