domingo, 24 de abril de 2011

Matérias publicadas em 23/04/2011:

“Exército libera passarela de pedestre na BR-381 - JA 2ª Edição”

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“Motorista irá enfrentar caos na volta do feriadão pela 381”

Ponte.Polícia rodoviária afirma que já fez tudo que podia e alternativas são os desvios improvisados

Exército começou a instalar ontem passarela flutuante para os pedestres

FOTO: CHARLES SILVA DUARTEfoto_23042011003425No improviso. Militares do Exército irão controlar travessia de pedestres através da passarela flutuante

A volta do feriado prolongado da Semana Santa promete mais transtornos para quem precisar passar pela BR-381, no caminho de retorno do Espírito Santo e Sul da Bahia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que não haverá operação emergencial para evitar os congestionamentos registrados no início do feriado. Com o afundamento da ponte sobre o rio das Velhas, em Sabará, na última quarta-feira, carros, ônibus e caminhões ficaram impedidos de passar pelo local.

Aos motoristas não resta outra saída a não ser seguir pelos desvios sugeridos pela PRF. A corporação informou, no entanto, que irá reforçar o policiamento nos trevos por onde os motoristas deverão iniciar os caminhos alternativos. "Já fizemos até demais. Colocamos faixas e barreiras para interditar a estrutura, quando aconteceu o afundamento do asfalto. O resto é de responsabilidade do Dnit. Não podemos deixar uma viatura por conta da ponte. Temos outros pontos para nos preocupar nas estradas", disse o inspetor Aristides Júnior, assessor de comunicação da PRF.

O supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Alexandre Oliveira, informou que faixas de tecido para orientar os desvios já foram colocadas e são suficientes, mas nem todos os usuários observam os avisos. "Não foi possível fazer placas ainda por causa do feriado, mas já estamos providenciando", disse.

Ontem, enquanto a reportagem de O TEMPO esteve no trecho interditado, vários motoristas e caminhoneiros desavisados chegavam ao local, alguns em alta velocidade, dizendo que não tinham visto os alertas de desvio.

Com a interdição da ponte, os desvios para carros, ônibus e motos serão mantidos pelas cidades de Sabará, Caeté e Santa Luzia, na região metropolitana, e Ouro Preto, no caso dos caminhões (veja trajeto, abaixo).

Ontem, projetistas da Ecoplan, empresa responsável pelo projeto de duplicação da BR-381, estiveram na ponte com um topógrafo e constataram que o afundamento do pilar da estrutura estava em 74 cm. "Vamos monitorar e fazer medições três vezes por dia. Se for detectado que a ponte está cedendo, o Dnit irá tomar as providências. Mas acredito que a ponte não vai cair", disse o projetista Carlos Roberto Silveira.

A passarela improvisada pelo Exército começou a ser montada à tarde. A estrutura irá funcionar por 15 dias, a partir de hoje, até que uma outra travessia flutuante - mais larga e reforçada - seja construída pelo Dnit.

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“Ponte - Morador fura bloqueio e se arrisca”

Enquanto a passarela provisória para pedestres na BR – 381, em Sabará, região metropolitana da capital, não está pronta, os moradores da região continuaram se arriscando ontem e usaram o local, mesmo interditado. Até a placa que avisava sobre a interdição foi retirada do local e ficou enrolada no chão. A ponte apresenta risco de cair.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não tem efetivo para impedir que os moradores passem pela ponte condenada. "Se os pedestres continuarem transitando pela ponte, mesmo depois da construção da passarela, vamos ter que pedir reforço para policiais de outros Estados", disse o inspetor da PRF, Coraci Vieira.

No fim da manhã de ontem, homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Sabará impediram o trânsito de motos no local, mas os pedestres continuavam transitando.

Os moradores alegam que utilizam o local porque a volta pela cidade para chegar ao outro lado é muito grande. "Enquanto a passarela não estiver pronta, vamos continuar passando por aqui", disse o frentista Oswaldo Pinto, 52. (NO)

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“Responsabilidade”

Omissão.

