domingo, 24 de abril de 2011

Matérias publicadas em 21/04/2011:

“Ponte que vai ser demolida na BR-381 tem histórico de problemas – MGTV 1ª Edição”

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“Ponte que dá acesso ao litoral do Espírito Santo é interditada - Jornal da Record”

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“Ponte racha e BR 381 está interditada em MG - Rede TV”

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“Moradores do entorno da ponte interditada na 381 fazem manifestação - JA 2ª Edição”

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“Moradores protestam por solução de ponte na BR-381 - MGTV 2ª Edição”

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“Rachadura interdita ponte na BR-381 e complica saída da capital - MGTV 2ª Edição”

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“Interdição de ponte e desvios atrapalham saída para o feriadão - Jornal Globo News”

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“Técnicos vistoriam ponte que cedeu na BR-381 - MGTV 1ª Edição”

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“Cegonheira tomba e mata uma pessoa na BR-381, em Perdões - MGTV 1ª Edição”

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“Congestionamento com 381 interditada - JA 1ª Edição”

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“Desvio por Sabará leva mais de 3 horas - JA 1ª Edição”

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“Desvio de pesados é pela BR-356 - JA 1ª Edição”

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“Caos no desvio depois de afundamento da ponte sobre Rio das Velhas - JA 1ª Edição”

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“Cegonheira tomba sobre pedestre no Sul de Minas - JA 1ª Edição”

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“BR-381 está interditada - Bom Dia Brasil”

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“Trânsito é intenso nos desvios da BR-381, após interdição de ponte - Bom Dia Minas”

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“Interdição da ponte na 381 é prova do descaso com as estradas federais no estado”

Ernesto Braga

Publicação: 21/04/2011 06:39 Atualização:

Ao fim de todo feriado prolongado, Minas Gerais aparece nos noticiários como o estado campeão de acidentes e mortes em rodovias. A explicação das autoridades responsáveis pelas estatísticas de tanta violência também é sempre a mesma: a imprudência dos motoristas, muitas vezes atrelada a fenômenos naturais, como chuva. Por isso, insistem os fiscais do asfalto, a maioria das mortes ocorre em colisões frontais, causadas, principalmente, por ultrapassagens irregulares em pistas sinuosas e estreitas.

Mas especialistas em trânsito dão outra dimensão ao problema ao eleger a falta de estrutura da malha rodoviária mineira, a maior do país, como a grande vilã. Precariedade que tira a vida de milhares de pessoas, causa grandes perdas a transportadoras, empresas de ônibus e indústrias, e afeta até a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A corporação teve de cancelar o lançamento da campanha Acenda os faróis – dê uma luz para a vida, que ocorreria na quarta-feira na BR-381, por causa da interdição da abalada ponte no Rio das Velhas, no km 455, no limite de Belo Horizonte e Sabará, na região metropolitana.

Os quatro dias do feriado da semana santa de 2010, de 1º a 4 de abril, foram os mais sangrentos da década em Minas de acordo com a PRF. Houve 603 acidentes nas rodovias federais, que deixaram 351 pessoas feridas e 31 mortas. Com as 32 mortes no mesmo período nas rodovias estaduais e federais delegadas à Polícia Militar Rodoviária (PMRv), 63 pessoas perderam a vida. O número é 215% maior do que o registrado no mesmo feriado de 2009, com 20 mortos (13 nas federais e sete nas estaduais). Os dados da PRF também são superiores aos do carnaval deste ano, quando houve 29 mortes nas BRs mineiras.

Para que a carnificina no asfalto não seja novamente motivo de sofrimento para tantas famílias neste feriadão, o Estado de Minas analisou os números da PRF na Operação Semana Santa de 2010. Os dados apontam as principais causas dos acidentes com mortes, o dia de maior incidência dos desastres, as características dos trechos das rodovias onde eles ocorrem com maior frequência, além do horário citado por especialista e pela corporação como o mais crítico. O objetivo é criar um “manual de sobrevivência” para motoristas e passageiros, permitindo que eles cheguem ao destino em segurança.

Das 31 mortes do feriadão da semana santa de 2010, 11 foram na BR-381, sendo oito no trecho mais perigoso da rodovia, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e três na Fernão Dias, entre a capital mineira e São Paulo. Sete foram na BR-116 (Rio/Bahia), quatro na BR-040 (três entre BH e o Rio de Janeiro e uma entre BH e Brasília), três na BR-365, uma na BR-459 e uma na BR-050. A PRF não informou os locais de quatro mortes.

Apenas uma pessoa perdeu a vida em rodovia de pista duplicada, ao ser atropelada no km 433 da BR-040, em Paraopeba, na Região Central. Os demais casos foram em vias de pista simples e sem divisória central que pode evitar choques entre veículos que trafegam em sentidos opostos ou que fazem ultrapassagens malsucedidas. As colisões entre carros de passeio causaram 21 mortes (15 em batidas frontais, três em transversais, duas em laterais e uma na traseira do carro).

