sexta-feira, 24 de abril de 2009

2009.04.24 - BR-381 terá quatro pedágios entre BH e Valadares - Portal Uai

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Paulo Henrique Lobato

Os usuários da perigosa BR-381, conhecida como Rodovia da Morte, devem enfrentar quatro praças de pedágio para percorrer os 300 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, a partir do segundo semestre, quando o governo federal pretende concluir o processo de concessão do trecho à iniciativa privada. O preço da tarifa ainda não está decidido, mas o estudo técnico propondo a quantidade de postos de cobrança foi finalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O estudo analisou a viabilidade de o trecho ter de três a sete pedágios. “A alternativa mais interessante passa a ser a hipótese com quatro postos, estando o primeiro no trecho inicial entre Governador Valadares e Ipatinga, outra entre Ipatinga e o entroncamento com a BR-262 e duas praças entre a BR-262 e Belo Horizonte”, sugere o BNDES. O órgão propõe que os postos tenham uma distância de mais ou menos 77 quilômetros.

O governo federal sugere que a primeira praça de pedágio seja perto do município de Periquito, já no Vale do Rio Doce, o segundo perto de Jaguaraçu e o terceiro vizinho a João Monlevade. O último seria perto de Caeté. “Além disso, no trecho inicial, as praças devem se situar antes de Periquito (próxima ao km 198), uma vez que, entre essa e a cidade de Ipatinga, há várias localidades de pequeno porte, inclusive interligadas por estradas municipais, que podem se tornar rotas de fuga, com sérios transtornos para essas comunidades, além da potencial perda de receita”, acrescenta o estudo.

As análises e sugestões feitas pelo BNDES – o texto foi elaborado depois de audiências públicas – podem ser consultadas no site da ANTT (www.antt.gov.br). Lá, também estão detalhadas propostas para outorga de outras duas rodovias que, segundo o ministro interino dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, serão concluídas até o meio do ano: os 940 quilômetros da BR-040 que separam Juiz de Fora de Brasília e os 800 quilômetros da BR-116 que cortam Minas.

Fonte: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/01/23/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=96434/em_noticia_interna.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...