Na edição de anteontem, especialistas ouvidos por O TEMPO creditaram o afundamento da ponte na BR-381, na divisa entre Belo Horizonte e Sabará, à ausência de manutenção regular do Dnit na obra. O departamento rebateu às acusações, alegando ter feito uma vistoria no local em 2010. No entanto, a última intervenção do órgão na ponte ocorreu no final da década de 90.

Fonte: O Tempo

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“Passarela sobre Rio das Velhas começa a ser usada na Grande BH”

Trabalhos para montagem começaram nesta sexta-feira (22).
Exército construiu duas passagens flutuantes no local.

ponte3Foram montadas duas passagens na estrutura flutuante. Uma para ida e outra para volta de pedestres. Passarela foi montada por militares do exército após interdição da Ponte sobre o RIo das Velhas, na Região Metropolitana de BH (Foto: Reprodução TV Globo)

A passarela para a travessia de pedestres sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi liberada no fim da manhã deste sábado (23), segundo o Exército. Os militares construíram duas passagens na estrutura flutuante.

Trinta homens trabalharam durante toda a madrugada para terminar o serviço. Uma guarnição deve permanecer no local para controlar a passagem das pessoas.

A ponte que era usada antes, na BR-381, foi interditada na quarta-feira (20) após ceder. No mesmo dia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou que ela será demolida.

O Exército começou, na tarde desta sexta-feira (22), os trabalhos para a instalação da passarela. A estrutura foi montada em caráter emergencial.

Este tipo de passarela é usada pelo Exército para fazer a travessia de tropas em situações de combate. Ela tem cerca de 60 metros e as pessoas precisam atravessar em fila.

Fonte: G1 MG

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“Liberadas as passarelas para pedestres na BR-381”

FOTO: RODRIGO CLEMENTE / O TEMPOEXERCITO CONSTROI PONTE PROVISORIA NA BR 381 SOBRE O RIO DAS VELPassadeira é instalada para moradores que precisam atravessar o Rio das Velhas

Foi liberada a passagem para pedestres nas duas passarelas montadas pelo Exército para permitir o tráfego de pessoas na divisa de Sabará, na região metropolitana, e Belo Horizonte, que ficou impedido após um abalo na estrutura da ponte do Rio das Velhas, na BR-381.

As estruturas, feitas de alumínio, foram instaladas por 26 homens do Exército durante a tarde de sexta-feira (22) e a manhã deste sábado (23). A liberação foi feita por volta de 12h, conforme estava previsto pelo Exército. 

Pelo menos 50 pessoas poderão fazer o trajeto, nos dois sentidos da passarela, que tem cada uma 40 metros de extensão.

Inicialmente, estava previsto a instalação de apenas uma passarela provisória, que teria o tráfego alternado de pessoas, ou seja, apenas um sentido por vez poderia ser feito no trajeto da estrutura.

Porém, como muitas pessoas utilizariam a passarela os moradores solicitaram uma segunda ponte provisória.

Transporte

O prefeito de Sabará informou durante a liberação das passarelas que ônibus das concessionárias que atendem o município de Sabará farão baldeação até o posto Beija Flor, na BR-381. O objetivo é atender os moradores que fazem o trajeto Sabará/Belo Horizonte. 

Fonte: O Tempo Online

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“Exército libera as passarelas de pedestres na BR-381”

João Henrique do Vale -

Ernesto Braga

Publicação: 23/04/2011 12:33 Atualização: 23/04/2011 16:46

20110423124250672401iMoradores já atravessam o rio pelas novas estruturas

Foi liberada por volta das 12h a passarela construída como alternativa para a travessia sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desde quarta-feira a ponte existente sobre o rio foi interditada após uma das vigas de sustentação ceder, provocando afundamento da estrutura.

Confira galeria com imagens da passadeira

A pedido dos moradores foram feitas duas passadeiras no lado esquerdo da ponte do Rio das Velhas, sentido Belo Horizonte/Vitória. Elas tem cerca de 60 metros. Antes a estrutura teria fluxo intermitente, ou seja, um sentido de cada vez, mas com a construção de um novo piso, a travessia poderá ser feita nos dois sentidos.