“As características dos acidentes mostram que todas as rodovias federais de Minas estão ultrapassadas. Não basta melhorar a sinalização, é preciso reconstruí-las, duplicar as pistas e pôr barreiras físicas para separar os dois sentidos, de concreto ou aço”, afirmou o especialista em trânsito e assuntos urbanos José Aparecido Ribeiro, presidente do Movimento SOS Rodovias Federais-MG.

Segundo ele, estudos mostram que as intervenções nas rodovias evitariam 60% das mortes. “Não podemos negar a imprudência dos motoristas. Mas o que mata são as colisões entre veículos, sobretudo frontais. Por isso, a maioria das mortes ocorre, historicamente, na BR-381, principalmente entre Belo Horizonte e João Monlevade, trecho conhecido como Rodovia da Morte.” A maior parte das mortes (10) na semana santa de 2010 ocorreu no domingo, último dia do feriado, na volta para casa. O período noturno é o mais crítico. “Alterações da pressão sanguínea são mais comuns das 19h às 21h, podendo provocar sonolência nos motoristas”, diz o especialista.

Fonte: Portal Uai

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“Afundamento de ponte leva caos à 381 na saída do feriado”

Obra deve demorar seis meses; ontem, filas de carros chegaram a 16 km

FOTO: CHARLES SILVA DUARTEfoto_21042011023632_thumb[1]Sem saída. Pedestres e motoristas ficaram parados sem poder passar pela estrutura na BR-381

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou ontem à noite que a ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381, na divisa de Sabará com Belo Horizonte será demolida. A decisão foi tomada horas depois de parte da estrutura afundar e provocar a interrupção do tráfego no local.

O rebaixamento de cerca de 80 cm em um dos pilares foi provocado, segundo o engenheiro supervisor do Dnit, Alexandre de Oliveira, pelo assoreamento do rio. O órgão nega que tenha havido problemas de manutenção na estrutura. A construção de uma nova ponte deve demorar seis meses. A obra, com estimativa mínima de R$ 30 milhões, só vai começar daqui a 20 dias quando deverá ficar pronto um projeto emergencial.

O rompimento da estrutura, por volta de 13h de ontem, transformou em caos a saída para o feriado de Semana Santa para quem seguia para o Espírito Santo. À noite, quando mais motoristas pegaram a estrada, uma longa fila de carros se formou na saída da capital. Os reflexos foram sentidos no Anel Rodoviário, que chegou a registrar 16 km de engarrafamento. A expectativa para esse feriado, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), era que 250 mil carros passariam pelo trecho interditado. Carros de passeio, ônibus e veículos pesados deverão seguir caminhos alternativos (veja quadro ao lado).

A passagem de pedestres também foi impedida, mas vários moradores foram vistos se arriscando a cruzar a estrutura.

A dona de casa Maria Aparecida Pimenta, 50, que mora ao lado da ponte há 23 anos, disse que ouviu um estalo na hora em que o pilar afundou. "Achei que estava caindo alguma coisa. Quando cheguei aqui fora, vi que a ponte havia cedido".

O supervisor do Dnit disse que a última vistoria na ponte aconteceu no fim da década de 90. Segundo ele, o período é considerado normal. "Houve um esvaziamento da parte inferior de um dos blocos de sustentação da ponte, que fica dentro d água, o que acabou rebaixando a estrutura", informou. Um especialista em estrutura de pontes e consultor do Dnit foi chamado para analisar o abalo. "Ele ficou surpreso ao avaliar a estrutura e ver que a ponte ainda está de pé", disse Oliveira.

Alternativas

Dnit aciona Exército para construção de passarela

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) solicitou o apoio do Exército para a construção de uma passarela flutuante exclusiva para pedestres, como as utilizadas na região Serrana do Rio, em janeiro.

O departamento ainda estuda alternativas para o trânsito leve. "Pode ser que consigamos alternativas locais que não gerem conflitos", disse o chefe do serviço de engenharia do Dnit, Álvaro Campos. O órgão também promete fazer um estudo de impacto nas entradas e ruas que devem sofrer com o aumento do fluxo.

Ônibus. Ontem, a rodoviária da capital e as empresas de ônibus foram orientadas a fazer desvios por Ouro Preto. Mas, até a noite, a polícia rodoviária não havia informado como seria o acesso hoje, já que o trecho estará fechado para festividades. A orientação é que os passageiros cheguem com antecedência ao terminal. (BT/TN)

foto3_21042011023952_thumb[2]

Fonte: O Tempo

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“Caminhão tomba sobre carro e mata três na BR-381, no Sul de MG”

Segundo PRF, casal e criança morreram no local.
Motorista do caminhão foi resgatado em estado grave e levado ao hospital.

