sábado, 30 de abril de 2011

Matérias publicadas em 26/04/2011:

“Autoridades discutem soluções para regiões afetadas por interdição - MGTV 2ª Edição”

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“Empresários não querem demolição de ponte na BR-381 e ameçam fechar portas”

Luana Cruz -

Thobias Almeida - Estado de Minas

Publicação: 26/04/2011 11:22 Atualização: 26/04/2011 12:35

20110426120601749562oReunido num restaurante em Sabará o grupo afirmou que não acredita que o trabalho do Dnit vá obedecer o prazo de seis meses

Os impactos nas operações de carga e as perdas financeiras causados pela interdição da ponte no Rio das Velhas, no limite de Belo Horizonte e Sabará, na região metropolitana, deixam empresários e comerciantes temerosos. Na manhã desta terça-feira um grupo de proprietários de estabelecimentos da região, líderes comunitários, o prefeito de Sabará William Lúcio Goddard Borges (PV), e o secretário de obras de Santa Luzia se reuniram para discutir o futuro do comércio na área afetada pela interdição na rodovia.

O empresariado não quer a demolição da ponte, anunciada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Eles declararam na reunião que não confiam no trabalho do órgão para restauração da ponte no prazo de seis meses. A desconfiança dos empresários ameaça empregos na região. Alguns já anunciaram que podem fechar as portas ou parar a produção em fábricas.

Além de reclamar da demolição na ponte, os empresários exigem o reparo na Avenida Beira Rio, em Santa Luzia. O local é usado como desvio para veículos que trafegam na B-381, durante o período de interdição. Porém, a avenida apresenta muito problemas na pavimentação e não tem estrutura para receber o grande fluxo de carros e caminhões. Os comerciantes se ofereceram para disponibilizar recursos e ajudar na restauração da avenida.

O prefeito de Sabará vai participar à tarde de uma reunião com o governador Antonio Anastasia (PSDB) para tratar da ponte danificada sobre o Rio das Velhas. Também vão participar do encontro o vice-governador Alberto Pinto Coelho, os secretários de Estado de Transportes, Carlos Melles, e de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira; o prefeito de Santa Luzia, Gilberto Dorneles; o superintendente regional do Dnit em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), José Élcio Monteze, e representantes das polícias rodoviárias federal e estadual.

Fonte: Portal Uai

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“Empresários rejeitam demolição de ponte na BR-381”

Há descrença de que Dnit consiga construir outra em 6 meses

Thiago Lemos - Repórter - 26/04/2011 - 19:46

Renato Fonseca2307992110Cratera engoliu parte da pista na estrada de Santa Luzia, dificultando ainda mais o tráfego

Descrentes em relação ao prazo de seis meses estimado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a construção de uma nova ponte sobre o Rio das Velhas, empresários e comerciantes dos municípios afetados querem impedir a demolição da estrutura e defendem que ela seja reformada. Eles pretendem criar uma comissão para realizar uma avaliação independente. A preocupação é que a obra dure mais do que o previsto pelo órgão federal e aumente ainda mais os prejuízos causados pela interdição do elevado.

Para os empresários, com a reforma o trecho poderia ser liberado em três meses, diminuindo as perdas financeiras que ameaçam o emprego de cerca de 10 mil trabalhadores. Eles temem que as empresas que não quebrarem serão obrigadas a reduzir o quadro de funcionários.

Desde a última quarta-feira (20), um dos pilares do elevado que fica no limite de Belo Horizonte e Sabará, na Região Metropolitana, cedeu, e o tráfego foi desviado para as cidades de Sabará, Caeté e Santa Luzia.

