sábado, 21 de maio de 2011

Ponte avança na 381

Beto Novaes/EM/D.A Press20110520235010852Obra de fundação da estrutura no Rio das Velhas vai durar dois meses

Terminou ontem a fase de fundação das pontes provisórias metálicas sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará. A empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve iniciar agora a construção de uma cortina de concreto ligando o trecho asfaltado da rodovia às pontes que serão erguidas pelo Exército até a construção da estrutura definitiva. Depois dessa fase, os militares devem montar as estruturas e fazer os encaixes, com previsão de liberação da primeira ponte até a terceira semana de junho. Depois de duas semanas, será liberada a segunda estrutura, garantindo o retorno do tráfego para o trecho da rodovia.

Desde quinta-feira trabalhando na fundação da ponte definitiva, operários alcançaram ontem a camada rochosa do solo. Os trabalhos devem se estender por dois meses para colocação de 18 estacas que darão sustentação à travessia até o início da segunda etapa. Depois disso, restará apenas a obra da estrutura. A ponte terá 212,6 metros, com três faixas de rolamento e passarelas para pedestres acopladas nas laterais. Depois de concluídas as obras de duplicação da BR-381, a ponte deve ser destinada somente ao fluxo de um sentido, pois será construída uma segunda obra de arte para o tráfego do sentido contrário.

O vice-presidente do Grupo Aterpa, responsável pela obra, Tito Valadares Roquete Neto, garante que a ponte definitiva será concluída antes do prazo estipulado pelo Dnit. Inicialmente, a obra se estenderia até meados de novembro, mas, segundo ele, as intervenções devem ser feitas até 31 de outubro. Ele explica que, no caso de uma construção convencional, a obra levaria até um ano e meio para ser pronta, mas a empresa apresentou uma solução de composição mista – concreto e metal –, garantindo a entrega da obra em menos de seis meses. “As três etapas da obra (infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura) são feitas concomitantemente. Adiamentos e atrasos são normais durante a obra, mas sem comprometer o prazo”, afirma Roquete Neto. (PRF)

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...