quinta-feira, 19 de maio de 2011

Limite de velocidade no Anel Rodoviário está equivocado, por isso tantas multas. Matéria de capa O TEMPO 18/05.

O Tempo mostrou em sua capa de 18/05 que as multas aplicadas no Anel Rodoviário subiram mais de 600% nos últimos meses. Isso não é por acaso. Todas as  vezes que as autoridades são convidadas, por pressão da sociedade a apresentar soluções para a TRAGÉDIA CRÔNICA que é o Anel Rodoviário de BH, eles buscam o caminho mais curto e MIOPE, o que dá menos trabalho. Regra geral eles encontram um jeito legal, mas imoral de transferir para o motorista a culpa do problema. O que de fato precisa ser resolvido, continua sem soluções. O grande número de multas aplicadas nos últimos meses é a melhor desculpa para incompetência do DNIT e do Ministério dos Transportes. A velocidade no Anel está equivocada. Ninguém consegue manter uma média de 70km/h, onde o correto deveria ser no mínimo 90km/h para carros  e 70km/h para caminhões, exceto nos 8km de descida entre o Belvedere e o Betânia, onde a velocidade para caminhões deve ser no máximo 60km/h.

 

A sanha arrecadatória das autoridades é maior do que o bom senso. O Anel é uma AUTO PISTA, como é a Linha Verde. A configuração das duas vias é a mesma, mas o DNIT insiste em dizer o contrário e preterir as obras que evitariam os acidentes. Na Linha Verde a velocidade é de 110km/h para carros e 80km/h para caminhões. As duas tem o mesmo “passe” (largura de faixas). Não é a velocidade que causa acidente no Anel, mas os estrangulamentos de pista onde eles não deveriam existir em nenhuma hipótese. São 11 gargalos que precisam ser eliminados URGENTE. A comparação pode parecer absurda, mas precisa ser feita para clarear as idéias dos nossos “competentes” técnicos. Nas Autoban Alemãs a velocidade é livre e a média é de 170km/h... Lá também acontecem acidentes, não como os daqui, por engavetamento onde carretas passam encima de carros parados no meio de uma AUTO PISTA.

 

Os acidentes são inerentes ao ato de dirigir, por dezenas de razões, que não só a velocidade. O governo deveria se preocupar em construir vias decentes, que minimizem os riscos, e não transferir para quem é vítima, o ônus da sua ineficiência. O imbróglio no Anel está servindo para comprovar o equívoco dos órgãos e para punir, com multas, motoristas que já são punidos com impostos escorchantes. É importante diferenciar os que andam a 140km/h, onde o limite é 90km/hs, daqueles que são punidos a 79km/h em uma Auto Pista que tem seus limites de velocidade subestimados propositadamente em virtude da infantilidade das autoridades para lidar com o assunto. Ninguém é contra radares para pegar os que cometem excessos. Todo mundo é contra radares com fins eminentemente arrecada tórios e para justificar a inércia do poder público.

 

José Aparecido Ribeiro

Especialista em transito e assuntos urbanos

ING SOS Multas Abusivas

CRA MG 0094-94

31-9953-7945

jaribeirobh@gmail.com

 

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