domingo, 8 de novembro de 2009

2009.11. 06 - Perigo na BR-381 - JORNAL DIÁRIO DO AÇO

Fotos: Alex Ferreirad2_8ne2S08a Motorista pode ter dormido ao volante e provocado acidente na BR-381

Dnit reconhece perigo no km 222 e anuncia intervenção para reduzir acidentes

PARAISO – O km 222 da BR-381 foi palco de mais um acidente nesta quinta-feira. Por volta das 9h, o motorista da carreta da Transportadora Mercúrio, puxada pelo caminhão Volvo placas HMM 1090, de Porto Alegre (RS), perdeu o controle e despencou em uma ribanceira com aproximadamente 15 metros de profundidade. O cavalinho e a carreta ficaram parcialmente destruídos, com as rodas para cima, no fundo do buraco. O motorista foi retirado com vida e encaminhado ao Hospital Márcio Cunha.

Segundo uma testemunha do acidente, o condutor, que não teve o nome divulgado pela seguradora da carga, pode ter dormido ao volante, pois saiu da estrada em uma subida em reta.

Na carreta, que vinha do Sul com destino a Teófilo Otoni, estavam mercadorias variadas, como eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, talheres e louças.

Para evitar que a carga fosse saqueada, a seguradora acionou a Polícia Militar de Ipatinga, haja vista que os policiais rodoviários federais não dispunham de efetivo suficiente para conter os populares que se aglomeraram aos poucos nas proximidades.
Pelo menos quatro viaturas da PM foram deslocadas de Ipatinga para o local do acidente, para evitar a pilhagem dos produtos.

Rigor

Motoristas que paravam veículos nas proximidades eram coibidos com multas por estacionar no acostamento. Ainda assim, populares acompanhavam, de longe, os trabalhos da polícia, questionando se teriam ou não oportunidade de levar alguma coisa.

“Mas não tira a foto da gente não, moço”, pedia uma mulher, moradora das proximidades, que levou duas amigas e mais dois filhos para o local, na expectativa da liberação da carga para que os populares carregassem mercadorias.

Dnit reconhece perigo no km 222

O local onde caiu a carreta ontem de manhã fica a 200 metros do lugar onde foram registrados quatro acidentes graves nos dez dias anteriores. Na sexta-feira (30), uma van com 15 trabalhadores de uma empresa da região seguia sentido Belo Oriente, quando ao passar pelo local foi atingida na lateral por um caminhão que trafegava na pista contrária. Segundo o motorista do caminhão, seu veículo deslizou na pista, avançou para a contramão de direção e atingiu a sprinter com os trabalhadores. Por pouco não houve nova tragédia no mesmo ponto onde, no dia 27 passado, um motorista de caminhão morreu carbonizado.

Antes, dia 21 de outubro, o motorista de uma carreta carregada com sapatos também perdeu a vida no local e, em meados do mês passado, houve a colisão entre um ônibus e uma carreta.
Segundo motoristas que procuraram o DIÁRIO DO AÇO, o trecho apresenta risco de acidentes por causa das curvas acentuadas localizadas logo depois de pequenas retas, mas o recente recapeamento no local, que eliminou os frisos antes existentes, agravou os fatores de risco de acidentes.

Providências

A assessoria de comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou no fim da tarde de ontem que uma equipe técnica já esteve no local e já tem definida a intervenção a ser adotada  para reduzir os riscos de acidente na curva do km 222. As intervenções devem ser feitas nesta sexta-feira ou, no mais tardar, na próxima segunda-feira, acrescentou a assessoria do Dnit.

Fonte: http://diariodoaco.com.br/noticia.php?cdnoticia=28596

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