quarta-feira, 18 de novembro de 2009

2009.11.18 - Obras exigem mais paciência dos motoristas - Jornal Vale do Aço

Lairto Martinsmn_7R9xaGasoduto Da Redação

Os motoristas de Ipatinga que transitaram pela Av. Pedro Linhares (o trecho urbano da BR-381 na cidade), na tarde desta quarta-feira (18), precisaram ter muita paciência. Das 14h às 17h, que foi o período estipulado pela prefeitura para evitar maiores transtornos nos horários de pico, o trecho que compreende a churrascaria do Bairro Horto até a Estação Ferroviária Intendente Câmara ficou completamente engarrafado. Os motoristas ficavam congestionados uma média de 20 minutos debaixo de um forte calor de 30ºC. Essa situação desgastante se deu por conta da retomada das obras do gasoduto dentro do perímetro urbano ipatinguense.

Em frente à barreira eletrônica, próxima ao contorno da Ferroviária, a Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais) está realizando o ‘desfile’ dos tubos, que consiste no enfileiramento destes antes da solda. Isso fez com que fosse seriamente afetada a normalidade do trânsito. O maquinário para fazer a solda dos tubos deveria chegar também nesta quarta-feira, e isso também comprometeu o tráfego. No entanto, a solda só acontecerá nos próximos dias.

Um pouco mais à frente, nas proximidades da Estação Ferroviária, a Gasmig desenvolvia outro trabalho. Já havia sido perfurado um buraco e havia uma máquina estacionada para ser iniciado nesta quinta-feira (20) o trabalho de ‘furo direcional’, que se trata da colocação dos tubos sem maiores estragos para o asfalto.
Para os próximos dias já estão programadas mais obras e, em conseqüência, mais paralisações no trânsito ipatinguense. Os trabalhos se concentrarão nos chamados pontos de interligação, que são os trechos que possuem alças de trevo e cruzamentos com rodovias. De acordo com o engenheiro responsável pelo lote 3, Eduardo Luiz Batista Soares, “70% das obras programadas para Ipatinga já foram concluídas e agora só faltam estes pontos específicos, que correspondem aos 30% que restam”. Ele ainda tranqüiliza a população dizendo que com a intenção de se evitar mais transtornos no trânsito, as obras serão intensificadas no período noturno e fins de semana, quando o fluxo de carros é menor.

Nestes locais serão realizados os trabalhos completos, que são: ‘desfile’ de tubos, soldagem, abertura de vala, abaixamento de tubulação, cobertura e recomposição asfáltica. Eduardo adiantou que a Gasmig está preparando uma campanha de conscientização para a população de Ipatinga, explicando que embora a construção do gasoduto provoque alguns transtornos momentâneos, ela traz benefícios para a região, como a geração de empregos e o desenvolvimento da economia, além do gás natural consistir numa fonte de energia mais ‘limpa’.

Gasoduto

O lote 3 do gasoduto compreende o perímetro de João Monlevade até Belo Oriente, passando por Bela Vista de Minas, Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso, num total de 128 km de tubulações. Eduardo diz que “50% das obras já estão concluídas e a previsão contratual é que até março de 2010 estejam finalizadas”. Ele alerta que no período de chuvas serão tomados alguns cuidados especiais, com a intensificação da sinalização e a suspensão de algumas atividades, como a abertura, aterramento e recomposição de valas, pois estas atividades, com a chuva, podem provocar lama e prejudicar ainda mais os usuários do trânsito.

Fonte: http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=78343

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...