domingo, 24 de abril de 2011

Matérias publicadas em 17/04/2011:

“Acidente entre caminhão e caminhonete deixa um morto e dois feridos na BR-381”

Um acidente grave na BR-381, próximo ao bairro de Roças Novas, em Sabará, deixou um morto e dois feridos noite deste domingo (17).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os veículos bateram no sentido Vitória da rodovia. Após o acidente, o caminhão ainda caiu em uma ribanceira.
Um homem de 53 anos que estava no caminhão ficou preso às ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu. Os outros dois feridos foram socorridos e levados para o hospital.

Fonte: O Tempo Online

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“O abandono”

Um leitor me pede encarecidamente que comente sobre o abandono da BR-381, a rodovia "da morte coberta de sangue". Segundo ele, o governo federal abandonou Minas, sequer existe manutenção das obras já concluídas.

Como se pode notar, as vias de acesso e saída da capital - BR-262, BR-040, BR-381 e Anel Rodoviário -, todas de jurisdição federal, registram engarrafamentos, acidentes, verdadeiros desastres quase todos os dias. Encabeçam o ranking da "morte" entre todas as rodovias do país.

Da mesma forma, o aeroporto de Confins se encontra saturado.

Minas, ainda, sofre de assédio federal, movido a incentivos fiscais e empréstimos do BNDES, para perder suas principais empresas. As águas do rio São Francisco, desnecessariamente, serão desviadas sem atender outra finalidade que não o sonho megalomaníaco de um governante e de seus financiadores empreiteiros.

O governo tucano de Minas, com sua rigidez fiscal, certamente não contribui para frear o êxodo estimulado pelos adversários petistas, entretanto a falta de investimentos federais na adequação das estruturas mostra uma trama surda e insidiosa.

Mas nada disso seria possível se a bancada de Minas no Congresso, a segunda maior do país com 56 parlamentares - além dos ministros saídos dessa paróquia -, na sua estarrecedora maioria, não fosse cúmplice desse plano de demolição.

Cerca de 44 parlamentares, agraciados com nomeações nos latifúndios federais e mantidos com ração abundante em suas manjedouras, não reclamam o abandono. Vale mais um estômago cheio que um Estado arrebentado. Votam tudo, a qualquer hora, nem avançam críticas ou gritos de alerta. Engordam enquanto Minas se complica, enquanto as dificuldades para os mineiros aumentam, enquanto as rodovias se tingem de vermelho, enquanto o sistema de saúde desaba, enquanto as empresas são levadas para longe e nem as águas são respeitadas.
Uma representação como essa é drasticamente dispensável.

A presidente nasceu em Belo Horizonte e até agora nenhuma séria intenção foi manifestada para inverter o abandono federal dos últimos anos.

O eleitor deveria cobrar com intensidade de seu representante, se conseguir achá-lo, e da Dilma também.

Fonte: O Tempo

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“Moradores de Lagoa do Pau pedem sinalização na 381”

Dnit afirma que redutores de velocidade serão instalados no trecho neste semestre

Wôlmer EzequielI010181Localizado às margens da 381, Lagoa do Pau não possui nenhuma sinalização

JAGUARAÇU – O bairro Lagoa do Pau pertence ao município de Jaguaraçu, mas está localizado as margens da BR-381 a aproximadamente sete quilômetros do distrito Cachoeira do Vale, em Timóteo. A falta de sinalização em frente ao bairro contribui na elevação os índices de mortes da rodovia. Há mais de três anos a comunidade local reivindica a sinalização do trecho da rodovia e a instalação de equipamentos que permitam uma travessia mais segura para os habitantes.

Aproximadamente 1.200 moradores, boa parte da população se desloca diariamente para outras localidades para trabalhar ou estudar. A passagem perigosa já causou inúmeros atropelamentos. Em 2007 foi promovida uma manifestação com queima de pneus, reivindicando soluções que oferecessem segurança para a comunidade. De lá pra cá, nada foi feito para conter o excesso de velocidade naquele trecho rodoviário.

Do outro lado da BR-381 há ainda mais famílias que moram a beira da rodovia e precisam atravessar a pista para ir a escola ou ao posto de saúde, que ficam na parte alta do bairro. O filho do aposentado José Gregório de Sá, 69 anos, morreu quando atravessava o trecho ao sair do ponto de ônibus. O aposentado conta que muitas outras mortes já aconteceram no local. “Perdi meu filho e já morreu foi muita gente por aqui, criança, mulher e idosos. Ali precisa de pelo menos três quebra-molas para dar tempo de a gente atravessar de lá pra cá”, reivindicou.

Ofícios
A presidente da associação de moradores do bairro, Lenita Ancelmo de Jesus Pinto, mostra os vários ofícios enviados há mais de três anos à administração municipal, solicitando a sinalização do local. “Pedimos ao prefeito, mas eles alegam que por se tratar de um trecho federal, a prefeitura não pode realizar nenhuma obra”, contou. A família da moradora contabiliza quatro mortes na 381. “É preciso colocar um quebra-mola porque motorista não respeita barreira eletrônica e com quebra-mola eles são obrigados a parar”, acredita.

Reuniões
O prefeito de Jaguaraçu, Márcio Lima, explica que o município já teve várias reuniões com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para solicitar a implantação de redutores de velocidade ou de uma passarela para pedestres. “Por várias vezes estive no Dnit e o departamento ficou de marcar uma visita na área e realizar um estudo técnico”, explicou.

Posição
Procurado pela reportagem do DIÁRIO DO AÇO o supervisor da unidade do Dnit em Rio Casca, Márcio Gusmão, adiantou que será instalado um redutor eletrônico de velocidade no perímetro do bairro Lagoa do Pau. “Todos os estudos já foram feitos e a empresa contratada já está trabalhando. Dependemos agora da entrega do equipamento pelo fabricante”, garantiu. A previsão é que no máximo em dois meses o radar já esteja funcionando e será operado pelo Consórcio Super Vias, vencedor da licitação. De acordo com o supervisor, a velocidade prevista para o local é de 50km/h.

Repórter : Sílvia Miranda

Fonte: Diário do Aço

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