Três pessoas morreram, nesta quinta-feira (21), em um acidente na BR-381, quilômetro 891, em Cambuí, no Sul de Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um caminhão tombou sobre um carro. As vítimas – um casal e uma criança - morreram na hora.

Ainda de acordo com a PRF, o motorista do caminhão ficou gravemente ferido. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital, em Pouso Alegre, no Sul de MG.

O acidente aconteceu por volta das 16h. Segundo a polícia, o caminhão – que seguia no sentido São Paulo – cruzou a pista e tombou sobre o carro, que trafegava pelo sentido BH. O veículo onde estavam as vítimas tem a placa de Franco da Rocha, SP. Os policiais disseram que a criança viajava na cadeirinha.

De acordo com a PRF, o trânsito ficou lento no local do acidente, mas a rodovia não chegou a ser interditada.

Fonte: G1 MG

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“Cerca de 200 pessoas protestam contra interdição de ponte na BR-381”

FOTO: RODRIGO CLEMENTE/O TEMPOfoto_21042011192154_thumb[1]Moradores protestam contra interdição de ponte na BR-381

Cerca de 200 moradores de Sabará e do entorno do Rio das Velhas fizeram uma manifestação na tarde desta quinta-feira (21) na ponte do Rio das Velhas, que foi interditada devido a um afundamento da rodovia.

O motivo da manifestação é a interdição da via, que está prejudicando o tráfego dos moradores, que não podem passar de carro, e que estão com medo de trafegar a pé pelo trecho.

VISTORIA

Na manhã desta sexta-feira o Exército vai fazer uma vistoria na ponte para conhecer as dimensões do problema e também para avaliar onde uma passarela de pedestres pode ser construída.

A interdição na BR-381 tumultua o trânsito em pleno feriado da Semana Santa, data em que a rodovia seria muito requisitada por motoristas a caminho principalmente do Espírito Santo e do litoral da Bahia.

Fonte: O Tempo Online

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“Desvios feitos na BR-381 registram extensos congestionamentos”

Daniel Silveira

Publicação: 21/04/2011 18:49 Atualização: 21/04/2011 20:33

20110421190127719650ePaciência é o que mais precisam os motoristas que tentam deixar a capital mineira pela BR-381 rumo ao litoral capixaba

Os motoristas que deixaram Belo Horizonte pela BR-381 em direção ao litoral capixaba precisaram de muita paciência. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no começo da noite desta quinta-feira o trânsito de veículos foi intenso e lento nos dois desvios feitos por causa da interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na Grande Belo Horizonte.

Confira galeria com imagens dos congestionamentos

Por volta das 15h, o tráfego de veículos pesados foi novamente liberado em Ouro Preto, Região Central de Minas, entre o acesso da BR-356 e a BR-040. Por causa das festividades do Dia de Tiradentes na cidade histórica, os veículos pesados foram proibidos de passar pela cidade. No entanto, segundo a PRF, a liberação não aliviou o congestionamento na Região Metropolitana.

Desde o fim da tarde dessa quarta-feira os motoristas enfrentam muita lentidão nos dois desvios. A ponte foi interditada após uma viga de sustenção ceder, provocando o afundamento da pista. Uma reunião emergencial foi realizada pelo  entre técnicos e engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que decidiram pela demolição da estrutura. A nova ponte tem previsão de ficar pronta em, no mínimo, seis meses.

Fonte: Portal Uai

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“Óleo na pista causa queda de moto e fere duas pessoas na BR-381”

21/04/2011 15h44

Galvani Silva

Duas pessoas foram socorridas no Pronto-Socorro Municipal de Itabira nesta quinta-feira, 21 de abril, depois de sofrerem uma queda de moto na BR-381, próximo ao Posto 65.

Warley Ramos, de 25 anos, e Débora Campos dos Santos, de 16, deram entrada na unidade médica depois de caírem com uma moto Falcon vermelha na rodovia.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Itabira, que estava de plantão na BR devido ao feriado, os dois foram atendidos pela unidade de resgate com ferimentos leves e várias escoriações. Warley disse que o acidente aconteceu por causa de óleo espalhado na pista, que causou a derrapagem.

Fonte: DeFato Online~

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“Ponte do Rio das Velhas será demolida; nova ponte fica pronta em seis meses”

A ponte do Rio das Velhas que teve um afundamento nesta quarta-feira (20) será demolida, de acordo com engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A constatação foi feita após uma reunião realizada nesta quarta entre os  engenheiros especializados em pontes do Dnit, representantes da Polícia Rodoviária Federal e  da empresa responsável pela duplicação da BR-381.