Além de serem contra a demolição, os empresários querem solução imediata para uma cratera na MG-145, antiga avenida Beira Rio, em Santa Luzia. Eles estão dispostos a assumir os gastos, medida também adotada pelos empresários há duas semana na construção de um pequeno desvio na mesma estrada. A rodovia é responsabilidade Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A via é a opção de desvio mais utilizada por quem precisa passar pelo BR-381, por ser a que menos aumenta o percurso da viagem. Por ela são 27 quilômetros, enquanto o desvio por Sabará chega a 54 quilômetros. No entanto, por causa do buraco, aberto há dois anos próximo ao portal da cidade, a circulação é feita em uma pista, provocando grandes congestionamentos. Como resultado, o recebimento de mercadorias e escoamento das produções estão sendo prejudicados.

Os assuntos foram discutidos nesta terça-eira (26) durante o encontro, que contou também com a presença do prefeito Sabará William Borges (PV), do secretário de Obras de Santa Luzia Orville Napoli e de líderes comunitários de bairros de Santa Luzia e Sabará. Cerca de 60 pessoas participaram da reunião.

O secretário de obras de Santa Luzia informou que vai cobrar do Estado a restauração do pavimento e disse que o município não tem dinheiro em caixa para aplicar na melhoria. Porém, anunciou que pretende ajudar com as máquinas caso o trecho tenha que ser recuperado com dinheiro da iniciativa privada. Napoli informou ainda que uma ponte dentro da cidade que passou a receber grande fluxo de caminhões terá sua estrutura avaliada na quarta-feira (27).
Para o empresário Paulo Garcia, 30 anos, somente a reforma imediata da MG-145 e a recuperação da ponte sobre o Rio das Velhas vai permitir que os impactos sejam minimizados. “Para entregar minha produção gasto agora cerca de três horas. Antes gastava 40 minutos. Ainda não dá para mensurar os prejuízos, mas eles certamente serão imensos”.

Pela manhã, deputados do Bloco Transparência e Resultado visitaram a ponte interditada e voltaram a defende a estadualização da BR-381. “É um prejuízo incalculável e uma situação histórica de descaso do Governo federal”, disse o deputado João Leite (PSDB).

Fonte: Hoje em Dia

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“Situação da estrada é falha clara na fiscalização do Denit”

O quadro em que se encontra a BR-381 - que liga as duas únicas regiões metropolitanas do Estado - só pode ocorrer quando há uma falha grave de procedimento do órgão do governo responsável pela fiscalização. Nesse caso, é o Dnit, departamento que deveria zelar pela qualidade das rodovias por onde passam centenas de milhares de pessoas todos os anos.

A situação da rodovia já passou da fase da emergência e chega perto da calamidade.

Quem passa pela estrada sabe que não há como não perceber os problemas. A própria ponte sobre o Rio das Velhas - que cedeu por clara falta de manutenção - já tem um histórico de problemas, além de ser completamente inadequada para uma rodovia com esse volume de tráfego.

Constantemente, a mesma estrada sofre com quedas de barreiras e afundamento de pista. Qualquer motorista que passa frequentemente pelo trecho aponta, hoje, quais e onde serão os próximos problemas. Por que o Dnit não sabe? Se sabe, por que não faz praticamente nada?

Se o problema é a falta de fiscais, que se contrate mais gente, faça um convênio com entidades de engenharia ou com o Exército. Se o processo é burocrático, que se agilize. Se é má gestão, que demitam os gerentes e contratem outros.

O que não se pode mais é permitir que a população seja desrespeitada dessa maneira, sabendo, inclusive, que o Dnit tem orçamento milionário justamente para isso.

Hoje, a BR-381 é uma verdadeira roleta russa que a população é obrigada a jogar mesmo sem querer. (Rafael Gomes)

Fonte: O Tempo

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“Ponte provisória na BR-381 ficará pronta nos próximos 30 dias”

Uma ponte provisória para veículos de passeio deve ser instalada nos próximos 30 dias na BR-381, na altura da ponte do Rio das Velhas, que cedeu na última quarta-feira (20), na divisa de Belo Horizonte com Sabará. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) durante uma reunião do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) com o governador Antonio Anastasia.