As pontes foram construídas sobre botes colocados na água. A estrutura foi fixada com cabos de aço presos nas margens do rio. De acordo com o exército, as passarelas suportam cerca de trinta pessoas e nenhum veículo pode passar sobre elas. Para que isso não aconteça e o peso não ultrapasse o permitido, militares vão ficar de vigilância durante o dia e a noite para vistoriar a passagem de pedestre. Postes de iluminação foram instalados no local.

Fonte: Portal Uai

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“Passarela é ampliada para facilitar passagem de pedestres”

Decisão foi tomada durante a madrugada após a verificação de que há um grande fluxo de pessoas no local

Fernando Zuba - Repórter - 23/04/2011 - 10:57. Última Atualização: 14:57

WESLEY RODRIGUES2873754367Cada passarela tem 50 centímetros de largura e 40 metros de comprimento

A passarela de pedestres construída ao lado da ponte que passa sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), recebeu uma segunda via neste sábado (23). Inicialmente, apenas uma seria construída. Porém, após conversa com o prefeito de Sabará, William Borges, o Exército brasileiro decidiu ampliar a passarela. O prefeito alertou que, no local, passaria um grande número de pessoas e como a circulação não poderia ser feita simultaneamente nos dois sentidos, a passagem ficou inviável.

A mudança começou a ser realizada na madrugada deste sábado (23) e terminou por volta das 12 horas. A liberação foi feita após uma bateria de testes, aproximadamente uma hora depois.
Cada passarela tem 40 metros de comprimento por 50 centímetros de largura. A sustentação é de material metálico, com o reforço de cabos de aço. O piso é de alumínio flutuante e o corrimão, de corda. A ponte para pedestres fica cerca de 40 centímetros acima do espelho d’água.

Ao todo, 27 homens do 4º Batalhão de Infantaria de Combate, de Itajubá, no Sul de Minas, foram destacados para ficar no local e ajudar na travessia.

A previsão é de que o efetivo fique disponível no lugar por 10 dias. No entanto, conforme esclareceu o engenheiro supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Alexandre Oliveira, está em negociação a ampliação do prazo para no mínimo 15 dias, período necessário para o órgão substituir a passarela do Exército por outra, também provisória.

Sobre o início das obras, que incluem a destruição da ponte comprometida e a construção de uma nova estrutura para a passagem de veículos, o representante do Dnit informou que, até o fim da próxima semana, o projeto deve estar concluído. “Estamos desenvolvendo um projeto para, em seguida, convidar empresas do setor que estejam interessadas em apresentar propostas”, disse.

Com a instalação da passarela, pessoas que moram em Sabará mas trabalham ou estudam em Belo Horizonte terão um caminho garantido para ir de uma cidade a outra. Segundo o prefeito de Sabará, as empresas de ônibus que atendem a região já foram notificadas e terão que cumprir os horários normalmente.

Além disso, ele garantiu que veículos oficiais, incluindo ambulâncias, não precisão passar pelos desvios. Duas empresas localizadas no limite dos municípios ofereceram passagem livre para esses automóveis por dentro das propriedades.

William Borges também solicitou à Cemig que coloque postes de luz no local para iluminar a passagem de quem precisa transitar pela passarela à noite.

Fonte: Hoje em Dia

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“Exército atende pedido de moradores e faz duas passarelas, na BR-381”

Após um pedido dos moradores, o Exército decidiu construir outra passarela de pedestres na BR-381, onde a ponte do Rio das Velhas cedeu na quarta-feira (20).

Vinte e seis homens do Exército trabalham desde a sexta-feira (22) na construção de uma estrutura de alumínio que permita o tráfego de pessoas na região, que fica na divisa das cidades de Belo Horizonte e Sabará.

A passarela inicialmente teria o tráfego alternado de pessoas, ou seja, apenas um sentido por vez poderia ser feito no trajeto da estrutura. Porém, como muitas pessoas utilizariam a passarela os moradores solicitaram uma segunda ponte provisória.

Para atendê-los, o Exército mudou a estrutura inicial prevista para ter 60 metros de extensão e construiu um aterro no entorno do rio das Velhas, o que encurtou a distância para 40 metros.

Com isso, houve uma sobra de estrutura de alumínio que permitiu a construção da nova passarela. Uma das estruturas está pronta, mas ainda não foi liberada. A previsão é que as duas passarelas sejam abertas para a população a partir de 12h. 