De acordo com o Dnit a obra deverá ser iniciada após a elaboração de um projeto emergencial que deve ser concluído em até 20 dias.  Segundo o chefe de serviço de engenharia do Dnit,  Álvaro Campos de Carvalho,  a previsão é de que a obra seja avaliada em, no mínimo, R$ 30 milhões.  A construção da nova ponte deve demorar, pelo  menos, seis meses.

Com isso, os motoristas deverão ter paciência e obedecer aos desvios. A nova ponte terá os padrões previstos para a duplicação da BR-381, ou seja, terá 15 metros de largura, com três pistas em cada sentido.

O Dnit não descartou a possibilidade de pedir ajuda do Exército para contruir uma passarela para pedestre. O órgão de infraestrutura dos tranportes classificou  como “uma fatalidade” o que ocorreu com a ponte, visto que já estavam previstas intervenções na estrutura da via com a duplicação da BR-381, porém, uma  erosão causou o desgaste no vão central da ponte, que afundou.

Fonte: Via Comercial

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“Moradores de Sabará preparam manifestação contra interdição da ponte do Rio das Velhas”

Os moradores de Sabará e do entorno do Rio das Velhas preparam uma manifestação para a tarde desta quinta-feira (21), perto da ponte do Rio das Velhas, que foi interditada devido a um afundamento da rodovia.

O motivo da manifestação é a interdição da via, que está prejudicando o tráfego dos moradores, que não podem passar de carro, e que estão com medo de trafegar a pé pelo trecho.

Na tarde desta quinta o exército vai fazer uma vistoria na ponte para conhecer as dimensões do problema e também para avaliar onde uma passarela de pedestres pode ser construída.

A interdição na BR-381 tumultua o trânsito em pleno feriado da Semana Santa, data em que a rodovia seria muito requisitada por motoristas a caminho principalmente do Espírito Santo e do Litoral da Bahia.

Fonte: O Tempo Online

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“Exército brasileiro fará vistoria na ponte do Rio das Velhas”

O Exército brasileiro fará na manhã desta sexta-feira uma vistoria na ponte que passa sobre o Rio das Velhas, na BR-381, na altura de Sabará. O motivo da análise é conhecer as dimensões do problema e avaliar onde uma passarela de pedestres pode ser construída enquanto uma nova ponte é feita.

Na manhã dessa quarta-feira (21), uma das vigas de sustentação da ponte se deslocou e gerou um afundamento da rodovia, que está interditada nos dois sentidos.

A ponte será demolida e uma nova deve ser construída. A construção da nova ponte deve durar, no mínimo, seis meses.

Fonte: O Tempo Online

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“Caminhão tomba sobre carro e mata três da mesma família na BR-381, no Sul de Minas”

Daniel Silveira

Publicação: 21/04/2011 18:14 Atualização: 21/04/2011 18:21

Três pessoas da mesma família morreram em um grave acidente ocorrido no fim da tarde desta quinta-feira na BR-381, em Cambuí, no Sul de Minas. Uma quarta pessoa ficou gravemente ferida.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão carregado com cocos verdes seguia em direção a São Paulo quando, na altura do Km 891, atravessou a pista e tombou sobre um Celta que seguia na pista contrária. Um casal e uma criança que estavam no carro morreram na hora.

Ainda segundo a PRF, o motorista do caminhão sofreu ferimentos graves e foi levado para um hospital em Pouso Alegre. Por causa do acidente, a rodovia ficou parcialmente interditada por cerca de duas horas. Até as 18h a PRF não tinha confirmação das identidades das vítimas.

No fim da manhã, um andarilho morreu quando uma carreta cegonheira tombou sobre ele na BR-381 em Perdões, também no Sul de Minas.

Fonte: Portal Uai

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“Cegonheira tomba e mata um andarilho BR-381, em Perdões”

Uma cegonheira carregada de carros tombou e matou uma pessoa no fim da manhã desta quinta-feira (21), na BR-381, na altura do km 677, em Perdões, no oeste de Minas.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, um andarilho que passava pelo caminho foi atingido e morreu na hora.

A pista no sentido São Paulo está completamente interditada. A retenção já chega a dez quilômetros.

Fonte: O Tempo Online

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“Desvio da BR-381 por Santa Luzia tem dez km de congestionamento”

Desvio foi feito depois de ponte sobre o Rio das Velhas ser interditada.
Rodovia é a principal ligação entre Minas e Espírito Santo.

O trânsito em Santa Luzia, desvio usado por milhares de motoristas para sair do bloqueio da BR-381, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está congestionado na manhã desta quinta-feira (21) e o engarrafamento pode chegar a 10 quilômetros, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nos demais desvios, o tráfego é intenso, mas sem grandes congestionamentos. A BR-381 é a principal ligação entre Minas Gerais e o Espírito Santo.

