quarta-feira, 29 de abril de 2009

2009.04.29 - Protesto pretende paralisar BR-381 - Jornal Diário do Rio Doce

Foto: Pierry Aires
O vereador Lierte Júnior (PMN) discute o assunto hoje em BH quarta-feira, 29 de abril de 2009

Por WELLINGTON MALINI
da Redação
A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais decidiu na manhã de ontem em Caeté, a 56 quilômetros de Belo Horizonte, após uma audiência pública, paralisar diversos trechos da BR-381 entre Belo Horizonte e João Monlevade. A mobilização está prevista para o dia 13 de maio, às 15 horas, e tem como objetivo chamar a atenção do governo federal a providenciar a duplicação da estrada.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Caeté, José Cristiano Lima (PR), a manifestação é a única forma de pressionar o governo. Além dessa paralisação, estão sendo planejadas iniciativas como uma visita à sede do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit) em Minas e uma marcha a Brasília para reivindicar uma solução junto ao ministro dos Transportes.
Entre os participantes da audiência estava a deputada Rosângela Reis (PV), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-381. Ela afirmou que, ao que tudo indica, há a possibilidade de que a obra de duplicação seja
realizada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). ‘"A decisão final é dela, mas estamos trabalhando para ver o que é possível fazer e reverter a situação."
Assim como Rosângela Reis, outros parlamentares não aprovam a proposta da ANTT, que prevê a execução da obra com recursos provenientes de pedágio que seria instalado antes da duplicação. Os parlamentares e os prefeitos dos 27
municípios que margeiam o trecho da rodovia a ser duplicado defendem a execução da obra com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento, sob a coordenação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que não mandou representante para a audiência de ontem em Caeté.
Com essa proposta, o pedágio seria cobrado após o fim da duplicação. O dinheiro para as obras, segundo Rosângela Reis, já está previsto no orçamento, chegando a R$ 1,6 bilhão.
O vereador valadarense Lierte Júnior (PMN), que participou da audiência em Caeté, reúne-se hoje em Belo Horizonte com colegas de Nova Era. A pauta de discussão é a formação de uma comissão para acompanhar as discussões sobre a duplicação da BR-381. "Vamos acionar poderes maiores em apoio às nossas reivindicações", destacou.
Lierte destacou a possibilidade de agendar com a deputada Rosângela Reis uma vinda a Valadares para debater o assunto. "Vai depender da agenda dela, mas pretendo marcar para até 1º de junho", definiu. Na próxima reunião da
comissão, deverá ser aprovado um requerimento pedindo o apoio da Polícia Militar à manifestação do dia 13.

Fonte: http://www.drd.com.br/noticia.asp?id=50030919356100001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...