A ponte metálica  será instalada pelo Exército, que também fez a instalação de duas pontes provisórias para pedestres no local. No projeto de duplicação da BR-381 já estava previsto a construção de uma nova ponte, com o abalo da antiga estrutura, um novo corredor será construído no prazo de 180 dias, de acordo com o Dnit.

O Departamento considerou a situação de calamidade pública. Enquanto isso, serão feitas melhorias nas estradas que estão sendo utilizadas como desvio da BR-381.

As vias receberão sinalização e melhorias no asfalto. Anastasia ainda anunciou que o programa Caminhos de Minas, que prevê o asfaltamento de várias estradas que cortam o Estado, terá o calendário alterado para atender trechos próximos à área afetada com o abalo da ponte do Rio das Velhas. Com isso, as obras previstas para começarem apenas em 2012, devem ter início no fim do ano.

A alteração, contudo, não indica o desafogamento imediato do trânsito na região, a intervenção só poderá ser sentida pelos motoristas a médio prazo.

Fonte: O Tempo Online

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“Dnit inicia a construção de duas novas pontes na próxima semana”

A iniciativa é uma solução para motoristas que utilizam a BR-381 com frequência e que foram prejudicados pela interdição do trecho.

PRISCILA COLEN/NATALIA OLIVEIRA
www.twitter.com/Otempoonline

FOTO: CHARLES SILVA DUARTE/O TEMPOfoto_26042011145351Dnit vai construir duas novas pontes ao lado da que foi interditada, sobre o Rio das Velhas.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou, em entrevista realizada na manhã desta terça-feira (26), que irá construir duas novas pontes provisórias, que irão servir para a passagem de veículos leves.
As pontes serão construídas ao lado da ponte do Rio das Velhas, em Sabará, que sofreu um afundamento na última quarta-feira (20), ficando completamente impedida tanto para carros quanto para pedestres.

Segundo o Dnit, uma das pontes vai operar no sentido Belo Horizonte/Sabará e a outra no sentido Sabará/Belo Horizonte. Ainda é preciso avaliar qual será o comprimento, a largura, entre outros detalhes técnicos em relação à construção. As novas pontes devem ficar prontas em aproximadamente 15 dias.

Fonte: O Tempo Online

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“Exército pode instalar pontes metálicas provisórias na BR-381”

Luana Cruz -

Pedro Rocha Franco -

Publicação: 26/04/2011 12:37 Atualização: 26/04/2011 12:52

20110426124303971976aO Exercito pode trazer a solução para o problema da ponte interditada na BR-381 ainda nesta terça

Uma equipe do Exército chega a Belo Horizonte na tarde desta terça-feira para avaliar a possibilidade de instalar duas pontes metálicas ao lado do acesso que cedeu no Rio das Velhas, no limite de Belo Horizonte e Sabará, região metropolitana. Os técnicos vão analisar se essa medida paliativa é viável para atender ao fluxo de veículos na BR-381. A possível solução foi anunciada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira.

As duas pontes metálicas são pré-moldadas e seriam instaladas ao lado da que desmoronou. Cada uma delas atenderia à demanda de um dos sentidos da rodovia. Sobre a via de metal é possível passar apenas um veículo por vez, o que liberaria precariamente o trânsito na estrada. Caso seja adotada a medida como solução imediata, as estruturas podem ser instaladas em no máximo 15 dias. Seria necessária apenas a construção de cabeceiras nas entradas e saídas das futuras pontes.

Depois desse prazo, o trânsito já seria liberado no local, sem restrições nem mesmo para veículos pesados. O Dnit afirma que já tem sete pontes como essas servindo de solução paliativa em outros estrados do Brasil. Se as vias metálicas forem colocadas, o Dnit ganhará tempo para elaborar o estudo e contratar uma empresa para fazer as obras na ponte sobre o Rio das Velhas.

Fonte: Portal Uai

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“DER vai fazer melhorias nos desvios da ponte interditada na BR-381”

João Henrique do Vale -

Ernesto Braga

Publicação: 26/04/2011 17:29 Atualização: 26/04/2011 18:53

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) ficará a disposição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para fazer melhorias estruturais nas estradas onde foram feitos desvios por causa da interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão ficou acertada nesta terça-feira durante uma reunião entre o governador Antonio Anastasia (PSDB) e representantes do Dnit.