Veículos de carga têm dois desvios. Os que seguem de Belo Horizonte para Vitória podem passar por Ouro Preto, Ponte Nova, Rio Casca e voltar para a BR-381. Mas, das 7h às 15h, o trânsito para veículos pesados está proibido em Ouro preto por causa da entrega da Medalha da Inconfidência. Neste caso, os desvios devem ser feitos por Sabará ou Santa Luzia.

Parte da ponte do Rio das Velhas cedeu, na tarde desta quarta-feira (20), na altura do km 455 da BR-381, no sentido Vitória, entre Belo Horizonte e Sabará, na Região Metropolitana da capital. Na noite desta quarta-feira (20), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgou que a ponte estava condenada e será demolida. A previsão é que a demolição aconteça na segunda-feira (25).

De acordo com o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Alexandre Oliveira, uma reunião do Dnit sobre a ponte que atravessa o Rio das Velhas, em Sabará, foi feita no início da manhã desta quinta-feira (21). Um técnico de Brasília deve avaliar a situação da estrutura ainda hoje e outro encontro deve ser feito.

Rodovias mineiras
Segundo a PRF, as outras rodovias que cortam o estado têm trânsito intenso, mas considerado normal para um feriado prolongado. Nenhuma delas apresenta grandes retenções.

Fonte: G1 MG

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“Acidente mata andarilho e interdita trecho da BR-381 em Perdões, no Centro-Oeste de Minas”

Daniel Silveira

Publicação: 21/04/2011 12:36 Atualização:

Um andarilho, cuja identidade não foi confirmada, morreu no fim da manhã desta quinta-feira ao ser atingido por uma carreta cegonheira que tombou na BR-381, altura do km 677, em Perdões, no Centro-Oeste. Por causa do acidente, a pista no sentido São Paulo – Belo Horizonte foi totalmente interditada.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta estava carregada com vários carros. Por razões ainda desconhecidas, o veículo tombou, atingindo o andarilho que caminhava pela rodovia. Ele teve o corpo esmagado e morreu na hora.

Ainda segundo a PRF, o trecho foi parcialmente interditado provocando um congestionamento que, por volta do meio dia, chegava a mais de 10 Km para os motoristas que seguiam de São Paulo rumo à capital mineira. Não havia previsão para o tráfego ser liberado.

Rumo ao litoral

Já na Grande Belo Horizonte, motoristas que seguiam em direção ao Espírito Santo enfrentavam extensos congestionamentos nos desvios feitos em Sabará e Santa Luzia, por causa da interdição da BR-381 em Sabará, onde a ponte do Rio das Velhas cedeu. Segundo a PRF, desde a madrugada desta quinta-feira era intenso o tráfego nos dois desvios.

Confira os desvios

- os veículos de passeio e ônibus que seguem para o Espírito Santo, podem pegar um desvio por Caeté ou pela MG-20, passando por Santa Luzia.
- os veículos pesados que seguem para Vitória, devem seguir por Ouro Preto e Ponte Nova. Já os que vão para o Sul da Bahia devem pegar a BR-040, em Sete Lagoas, BR-135, em Curvelo, e BR-251, em Montes Claros.

Nesta quinta-feira, os veículos de carga não poderão usar a BR-365 em Ouro Preto, de 7h às 15h, em função da Solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência que acontecerá na cidade.

Fonte: Portal Uai

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“Cegonheira tomba e mata uma pessoa na BR-381”

A pista está totalmente interditada e ainda não há previsão para liberação

Amanda Paixão - Repórter - 21/04/2011 - 12:40

Uma pessoa morreu depois de ser atingida por uma cegonheira na BR-381, em Perdões, Região Centro Oeste do estado.

As primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal indicam que o veículo estava transportando alguns carros e seguia no sentido São Paulo quando tombou, na altura do quilômetro 677.

Um pedestre, cujo nome ainda não foi divulgado, que passava pelo local no momento do acidente foi atropelado pelo veículo. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A pista está totalmente interditada e ainda não há previsão para liberação.

Fonte: Hoje em Dia

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“Interdição BR-381 – Motoristas enfrentam trânsito lento”

foto_381_charles_silva_duarte_o_tempo_ae_620_thumb[1]Afundamento da ponte do Rio das Velhas interditou a rodovia. (Foto: PRF/divulgação)

Devido à interdição da BR-381 após o afundamento da ponte do Rio das Velhas nessa quarta-feira (20), os motoristas já enfrentam trânsito bastante lento nos desvios por Santa Luzia e Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (21).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o trânsito nesses trechos já é bastante intenso e, em alguns trechos, há pontos de congestionamento.