Fonte: O Tempo Online

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“Alívio provisório em Sabará”

Exército deve concluir hoje passarela para passagem de pedestres no Rio das Velhas. Dnit diz que até quinta-feira terá definido nome da empresa que vai construir ponte

Ernesto Braga

Jackson Romanelli/EM/D.A Press20110422194136876Homens do 4º Batalhão de Engenharia de Combate começaram ontem trabalho de montagem da passarela

Para que os pedestres voltem a ter o direito de ir e vir com segurança no km 454 da BR-381, no limite entre Belo Horizonte e Sabará, na região metropolitana, foi preciso que o Exército montasse uma operação de guerra ao lado da interditada ponte no Rio das Velhas. Trinta homens do 4º Batalhão de Engenharia de Combate (BE CMB) de Itajubá, no Sul de Minas, começaram a construir ontem uma estrutura de 60 metros de comprimento por 50 centímetros de largura, a 40 centímetros de altura do curso d’água. Será permitida a passagem de até 30 pessoas, em fluxo intermitente, ou seja, um sentido de cada vez. Os militares terão que ficar de vigilância 24 horas nas duas pontas da passarela para controlar os acessos. Por segurança, a travessia só será liberada durante o dia. A previsão é que a passarela seja concluída e liberada no início da tarde de hoje.

Ela está sendo construída na margem direita da ponte no Rio das Velhas, conhecida como Ponte dos Borges, no sentido Vitória/Belo Horizonte. O comboio do Exército com as peças que formam a estrutura saiu de Itajubá às 4h de ontem e chegou a BH à tarde. “Será esticado um cabo de aço de uma margem à outra do rio. Peças flutuantes de alumínio, chamadas de botes, ficarão presas a esse cabo guia. O piso da passarela, onde as pessoas andam, é preso aos botes. Há corrimão de 1,3 metro de altura, feito de corda, nos dois lados e em toda a extensão da passarela”, informou o tenente Eduardo Francisley, do 4º BE CMB.

Ele e o sargento Marcus Tavares, da mesma unidade do Exército, fizeram ontem as últimas análises no local antes da montagem da passarela. “A previsão é que a passagem para pedestres seja liberada ao meio-dia de amanhã (hoje). É um tipo de estrutura que usamos para transposições em cursos d’água, em situação de combate, para passagem de até 75 homens por minuto. Por segurança, será permitido o acesso de até 30 pessoas por vez, em sentido único, e somente enquanto houver luz natural. Uma guarnição com 12 militares ficará de prontidão nas duas extremidades da passarela”, disse o tenente Eduardo. Máquinas fizeram a limpeza das margens do Velhas na manhã de ontem.

O oficial ressalta que, como os botes de alumínio que sustentam o piso da passarela são flutuantes, não há risco de a passagem para pedestres ser levada pela água em caso de chuva forte, que eleve o nível do rio. “À medida que a água sobe, o bote também sobe, mantendo sempre a altura de 40 centímetros em relação ao espelho d’água”, explicou. De acordo com o tenente Eduardo, a passarela será provisória, até que outra seja construída no local pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O engenheiro Alexandre de Oliveira, supervisor do Dnit em Minas, disse que vai pedir ao Exército que mantenha a estrutura montada por pelo menos 15 dias. “Até que possamos construir outra, nos mesmos moldes da que os militares montaram.”

DEMOLIÇÃO E CONSTRUÇÃO

O Dnit promete contratar até quinta-feira a empresa que vai demolir a abalada ponte no Rio das Velhas, na BR-381, e construir a estrutura. De acordo com Alexandre de Oliveira, engenheiro supervisor do Dnit em Minas, a previsão é que a demolição comece em 10 dias (2 de maio). “Na segunda-feira, começaremos a reunir elementos para o projeto básico da nova ponte, com estimativa de valor. Até quinta, o orçamento estará pronto e o nome da empresa escolhida será levado para aprovação da diretoria colegiada do Dnit”, disse.