O recurso para as obras será disponibilizado pelo Governo Federal por meio do decreto de emergência feito pelo Dnit. O DER deve fazer melhorias no pavimento, na sinalização, na iluminação, e retirar erosões das pistas.
O governador Antonio Anastasia também pediu reforço na fiscalização da Polícia Militar Rodoviária, que também terá o serviço de orientar os motoristas.

Pontes provisórias

Uma equipe do Exército é esperada em Belo Horizonte até o fim da noite desta terça-feira para avaliar a possibilidade de instalar duas pontes metálicas ao lado do acesso que cedeu no Rio das Velhas, no limite de Belo Horizonte e Sabará. Os técnicos vão analisar se essa medida paliativa é viável para atender ao fluxo de veículos na BR-381.

As duas pontes metálicas são pré-moldadas e seriam instaladas ao lado da que desmoronou. Cada uma delas atenderia à demanda de um dos sentidos da rodovia. Sobre a via de metal é possível passar apenas um veículo por vez, o que liberaria precariamente o trânsito na estrada. Caso seja adotada a medida como solução imediata, as estruturas podem ser instaladas em no máximo 15 dias. Seria necessária apenas a construção de cabeceiras nas entradas e saídas das futuras pontes.

Fonte: Portal Uai

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“Motorista perde controle e capota Saveiro em Antônio Dias; duas pessoas se ferem com gravidade”

26/04/2011 16h15

com informações: Gave

Um acidente na BR-381, em Antônio Dias, deixou duas pessoas gravemente feridas nessa segunda-feira, 25 de abril, por volta das 18 horas. Severino Ramos de Souza Malheiros, de 36 anos, que conduzia uma Saveiro preta, perdeu o controle da direção e saiu da pista na altura do km 308, na comunidade de Machado.

Além do motorista, que teve fratura na costela e traumatismo craniano, seguia na Saveiro Jéssica Daiane Mendes Santos, 22 anos. A passageira fraturou a clavícula e o braço esquerdo e foi socorrida com suspeita de hemorragia interna.

O Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (Gave), de Nova Era, socorreu as vítimas ao Hospital São José, em Nova Era. O carro capotou dentro de um buraco, a cerca de 60 metros da pista. O casal seguia de Entre Rios (BA) para São Paulo (SP).

Fonte: DeFato Online

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“Acidente na BR-381 deixa duas pessoas gravemente feridas em Bela Vista de Minas”

26/04/2011 22h34

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Um acidente na BR-381, em Bela Vista de Minas, deixou duas pessoas feridas na altura do km 345, numa curva acentuada. O condutor Sérgio Silveira dos Santos, 28 anos, perdeu o controle da direção e capotou uma picape Strada por mais de cinco vezes. O veículo caiu por uma ribanceira e parou num matagal, a cerca de 60 metros da rodovia. O acidente aconteceu às 14h15 desta terça-feira, 26 de abril.
Segundo o Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (Gave), de Nova Era, Sérgio sofreu traumatismo craniano, fratura no braço esquerdo, escoriações generalizadas e queimadura no tórax por causa do cinto de segurança. O passageiro, Jeann Tadeu Buzelin Lisboa, de 26 anos, teve fratura exposta no braço esquerdo, lesão abdominal, fratura no fêmur e TCE leve.

As vítimas foram socorridas pelo Gave ao Hospital Margarida, em João Monlevade. Eles trabalham para uma empresa que presta serviço de reforma a agências bancárias e trafegavam no sentido Belo Horizonte-Governador Valadares.
De acordo com o Gave, há uma placa que indica 40 km/h no local, devido à curva acentuada. Vários acidentes já foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal, que chega a colocar cones na curva em épocas de grande movimento.