Se você tiver que passar pela BR-381, fique atento aos desvios:

- Veículos de passeio e ônibus, que seguem para o Espírito Santo, devem passar por Santa Luzia, o que acarreta aumento de 3km no trecho, ou por Sabará, um aumento de 16km.

- Veículos de carga, que chegarem ou estiverem seguindo para Vitória, estarão impedidos de passar pela BR-356, em Ouro Preto, no período de 7h às 15h, desta quinta-feira (21). Após a liberação da via, às 15h, os motoristas de veículos de carga poderão seguir por esse desvio, que aumentará 30 km no trecho.

- Veículos, que partem ou chegam do sul da Bahia, terão que enfrentar um desvio que aumenta a rota em 60km, passando por Montes Claros (BR-135 e BR-251), Curvelo (Br-135) e Sete Lagoas (BR-040). Já os que precisam ir para Ipatinga e João Monlevade, enfrentarão um desvio de 90km.

A interdição é na altura do km 455 da rodovia.

DESVIOS

Feriadão pode ser sinônimo de dor de cabeça para o motorista que pretendem deixar a capital mineira passando pela BR-381, e que não ficarem atentos aos desvios que estão sendo feitos na rodovia, após o tombamento da ponte, no  Km 455, em cima do Rio das Velhas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os veículos de passeio e ônibus que seguem para o Espírito Santo devem passar por Santa Luzia, o que acarreta aumento de 3km no trecho, ou por Sabará, um aumento de 16km.

Os veículos de carga que chegarem ou estiverem seguindo para Vitória estarão impedidos de passar pela BR-356, em Ouro Preto, no período de 7h às 15h, desta quinta-feira. Após a liberação da via, às 15h, os motoristas de veículos de carga poderão seguir por esse desvio, que aumentará  30km no trecho.

Os veículos que partem ou chegam do sul da Bahia devem encarar um desvio que aumenta a rota em 60km, passando por Montes Claros (BR-135 e BR-251), Curvelo (Br-135) e Sete Lagoas (BR-040) e os que precisam ir para Ipatinga e João Monlevade, enfrentam um desvio de 90km.

Os veículos que partem ou chegam do sul da Bahia devem encarar um desvio que aumenta a rota em 60km, passando por Montes Claros (BR-135 e BR-251), Curvelo (Br-135) e Sete Lagoas (BR-040) e os que precisam ir para Ipatinga e João Monlevade, enfrentam um desvio de 90km.

Fonte: Via Caomercial

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“Audiência Pública em São Gonçalo dá início ao processo de licitação das obras”

21/04/2011 08h00

O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) marcou para os dias 4 e 5 de maio as audiências públicas que vão marcar o início do processo de licitação das obras de duplicação da BR-381. A primeira reunião será no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, a partir das 14h30.

Já a Audiência do dia 5 será na Superintendência Regional do Dnit, em Belo Horizonte. Serão discutidas as obras referentes aos lotes 7 e 8, que compreendem 70 quilômetros entre o entroncamento da rodovia coma a avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, até o rio Una, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na divisa com a MG-436.

As obras da duplicação da BR-381 incluem a redução de subidas e descidas. Para os lotes 7 e 8 estão programadas cerca de 40 obras de grande porte, como pontes e viadutos, além de eliminação de curvas em alguns trechos e, em outros, a ampliação do raio de curvatura.

Fonte: DeFato Online

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“Trânsito é lento nos desvios da BR-381 na Grande BH”

João Henrique do Vale -

Publicação: 21/04/2011 08:47 Atualização:

Os motoristas que deixam a capital mineira devem ter paciência. Já é grande o congestionamento na manhã desta quinta-feira nos desvios feitos em Sabará e Santa Luzia, para quem segue para o Espírito Santo. Eles foram feitos depois que a ponte do Rio das Velhas cedeu e a BR-381 foi interditada.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito é intenso desde a madrugada desta quinta-feira nos dois desvios. 

Confira os desvios

- os veículos de passeio e ônibus que seguem para o Espírito Santo, podem pegar um desvio por Caeté ou pela MG-20, passando por Santa Luzia.
- os veículos pesados que seguem para Vitória, devem seguir por Ouro Preto e Ponte Nova. Já os que vão para o Sul da Bahia devem pegar a BR-040, em Sete Lagoas, BR-135, em Curvelo, e BR-251, em Montes Claros.
Nesta quinta-feira, os veículos de carga não poderão usar a BR-365 em Ouro Preto, de 7h às 15h, em função da Solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência que acontecerá na cidade.

Demolição

O destino da ponte sobre o Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, no Borges, em Sabará, será a demolição. A obra de emergência deve ter um custo de mais de R$ 30 milhões e deverá ficar pronto em seis meses.

