
O deputado federal Alexandre Silveira (PPS) quer mais esclarecimentos da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) sobre o projeto de duplicação da BR 381. O parlamentar, que também é membro da comissão de Aviação e Transporte da Câmara, aguarda resposta de um ofício encaminhado na semana passada ao órgão federal pedindo reunião para debater o assunto.
Atualmente, existem duas propostas para a duplicação da BR 381. Uma delas foi elaborada pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) durante a gestão de Alexandre Silveira como diretor geral. Este projeto propõe, além da duplicação da rodovia, a retirada da maior parte das curvas, tornado-as retilíneas. Também está prevista a construção de uma pista paralela de aproximadamente 50 quilômetros, no trecho entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Era, conhecida como Variante Santa Bárbara.
O projeto do Dnit foi apresentado à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que garantiu recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Nós temos uma rubrica genérica de projetos que é uma rubrica nacional. São R$ 140 milhões. É plenamente possível fazer o projeto executivo e ainda licitar a obra esse ano. É importante que a sociedade se mobilize porque foi anunciado que o PAC teria uma reserva fiscal de R$ 45 milhões para início dessa obra em 2009", explica.
ANTT
A outra proposta foi elaborada pela ANTT e é uma simplificação do projeto do Dnit, conforme analisa Alexandre Silveira. No modelo, há redução do número de curvas retificadas (retas), além de retirar a construção da rodovia paralela entre São Gonçalo e Nova Era. Os investimentos viriam da iniciativa privada com a cobrança de pedágio antes mesmo da conclusão da obra.
Para Alexandre, a Ministra está sendo levada a erro. "Oito lotes já estão prontos para serem homologados pela diretoria executiva do Dnit. Por que retroagir e atender aos interesses da ANTT em um projeto que não atende aos anseios da população que é usuária da rodovia? Agora aparece esse enfrentamento de interesses, uma desarmonia entre órgãos federais, e coloca em risco o início da duplicação ideal", destaca.
De acordo com o deputado, a previsão é que os três lotes da BR 040, BR 116 e BR 381 (entre Belo Horizonte e Governador Valadares) sejam leiloados até junho. "Mas nós vamos fazer de tudo para impedir isso. Até lá a Ministra precisa decidir qual projeto, do Dnit ou da ANTT, será levado adiante", acrescenta.
Entretanto, Silveira pondera quanto à concessão da rodovia à iniciativa privada. "Não estou questionando a concessão, que é um modelo vitorioso no mundo inteiro. Se tivermos um projeto em que a União consiga entrar com os investimentos necessários e a iniciativa privada com outra parte dos recursos, e ainda assim seja cobrado um pedágio justo, serei um defensor desse projeto", afirma o parlamentar.
Deputado anuncia inaugurações e reparos em pontes
Enquanto diretor do Dnit, Alexandre Silveira, propôs diversas obras de intervenção e melhorias da BR 381. Uma delas é a ponte no trecho entre Nova Era e Antônio Dias, que será inaugurada em um prazo de 30 dias. A construção que levará o nome do empresário Ronaldo Souza levou cerca de dois anos para ser construída, com recursos de R$ 25 milhões. "Vamos eliminar cinco curvas da rodovia em um trecho responsável por 4,16% das mortes na BR 381, entre João Monlevade e Ipatinga", informa.
Alexandre também conseguiu liberar nos últimos dias, no Tribunal de Contas da União (TCU), a construção de cinco pontes entre Belo Horizonte e Nova Era. Os projetos ainda prevêem a restauração de alguns trechos de asfalto e sinalização dos trevos nos municípios de Itabira, Bom Jesus do Amparo e Taguaraçu de Minas. "Mas isso não é o ideal. A solução definitiva só se dará com a duplicação da BR 381", finaliza.
Fonte: http://www.cidademais.com.br/noticias/?id=23920
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