terça-feira, 31 de maio de 2011

Coordenador do DER apoia mudança de trajeto da duplicação da BR-381

DeFatoÁrea de transferência01Álvaro Eduardo Goulart, coordenador do DER Itabira

31/05/2011 16h25

Álvaro Eduardo Goulart acredita que muitos veículos de carga pesada estejam utilizando ainda o trajeto por João Monlevade, mas vê tendência muito forte de federalização das MGs que comanda na região de Itabira

JOSÉ SANA

O pré-projeto elaborado por consultoria contratado pela Prefeitura itabirana, de mudança do trajeto da BR-381, que passaria por Itabira, via MGs 129 e 434 e MGC-120 (Itabira a Nova Era), já se encontra na mesa do ministro dos Transportes Alfredo Nascimento. Depois de aprovação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o superintendente regional do órgão em Minas, Sebastião Donizete de Souza, e o ex-deputado federal José Santana de Vasconcellos e seu filho, deputado Bernardo Vasconcellos (PR), foram portadores da sugestão de autoria do prefeito João Izael Querino Coelho (PR).

Enquanto continua a tramitação da proposta, DeFato Online mantém-se acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, atendendo justamente a sugestões apresentadas em comentários de internautas. Grande maioria acredita que a realização de audiências públicas, manifestações, reuniões e outras formas de mostrar a necessidade da obra foram providências que já passaram do limite. Daí a iniciativa deste site de notícias e manter vigilância total no desenrolar dos fatos.

DeFato Online acaba de ouvir o coordenador da Regional de Itabira do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), engenheiro Álvaro Eduardo Goulart. Um pouco mais comedido que outros personagens ouvidos até agora, ele apoia a ideia, entusiasmou-se com ela, mas ainda acredita que a maioria de caminhões de carga pesada esteja utilizando a rota antiga, por São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade e Bela Vista de Minas, na direção do Vale do Aço ou Governador Valadares, o contrário das apurações feitas pela reportagem em uma semana de permanência na região do Trevo de Itabira.

FALA, DR. ÁLVARO!

O DER apoia a proposta da Prefeitura de Itabira que elaborou um novo pré-projeto da duplicação da BR-381 do Trevo de Itabira ao Trevão de Nova Era?

Não posso falar em nome do DER/MG mas minha opinião pessoal é  de que a proposta que conheci parece ser bastante viável e pode dar certo.

Quais as razões que o levam a essa conclusão?

O foco principal na minha visão é a questão “enérgica” ou seja o gastos que principalmente os veículos de carga têm para vencer no traçado proposto pelo Dnit passando por São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade, com elevada altitude em relação ao apresentado pela Prefeitura de Itabira.

Como profissional experiente, acredita que o projeto seja aceito pelo Ministério dos Transportes?

Se os valores finais orçados para obra forem a menor para o proposto pela Prefeitura de Itabira e houver um consenso político da região, e a vamos ver mesmo se todos estão interessados por essa duplicação, acredito que o Ministério do Transportes vai optar por fazer esse trecho de rodovia das MGs que o DER Regional comanda.

O senhor acredita na  obra da duplicação?

Sou uma pessoa otimista e, pelas circunstâncias que estamos passando, temos que acreditar na obra.

Se não for aceito o projeto, considerando que os motoristas de veículos de cargas pesadas já escolheram o trajeto como preferencial, pode haver uma sobrecarga ainda maior na rodovia Itabira a Nova Era, pelo menos enquanto não se constroi o trecho rio Uma, de São Gonçalo do Rio Abaixo ao Trevão de Nova Era?

Tenho que fazer uma correção em sua afirmação “trajeto preferencial, pois temos um pequeno desvio para esse trecho Itabira - Nova Era, pois acredito que a maioria dos veículos de carga ainda faz o trecho pela BR-381 passando João Monlevade.

A maior dificuldade de construção do trecho rio Una a Nova Era seria a aprovação do projeto por órgãos ambientais?

Não conheço o projeto Una-Nova Era, mas acredito que as duas propostas terão problemas a serem resolvidos quanto à questão ambiental.

Fonte: DeFato Online

Um comentário:

  1. Espero que a rivalidade historica de Itabira não acabe atrazando as obras de duplicação.
    Seria Lamentável.

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