Fonte: Portal Uai

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“Devido à interdição da BR-381, motoristas já enfrentam trânsito lento na manhã desta quinta”

Devido à interdição da BR-381 após o afundamento da ponte do Rio das Velhas nessa quarta-feira (20), os motoristas já enfrentam trânsito bastante lento nos desvios por Santa Luzia e Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (21).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o trânsito nesses trechos já é bastante intenso e, em alguns trechos, há pontos de congestionamento.

Se você tiver que passar pela BR-381, fique atento aos desvios:

- Veículos de passeio e ônibus, que seguem para o Espírito Santo, devem passar por Santa Luzia, o que acarreta aumento de 3km no trecho, ou por Sabará, um aumento de 16km.

- Veículos de carga, que chegarem ou estiverem seguindo para Vitória, estarão impedidos de passar pela BR-356, em Ouro Preto, no período de 7h às 15h, desta quinta-feira (21). Após a liberação da via, às 15h, os motoristas de veículos de carga poderão seguir por esse desvio, que aumentará 30 km no trecho.

- Veículos, que partem ou chegam do sul da Bahia, terão que enfrentar um desvio que aumenta a rota em 60km, passando por Montes Claros (BR-135 e BR-251), Curvelo (Br-135) e Sete Lagoas (BR-040). Já os que precisam ir para Ipatinga e João Monlevade, enfrentarão um desvio de 90km.

A interdição é na altura do km 455 da rodovia.

Fonte: O Tempo Online

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“Pontes e viadutos das rodovias mineiras estão em estado precário”

Pedro Rocha Franco -

Publicação: 21/04/2011 06:44 Atualização:

O problema registrado na quarta-feira na BR-381 reflete a situação geral de pontes, viadutos e obras de arte em grande parte das rodovias mineiras administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A condição destas construções é precária e é preciso urgência em obras de melhoria. A aposentadoria do catastrófico Viaduto das Almas, na BR-040, foi um alento para os motoristas mineiros, mas tão ou mais crítica é a condição de outras pontes nas BRs de Minas, segundo levantamento feito pelo Dnit e apresentado pelo Estado de Minas na edição de 21 de janeiro.

O relatório aponta que 59 das chamadas obras de artes especiais do estado – definição dada às pontes, pontilhões e viadutos que fazem parte da malha viária – estão em níveis considerados crítico e problemático. E o mais assustador: a ponte no Rio das Velhas, em Sabará, que por pouco não caiu ontem, não está na listagem. Ou seja, na avaliação do governo federal, outras dezenas estão em situação ainda mais crítica e, por isso, devem receber recursos emergenciais do Programa de Reabilitação das Obras de Arte Especiais (Proarte).

Em janeiro o EM fez o alerta: “Outras obras de arte importantes, como a estreita ponte sobre o Rio das Velhas, na Rodovia da Morte (BR-381), entre BH e Santa Luzia, estão fora da lista. Por lá, passam diariamente 40 mil veículos e, em feriados, é sinônimo de engarrafamento”, diz trecho da reportagem. Não é preciso ser especialista para, a olho nu, notar a situação crítica da travessia, retratando os riscos da BR.

Quem cruza a ponte, seja no dia a dia ou nos feriados prolongados, sabe que a condição da estrutura é alarmante e sua reforma deveria ter sido iniciada há muito tempo. Nas laterais, o espaço destinado aos pedestres, é arriscado. Buracos tornam a estrutura vulnerável e a cada passo é preciso atenção tão grande quanto se estivesse caminhando sobre uma corda-bamba. E os mais de 40 mil veículos que passam pelo trecho, com parte considerável do total formada por pesos-pesados (caminhões, ônibus, carretas etc.), agridem cada vez mais a estrutura, contribuindo assim para o comprometimento da segurança.

Fonte: Portal Uai

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“BR-381 interditada em Sabará”

Ponte sobre o Rio das Velhas cede, Dnit fecha tráfego e complica viagens no feriadão

Frederico Saikal - Jornal Hoje em DiaI010278_thumb[1]Ponte sobre o Rio das Velhas está interditada desde a tarde de ontem (20)

DA REDAÇÃO – Desde o início da tarde desta quarta-feira, motoristas que trafegam pela BR-381 vão enfrentar dificuldades no trecho de Sabará, onde o trânsito está totalmente fechado.

A sustentação central da estrutura da ponte sobre o Rio das Velhas está danificada e o trânsito foi fechado, por falta de segurança. Os dois sentidos da rodovia sobre a ponte foram interditados, complicando a viagem de milhares de pessoas no feriadão da Semana Santa.

Os motoristas que saem de Belo Horizonte pela BR-381, sentido a Ipatinga e às praias do litoral capixaba, terão que procurar caminhos alternativos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a sustentação central estava em estado precário há algum tempo. Como o reparo não foi feito, o vão central cedeu e a ponte corre o risco de desabar.

