domingo, 15 de maio de 2011

Dnit sem previsão para reparar ponte

Pedro Ferreira

Cristina Horta/EM/D.A Press20110514195954601Estrutura em Nova União tem problemas em um dos pilares de sustentação. Início das obras ainda não foi definido

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda não tem previsão do início das obras de reparo da ponte no Rio Vermelho, no km 412 da BR-381, em Nova União, Região Central de Minas. Uma das estacas que suportam o bloco de sustentação de um pilar está separada da estrutura por um vão livre de cerca de 15 centímetros. O receio do prefeito de Nova União, Moacir de Figueiredo, é de que a travessia comece a ceder, como aconteceu a ponte do km 454 da mesma rodovia, no Rio das Velhas, em Sabará, Região Metropolitana, que apresentou o problema há quase um mês e precisou ser demolida, causando transtornos para motoristas e pedestres.

Ontem, como medida paliativa, empreiteira contratada pelo órgão fez alguns reparos na sinalização na 381, próximo à ponte. Foi concluído o trabalho de instalação de quebra-molas, nos dois sentidos da pista, para reduzir a velocidade dos veículos nas entradas da ponte, como preparação para as obras que ninguém sabe quando serão iniciadas. A Polícia Rodoviária Federal controlou o tráfego enquanto os operários trabalhavam. Com a circulação alternada entre uma pista e outra, o congestionamento chegou a três quilômetros nos dois sentidos.

De acordo com Alexandre Oliveira, engenheiro do Dnit responsável pelas obras em Nova União e em Sabará, uma empresa de projetos está definindo que reparos devem ser feitos na ponte no Rio Vermelho, para evitar que a estrutura sofra mais danos. Segundo ele, os quebra-molas instalados no local vão servir para evitar acidentes. “É preciso que os veículos passem em baixa velocidade no período em que os reparos estiverem sendo feito feitos, para garantir a segurança de todos.

Quanto à reforma da ponte, ele disse que já foi feita uma análise prévia, mas não foi definido o que vai ser feito. “Houve uma audiência pública e nela foram mostradas fotos do bloco da ponte, com três estacas, e uma delas está descolada. Pelo que tudo indica, é um problema bastante antigo e não há risco iminente de alguma coisa”, acrescentou.

RIO DAS VELHAS

Com relação à situação da ponte do Rio das Velhas, interditada em 20 de abril e demolida na semana passada, as notícias também não são boas. As duas cabeças de ponte, necessárias para a instalação de estruturas metálicas provisórias, a serem montadas pelo Exército, só ficarão prontas no mês que vem. A previsão anterior, que era de 20 dias para a construção das cabeças de ponte, não foi cumprida e a nova data agora é 8 de junho. “É nessa data que começaremos a montar as estruturas metálicas para suportar carga de 60 a 70 toneladas. Veículos com peso superior continuarão passando pelo desvio de Barão de Cocais”, informou Alexandre Oliveira.

Motoristas aguardam com ansiedade a instalação dos pontilhões metálicos, principalmente os condutores de veículos pesados, que, com a interdição da BR-381, são obrigados a aumentar o percurso em mais de 100 quilômetros. Carros de passeio e pequenos caminhões passam por Santa Luzia, mas a situação não é confortável, pois as ruas estreitas e antigas da cidade não comportam o volume de tráfego e os congestionamentos são constantes.

Passageiros de ônibus coletivos também são prejudicados, pois precisam atravessar por uma passarela para pedestres e fazer a baldeação do outro lado do rio. Segunda-feira passada, uma nova travessia, que oferece mais segurança aos pedestres, foi inaugurada. Ela tem 40 metros de comprimento por dois metros de largura. Passadeiras provisórias feitas pelo Exército tão logo a ponte foi interditada, foram desmontadas. 

Fonte: Estado de Minas

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