Fonte: DeFato Online

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“Vítimas sobrevivem a violenta batida entre carros”

AKRVg739TOYOTA_COROLLA_-_Acidente_no_Veneza_-_BR-381_-_Corolla_e_Fiat_Uno_2O Corolla rodou na pista molhada e bateu contra a mureta do viaduto antes de colidir contra o Fiat Uno

IPATINGA – Um grave acidente no quilômetro 286 da BR-381, altura do Bairro Veneza, em Ipatinga, por muito pouco não terminou em tragédia no início da manhã desta segunda-feira (25). Dois carros bateram violentamente após um deles tentar realizar uma ultrapassagem. Por sorte, ninguém se feriu com gravidade.
A colisão envolveu o Toyota Corolla placas HHZ-3852, de Governador Valadares, e o Fiat Uno (HFR-5866) de Belo Horizonte. “Ambos os veículos trafegavam no sentido Governador Valadares a Belo Horizonte. Próximo ao viaduto do Veneza o motorista do Corolla, ao realizar uma ultrapassagem, perdeu o controle e bateu contra a mureta de proteção. O automóvel rodou e colidiu no Fiat Uno”, explicou o sargento da Polícia Militar Rodoviária que trabalhou na confecção do boletim de ocorrência (BO) sobre o acidente.

O Corolla era dirigido por Ricardo Gomes Ferreira, 32, que usava cinto de segurança e também foi protegido pelos ‘airbags’ do veículo. Ele sofreu apenas algumas escoriações e foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros ao Hospital Márcio Cunha (HMC). O Fiat Uno era conduzido por Moacir Araújo de Freitas, 40, que saiu de Valadares com o filho e mais três pessoas em direção à capital mineira. Ninguém ficou ferido no automóvel. “Testemunhas disseram que no momento do acidente estava chovendo e o motorista do Corolla dirigia em alta velocidade. O carro derrapou e ele perdeu o controle, bateu contra a mureta e rodou”, reiterou o sargento. Um homem que tentou furtar a bateria do Corolla e o aparelho celular de Ricardo foi preso no local do acidente e encaminhado à 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ª DRPC).

Fonte: JVA Online

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“Dnit deve decretar situação de emergência para acelerar construção de ponte sobre o Rio das Velhas”

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deverá decretar nesta terça-feira situação de emergência para o início das obras de construção de uma nova ponte na BR–381, altura de Sabará, onde a estrutura do Ponte sobre o Rio das Velhas foi danificada. A manobra serve para que as intervenções contratadas sejam feitas com a maior rapidez possível, por meio da dispensa de licitação.

O órgão federal já tinha escolhido 60 pontes nas rodovias federais que cortam o Estado para serem incluídas no Programa de Reabilitação de Obras de Arte Especiais (Proarte), lançado em janeiro deste ano em Brasília. Na ocasião, o Dnit anunciou um investimento bilionário em obras de restauração de pontes em todo o país. No entanto, a ponte sobre o rio das Velhas, que cedeu na semana passada, não figura entre as escolhidas pelo projeto. Somente em Minas, o órgão responde por mais de 700 obras de artes especiais (OEAs), nomenclatura técnicas utilizada para as pontes.

De acordo com uma publicação no site oficial do Dnit, a meta é investir R$ 5,8 bilhões na restauração de 2.500 OEAs nas estradas federais. A expectativa é que as obras comecem no mês que vem. Porém, a assessoria de imprensa do Dnit em Brasília não informou como está o andamento do processo e quais os critérios de escolha das pontes. Depois de serem procurados insistentemente durante toda a tarde, o órgão alegou que o setor responsável não teve tempo de responder à demanda.

Em Minas Gerais, 16 BRs que cortam o Estado irão receber as intervenções planejadas pelo Proarte, de acordo com o Dnit. Na BR–116 está concentrada o maior número de OEAs que passarão por melhoras, no total de 13 pontes. O trecho vai de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, até Leopoldina, na Zona da Mata.

Fonte: Via Comercial

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