O diretor de infraestrutura rodoviária do Dnit, Hideraldo Caron, que na quinta-feira veio de Brasília vistoriar a ponte interditada, afirmou que o investimento na nova estrutura será de R$ 40 milhões. Engenheiros de empresas privadas especializadas em demolições que venceram licitações para grandes obras em Belo Horizonte como o viaduto do Lagoinha e a reforma da Avenida Antônio Carlos, estiveram ontem na ponte do Velhas e afirmaram que a forma mais adequada para derrubar a estrutura condenada é com uso de explosivos. Caron, no entanto, eliminou essa possibilidade, por falta de autorização ambiental. Por se tratar de obra emergencial, o Dnit tem de construir a ponte em 180 dias.

A possibilidade de a ponte no Rio das Velhas desabar não foi descartada pelos técnicos que vistoriaram o local, mas não há ninguém nas duas cabeceiras para impedir que as pessoas passem por ela. Moradores da região ignoram a faixa de pano com o alerta sobre o risco, que ontem foi encontrada no chão. “Essa função é da polícia”, disse Alexandre. O inspetor Coraci Vieira, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), afirmou que a corporação não dispõe de efetivo para fiscalizar apenas a ponte. “O efetivo é restrito para fazermos esse remanejamento. Uma equipe de sete policiais fiscaliza 90 quilômetros da BR-381, do final do Anel Rodoviário (Bairro Jardim Vitória, Nordeste de BH), até a ponte no Rio Una, em São Gonçalo do Rio Abaixo (Região Central de Minas), inclusive sinalizando os desvios causados pela interdição da ponte”, disse.

Fonte: Estado de Minas

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“Prefeitos vão pedir ajuda”

Administrações das cidades diretamente afetadas pela interdição da ponte no Rio das Velhas calculam prejuízos e transtornos e dizem que vão exigir mais suporte do Dnit

Thobias Almeida

Jackson Romanelli/EM/D.A Press20110422202556880Acidente na Rodovia da Morte trará problemas graves para moradores de Sabará, Caeté e Santa Luzia

Muita paciência. É o que resta aos moradores dos municípios afetados pela interdição da ponte do Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, principal saída de BH rumo ao Espírito Santo, Bahia e Região Leste do estado. Autoridades de Sabará, Santa Luzia e Caeté, todas cidades da Grande BH, admitem que é impossível vencer o desafio de fazer com que milhares de carros passem, sem problemas, por ruas e estradas que não foram construídas para absorver tamanho movimento. As medidas ao alcance das prefeituras, como sinalização especial aos motoristas, têm poder reduzido de amenizar os problemas. A mudança repentina no cotidiano das três cidades é acompanhada pelo receio de que a infraestrutura existente não suporte a sobrecarga de tráfego. O prefeito de Caeté, Ademir Carvalho (PR), já anuncia que cobrará a fatura do governo federal.

“Nossa cidade vai ficar esburacada, avacalhada. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai ter que nos compensar. Vou tomar providências a esse respeito”, adianta Carvalho. Para o prefeito, não há dúvida de que o piso das vias urbanas e da MG-262 será castigado pelo tráfego pesado. Em sua visão, o papel da autarquia federal é pôr máquinas e mão de obra à disposição dos municípios para sanar os danos.

Carvalho acrescenta que a piora na qualidade de vida da população é notória. “O cidadão não consegue mais atravessar a avenida principal da cidade para fazer uma compra”, exemplifica. Ele informa que a prefeitura terá de alterar o tráfego nas duas principais avenidas do município para evitar a paralisação total do trânsito.

O prefeito de Sabará, Willian Borges (PV), informou não ter sido procurado por ninguém do Dnit logo após a emergência e alerta que a cidade não está preparada para receber tantos carros de uma só vez. “Isso acaba mudando a rotina das pessoas. Acredito que, com o trânsito intenso vindo da 381, teremos problemas sérios que poderão danificar nossas estradas”, observa. A prefeitura adotou medidas como o desligamento dos semáforos na região central da cidade e a colocação de faixas de sinalização. Agentes municipais de trânsito passarão a controlar o fluxo de carros.

