terça-feira, 24 de maio de 2011

Prefeito de Santa Luzia ameaça bloquear desvios

BR-381.Gilberto Dorneles quer garantia de recuperação do asfalto

Fluxo de veículos aumentou após interdição de ponte sobre rio das Velhas

Publicado no Jornal OTEMPO em 24/05/2011

CLÁUDIA GIÚZA

FOTO: CHARLES SILVA DUARTE - 25.4.2011DESVIO POR SANTA LUZIAAsfalto. Vias de Santa Luzia não têm comportado o tráfego extra de 20 mil veículos por dia

O prefeito de Santa Luzia, Gilberto Dorneles (PMDB), ameaça interditar os acessos ao município, caso o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não apresente uma solução para os problemas causados pelos desvios de veículos feitos pela cidade.

Desde o dia 20 de abril, quando uma ponte na BR-381 (sobre o rio das Velhas, na vizinha Sabará) foi condenada por falhas estruturais, o trânsito aumentou consideravelmente em Santa Luzia, causando danos às vias. Calcula-se que o desvio tenha gerado um fluxo de cerca de 20 mil carros, ônibus, motos e caminhões por dia.

De acordo com a assessoria de imprensa do município, foi feito um acordo entre as prefeituras de Santa Luzia, Sabará, empresários das duas cidades e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para que apenas veículos pesados credenciados trafegassem pela cidade.

Cerca de 2.000 caminhões receberam um selo de acesso. Porém, segundo a prefeitura, veículos não credenciados também estão passando pela cidade. O tráfego excessivo tem transformado ruas asfaltadas em estradas de terra.

Em entrevista ontem à rádio Itatiaia, o prefeito Gilberto Dorneles disse que, caso o Dnit não providencie obras de manutenção nos próximos seis meses, irá fechar os portais de acesso.

Segundo ele, o principal desvio da BR-381, para quem segue ou retorna de Vitória (ES), passa por Santa Luzia, e o Dnit não está arcando com as obras de manutenção como havia sido combinado. A cidade tem três acessos, sendo um na 381, outro na MG-020 e um terceiro pelo bairro São Benedito.

Ontem, a assessoria de imprensa do Dnit informou que ninguém comentaria as ameaças de Dorneles. O órgão alega que cerca de R$ 20 milhões estão sendo investidos na solução do problema. Além do desvio por Santa Luzia, motoristas também têm como alternativa passar por desvios mais longos, um deles por Sabará e outro por Mariana e Ouro Preto, na região Central.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...