Para os motoristas de carros de passeio e os ônibus o desvio está sendo realizado pelas cidades de Sabará, Caeté ou Santa Luzia, tanto no acesso para chegar a Belo Horizonte quanto para sair da capital sentido Vale do Aço ou litoral capixaba.

Já para os caminhões e carretas o desvio tem de ser feito por Mariana e Ouro Preto. Neste caso, a distância da viagem de quem sai do Vale do Aço, por exemplo, aumenta em aproximadamente 100 quilômetros.

Horários de ônibus
De acordo com o gerente da Viação Presidente no Vale do Aço, Hélcio Soares Martins, os horários de ônibus de Ipatinga a Belo Horizonte, seguem sem alterações neste feriadão. O desvio estava sendo feito, desde a tarde de ontem (20), pelo precário trecho de Santa Luzia.

Hélcio contou que houve atraso de cerca de quatro horas na viagem das 13h30 de Belo Horizonte para Ipatinga, devido à mudança do trajeto. Segundo ele, o ônibus já estava próximo à ponte interditada e teve que retornar.

Já o ônibus que partiu da capital às 15h, devido ao desvio por Santa Luzia, chegou a Ipatinga com duas horas de atraso. Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foram acionados para avaliar os danos no local.

Fonte: Diário do Aço

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“Última Hora: Ponte do Rio das Velhas cai e motoristas precisam pegar desvio para BH”

Motoristas que pretendem seguir sentido Belo Horizonte neste feriadão podem ter que usar vias alternativas. Hoje (20), um dos pilares da ponte que passa sobre o Rio das Velhas, na parte central da BR-381, cedeu e afundou um trecho do asfalto. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, uma das vigas de sustentação teria deslocado, o que provocou o afundamento. A via está interditada por tempo indeterminado nos dois sentidos, e a previsão da PRF é que esta situação se estenda durante todos os dias do feriado.

A PRF orienta motos e carros de passeio e de pequeno porte para seguirem por Sabará, Caeté ou MG-20 em Santa Luzia. Neste último, a rodovia está em situação precária, e por isso, a PRF instrui que apenas carros de pequeno porte sigam por este caminho. Veículos de grande porte que seguem sentido Vitória devem pegar desvio pelas cidades de Outro Preto ou Ponte Nova. Motoristas que seguem para o sul da Bahia têm ainda a opção de passar pelas BR-040 em Sete Lagoas, BR-135 em Curvelo ou ainda pela BR-251 em Montes Claros.

Fonte: Jornal A Notícia

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“Dnit publica edital para lotes da 381 que passam em João Monlevade”

Arquivo JANgeral81_thumb[1]Trecho entre Monlevade e São Gonçalo está sendo licitado

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou o edital nº 087/2011, tipo concorrência pública, para seleção de empresas de consultoria especializadas para execução de serviços de elaboração de projeto básico e executivo de engenharia para os lotes 9 e 10 da BR-381, que correspondem a Variante de Santa Bárbara. O lote 9 compreende 19,4 km no trecho entre Nova Era e à entrada de acesso a Monlevade. Já o lote 10 corresponde a 19,2 km entre a entrada de acesso a Monlevade e o Rio Una, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Ao todo, serão 38,6 km. O orçamento total é de R$10,7 milhões. A entrega das propostas está marcada para o dia 12 de maio, às 15h. As visitas técnicas nos trechos citados estão agendadas para hoje (20) e para o dia 2 de maio. De acordo com o edital, após a publicação do Extrato do Contrato no Diário Oficial da União, o prazo para execução dos serviços é de 390 dias para o lote 9 e 540 dias para o lote 10. Um primeiro edital havia sido publicado no ano passado, mas na época não houve nenhuma empresa interessada em participar do processo.

Audiências públicas

Nos próximos dias 4 e 5 de maio, o Dnit vai realizar duas audiências públicas referentes às obras de duplicação da 381 referentes aos lotes 7 e 8, no trecho de 70 quilômetros entre o entroncamento da rodovia com a avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, até o rio Una, no entroncamento com a MG-436. As reuniões dão início ao processo de licitação das obras. A primeira audiência será no dia 4, às 14h30, no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo. A segunda será realizada no dia 5, no mesmo horário, na Superintendência Regional do Dnit, em Belo Horizonte. O empreendimento compreende a redução de subidas e descidas, construção de novas pontes e viadutos. Para o referido trecho, estão programadas cerca de 40 obras de arte especiais de grande porte (pontes e viadutos), além da eliminação de curvas em alguns pontos e, em outros, a ampliação do raio de curvatura.

Fonte: Jornal A Notícia

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