quarta-feira, 22 de abril de 2009

2009.04.22 - Quinze mortos no feriadão - Estado de Minas

Rodovias federais e estaduais que cortam Minas registram mais um recesso violento, com acidentes provocados pela imprudência e pelas más condições de vários trechos

Paulo Henrique Lobato e Simone Lima

Estradas

O feriado prolongado de 21 de abril deixou um saldo de pelo menos 15 mortos nas estradas federais e estaduais que cortam Minas Gerais. Entre a noite de sexta-feira e a tarde de ontem, a imprudência foi a grande vilã do sangue espalhado no asfalto, mas a situação precária de vários trechos, como pista irregular, falta de acostamento e curvas em ângulos acentuados, também contribuiu para as tragédias. O trânsito ficou lento em alguns locais, mesmo naqueles em que os acidentes não causaram vítimas, como ocorreu no km 425 da BR-381, perto do trevo de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde um caminhão de refrigerantes tombou na via e resultou num congestionamento de 10 quilômetros nos dois sentidos. Parte da carga foi saqueada. O motorista do veículo saiu ileso.

A mesma sorte não tiveram Wilton Martins da Silva, que completaria 24 anos hoje, e um amigo, cujo nome não foi identificado. O primeiro dirigia o Palio EAF 8432, de Santos (SP), pela BR-262 e, no km 423, a viagem foi interrompida bruscamente pelo Mercedes-Benz conduzido por Luciano Henrique de Almeida, de 28, que seguia no sentido contrário. O caminhoneiro tentou uma ultrapassagem perigosa e o choque frontal, perto de Nova Serrana, no Centro-Oeste, foi inevitável e matou os dois ocupantes do Palio. Na mesma região, perto de Araújos, o motociclista Eloender Diógenes Madeira Mendes, de 25, e o carona Delbert Gabriel Madeira Vieira, de 19, perderam a vida, anteontem, no km 45 da MG-252.

A Polícia Militar informou que as vítimas teriam ingerido bebida alcoólica horas antes do acidente. A moto ficou completamente destruída. Já a BR-365, que corta o Triângulo Mineiro, foi palco de três mortes em dois acidentes. No primeiro, próximo a Uberlândia, o motociclista e o carona de uma moto roubada, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), morreram ao entrar na via: eles se chocaram com um caminhão de Anápolis (GO). Perto dali, o Fiat Estrada conduzido por Milton Alves de Rezende, de 70, foi atingido por um Golf ao cruzar a rodovia.

Outro motoqueiro engrossou a estatística de tragédias na malha federal durante o recesso feriado. No início da noite de anteontem, Lourival de Oliveira Silva, de 34, se envolveu num acidente com uma carreta de Santa Catarina perto de Jaguaraçu, no Leste do estado. No mesmo dia, na área rural de Ervália, na Zona da Mata, a família de uma jovem de 22 anos chorou a perda da moça num acidente no km 206 da BR-356. O veículo em que a passageira estava caiu num abismo.

Houve mortes também em acidentes na MG-190, em Nova Ponte, no Triângulo; na MGT-410, em Presidente Olegário, Noroeste de Minas; na MG-040, em Sarzedo, e na MG-10, em Vespasiano, ambas na Grande BH. O mesmo correu em acidentes na BR-040, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital, e na BR-459, perto de Congonhal, no Sul do estado.


Fonte: http://www.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2009/04/22/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=97727/interna_noticia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...