PREJUÍZOS Borges informa que negocia a liberação da passagem de carros oficiais, como ambulâncias e ônibus escolares, em dois terrenos particulares que margeiam o Rio das Velhas, o que ofereceria uma rota alternativa para serviços públicos essenciais superarem o isolamento. O chefe do executivo, que ainda aguarda um posicionamento do Dnit sobre o futuro, calcula que os cofres municipais serão afetados com o desvio. “Já estamos dobrando os turnos dos agentes de trânsito, sem contar a hora de máquinas trabalhadas. Isso vai gerar custos”, avalia o prefeito.

O prefeito de Santa Luzia, Gilberto Dorneles (PMDB), não foi encontrado por estar viajando. De acordo com o secretário de Comunicação, Cultura e Turismo, Hernane Pantoja, a interdição da ponte causou “um transtorno muito grande, que pegou todos de surpresa”. Segundo o secretário, as medidas adotadas pela prefeitura foram a confecção de sinalização e o destacamento de guardas municipais para auxiliar os motoristas. Ele recomenda paciência no trânsito para evitar problemas e acidentes.

Fonte: Estado de Minas

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“Exército faz vistoria na passarela para pedestres, na BR-381”

FOTO: CHARLES SILVA DUARTE/OTEMPOfoto_23042011081831Apesar dos riscos, muitos pedestres têm se arriscado a passar na estrutura abalada

Nesta manhã de sábado (23) o Exército realiza uma vistoria na passarela provisória para pedestres, na BR-381, na altura da ponte do Rio das Velhas que cedeu na última quarta-feira (20). A estrutura foi finalizada durante a madrugada e vai funcionar apenas para o tráfego de pessoas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

A passarela tem uma extensão de 60 metros e é feita de alumínio. Os pedestres poderão passar na passarela em um grupo de até 30 pessoas, sendo que o trânsito deve ser feito alternado em cada sentido.

A previsão é que a abertura do acesso para o uso dos pedestres seja feita às 12h. 

Fonte: O Tempo Online

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Ponte para pedestres sobre o Rio das Velhas

Exército construiu passagem que não poderá ser usada por veículos

Estado de MinasI010333A ponte suporte até 30 pedestres

DA REDAÇÃO - Os pedestres ganham a partir da tarde deste sábado, uma alternativa para atravessar o Rio das Velhas, em Sabará, na BR-381, depois que a ponte no local foi interditada por problemas estruturais. Militares do exército trabalharam durante a madrugada para finalizar a estrutura, instalada no lado esquerdo da ponte do Rio das Velhas, sentido Belo Horizonte/Vitória. Ela terá cerca de 60 metros.

Botes foram colocados na água e sobre eles construída uma plataforma de alumínio. A travessia foi fixada com cabos de aço que ficarão presos nas margens do rio. O exército informou que a passarela suporta cerca de trinta pessoas e nenhum veículo pode passar sobre ela. Para que isso não aconteça e o peso não não ultrapasse o permitido, militares vão ficar de virgília durante o dia e a noite para vistoriar a passagem de pedestre. A iluminação do local será cedida pela Prefeitura de Sabará.

Fonte: Diário do Aço

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“Passarela de pedestres na BR-381 deve ser liberada no fim da manhã deste sábado”

João Henrique do Vale -

Publicação: 23/04/2011 08:36 Atualização: 23/04/2011 11:04

Deve ser liberada por volta das 12h deste sábado, a passadeira instalada como alternativa para travessia sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Militares do exército trabalharam durante a madrugada para finalizar a estrutura. Nesta manhã, eles fazem uma vistoria no local. Desde quarta-feira a ponte existente no local foi interditada após uma das vigas de sustentação ceder, provocando afundamento da estrutura.

Confira a galeria de fotos da construção

A estrutura foi instalada no lado esquerdo da ponte do Rio das Velhas, sentido Belo Horizonte/Vitória. Ela terá cerca de 60 metros. Botes foram colocados na água e sobre eles construída uma plataforma de alumínio. A travessia foi fixada com cabos de aço que ficarão presos nas margens do rio.

De acordo com o exército, a passarela suporta cerca de trinta pessoas e nenhum veículo pode passar sobre ela. Para que isso não aconteça e o peso não não ultrapasse o permitido, militares vão ficar de vigilância durante o dia e a noite para vistoriar a passagem de pedestre. A iluminação do local será cedida pela Prefeitura de Sabará.

Fonte: Portal Uai

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